domingo, 28 de fevereiro de 2010

Classifiche

Nova seção no blog! Agora ocasionalmente listaremos os cds mais vendidos na Itália! As listas serão sempre as fornecidas pela Federação da Indústria Musical Italiana.
Essa semana o campeão é Marco Mengoni, com seu cd Re Matto! E isso porque o rapaz não ganhou o Festival di Sanremo... A segunda italiana a figurar na lista é Alessandra Amoroso, em 5º lugar, seguida do vencedor do famigerado festival, o sem gracinha Valerio Scanu, e de Malika Ayane.
Segue a lista com os vinte primeiros colocados:
1 - Marco Mengoni - Re Matto
2 - Sade - Soldier of Love
3 - Peter Gabriel - Scratch my Back
4 - Alessandra Amoroso - Senza Nuvole
5 - Valerio Scanu - Per Tutte le Volte che...
6 - Malika Ayane - Grovigli

7 - Michael Jackson - This Is It
8 - Sonohra - Metà
9 - Lady GaGa - The Fame Monster
10 - The E.N.D. - Black Eyed Peas
11 - Vasco Rossi - Tracks 2
12 - Mario Biondi - If
13 - Massive Attack - Heligoland
14 - Noemi - Sulla Mia Pelle
15 - Gianna Nannini - Giannadream

16 - Michael Bublé - Crazy Love
17 - Gianluca Grignani - Romantico Rock Show
18 - Elisa - Heart
19 - Francesco Renga - Orchestra e Voce
20 - Tiziano Ferro - Alla Mia Età


Dentre os participantes do festival, também aparecem entre os mais vendidos:
Alle Porte del Sogno - Irene Grandi (24ª posição)
Scacco Matto - Povia (30ª posição)
Jammo Jà - Nino D'Angelo (32ª posição)
Sempre Lontano - Nina Zilli (34ª posição)
Malamorenò - Arisa (44ª posição)
Grand Hotel Cristicchi - Simone Cristicchi (47ª posição)
Irene Fornaciari - Irene Fornaciari (49ª posição)
Class of 2010 - Broken Heart College (53ª posição)
Il Linguaggio della Resa - Tony Maiello (63º posição)

Confira a lista completa com os 100 mais vendidos aqui

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Festival di Sanremo 2010


Depois de 5 noites de apresentações a 60ª edição do Festival di Sanremo chegou ao fim. O decorrer da festividade, porém, foi marcado por polêmicas e revoltas. Bem, comecemos do princípio.
Coincidentemente, ou não, assim como na edição passada, a poucos dias do início de uma nova edição do Festival mais famoso da Itália surgiu uma questão polêmica. Vale lembrar que na edição anterior, a música defendida por Povia, Luca era gay, contava o relato autobiográfico de como a suposta homossexualidade do cantor foi curada. Não sem razão, despertou a ira dos homossexuais da Itália. Apesar de toda a polêmica, a música ainda alcançou um não merecido segundo lugar. Esse ano quem esteve no olho do furacão foi o cantor Morgan, jurado da versão italiana do programa X-Factor, que foi excluído do Festival por ter revelado em uma entrevista que consumiu drogas. Esse episódio durou alguns dias. Primeiro a ameaça de exclusão, depois a exclusão e houve também uma suposta chance de Morgan se retratar e conseguir voltar ao Festival. O ex-integrante do Bluvertigo deixou claro que o seu comentário não devia ser encarado como uma apologia às drogas, muito pelo contrário, e que, além disso, ele se sentia como se tivesse caído em uma armadilha, pois, de certa forma, distorceram o discurso dele. O que, humildemente, me parece ser a mais pura verdade. Aparentemente, Morgan foi o bode expiatório dessa edição do Festival.
Ocorreu que apenas 14 canções concorreram na categoria "Artisti". E pode-se dizer que a música de Morgan, La sera, fez falta, pois não houve dentre os "Big", e nem mesmo na "Nuova Generazione", uma música que conquistasse a maior parte do público. Resumidamente, o Festival foi morno, especialmente de quem se esperava mais. Por exemplo, a música de Irene Grandi, La cometa di Halley, não teve o impacto que se esperava, assim como Arisa com a sua Malamorenò, mesmo muito simpática, não conquistou como a sua música do ano anterior. Povia, que novamente tentou usar um tema polêmico - a eutanasia - também ficou meio apagado. Os mais experientes como Toto Cutugno e Nino D'Angelo, este cantando em dialeto mapolitano, também ficaram longe de empolgar. Os destaques positivos vão para Simone Cristicchi com a sua ácida, mas divertida Meno male, Malika Ayane, que interpretou Ricomincio da qui, Irene Fornaciari feat. Nomadi, com Il mondo piange e o último vencedor do X-Factor italiano, Marco Mengoni com a sua potente interpretação de Credimi ancora.
Antes do resultado do vencedor, foram informados os 7 excluídos dos 10 finalistas que se apresentaram na última noite. O público se revoltou com a maioria das exclusões e própria orquestra se revoltou, chegando até a jogar as partituras quando foi anunciada a exclusão de Malika Ayane, que recebeu o prêmio "Mia Martini".
A vitória, que não deveria nos surpreender uma vez que os resultados do Sanremo nem sempre são justos, ficou com o pouco carismático Valerio Scanu e sua música chatinha e pouco original Per tutte le volte che, entre os três colocados ainda figuraram o trio Pupo, Emanuele Filiberto (membro da família real italiana) e o tenor Luca Canonici, com a demagógica e enfadonha Italia amore mio, e Marco Mengoni. Dessa forma, tal qual como no ano passado, o vencedor do festival mais famoso da Itália é um ex-participante do programa televisivo "Amici", comandado por Maria de Filippi.
O resultado da categoria dos cantores menos conhecidos foi um pouco mais justo, os quatro finalistas: Luca Marino, Tony Maiello, Jessica Brando (de apenas quinze anos) e Nina Zilli realmente eram os melhores, tanto em relação à interpretação quando à música, dos 10 participantes. Ainda que eu particularmente preferisse que Luca Marino vencesse, não se pode dizer que a vitória de Tony Maiello, também ex-participante do X-Factor, seja injusta. O prêmio da crítica foi para Nina Zilli.
O Festival ainda contou com participações especiais de Susan Boyle, Jennifer Lopez, Tokio Hotel, Elisa, Francesco Renga e outros.
Agora só resta esperar que a próxima edição do Festival seja mais emocionante - em se tratando das canções e não das polêmicas - e mais justa nos seus resultados...

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Buon Compleanno: Gigi D'Alessio

Gigi D'Alessio nasceu em 24 de fevereiro em Nápoles e é um dos cantores mais queridos da Itália. É também um dos cantores que mais vende discos por lá, tal fato deve-se em parte pelo grande número de álbuns que o cantor publica. Como já comentamos aqui, em 11 anos o cantor lançou 12 álbuns (contando apenas os lançados em italiano) e desses, dois foram discos duplos e um foi quádruplo. Entre os anos de 1998 a 2009 não houve um ano em que o cantor napolitano não lançasse pelo menos um disco.
A despeito da produção de álbuns em escala industrial, o companheiro da cantora Anna Tatangelo é dono de uma bela voz e de um carisma inegável. Assim, compartilhamos com os nossos leitores o clipe de Non riataccare, single do álbum "6 como sei", lançado no ano passado.



terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Buon Compleanno: Simona Molinari


Há aproximadamente um ano, Simona Molinari era apresentada ao grande público italiano na 59ª edição do Festival di Sanremo, em que competiu na categoria "Nuove Proposte". Na ocasião, a sua canção - Egocentrica - só ficou abaixo de Sincerità interpretada por Arisa, o grande destaque do Festival. A cantora nasceu em Nápoles, no dia 23 de fevereiro de 1983, e teve seu primeiro álbum lançado no ano passado, pela Warner Music Italia. Para quem quiser conhecer melhor o trabalho de Simona Molinari, segue o clipe oficial do seu atual single, Nell'aria.






domingo, 21 de fevereiro de 2010

Buon Compleanno: Tiziano Ferro


Tiziano Ferro
é um dos cantores italianos da atualidade mais conhecidos no Brasil, graças ao sucesso que música Imbranato, do seu álbum de estreia, teve por aqui. Desde o lançamento de "Rosso Relativo," em 2002, até agora o cantor de Latina se consolidou como um dos grandes nomes do panorama musical italiano, com quatro álbuns lançados, dezenove singles e vários prêmios nesses oito anos de carreira. E hoje, no dia 21 de fevereiro de 2010, o cantor completa 30 anos de vida. Dos vários sucessos do cantor, escolhemos Alla mia età, do último álbum do cantor, para compartilhar com vocês.




domingo, 14 de fevereiro de 2010

Tradução: Valentina Giovagnini, L'Attesa Infinita



Sono un fiume che insegue la fine di sé
Sou um rio que persegue o fim de si mesmo
Che strapparsi l'oceano dal cuore non sa
Que não sabe se separar do oceano do coração
Paradisi per noi non si accendono più
Os paraísos não mais se acendem para nós
Ma non trovo la forza di uscire da te
Mas não encontro a força para sair de você

Cancellami colpiscimi sconfiggimi ora
Cancela-me, golpeia-me, derrota-me agora
Cancellami costringimi disperdimi ora
Cancela-me, constrange-me, despedaça-me agora

Tra i semafori in fuga convincimi tu
Entre os semáforos em fuga convença-me
Che quel cielo promesso ai miei occhi non c'è
Que o céu prometido aos meus olhos não existe
Che in un cinema spento mi libererai
Que você me libertará na escuridão de um cinema
Dall'attesa infinita dell'ultimo addio
Da espera infinita pelo último adeus

Cancellami colpiscimi sconfiggimi ora
Cancela-me, golpeia-me, derrota-me agora
Cancellami costringimi disperdimi ora
Cancela-me, constrange-me, despedaça-me agora

Se dentro te c'è ancora luce
Se dentro de você ainda houver luz

Cancellami colpiscimi sconfiggimi ora

Cancela-me, golpeia-me, derrota-me agora
Cancellami costringimi disperdimi ora
Cancela-me, constrange-me, despedaça-me agora

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Piccoline #15

Laura Pausini: O terceiro single retirado do álbum Lauralive é "Casomai", que sucede "Con la musica alla radio" e "Non sono lei".

Elisa: O segundo single retirado do álbum Heart, cuja resenha você pode ler aqui, é "Anche se non trovi le parole".

Gianluca Grignani: Depois de dois anos sem lançar nenhum novo trabalho, o cantor lançou seu novo álbum, "Romantico Rock Show", no final de janeiro.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Sanremo 2010 - Nuova Generazione

A seção do Festival dedicada aos artistas emergentes este ano se chama Nuova Generazione, mas em anos anteriores já foi chamada de Nuove proposte e Giovani, para citar alguns exemplos. Grandes nomes foram apresentados ao público a partir dessa seção como Giorgia, Andrea Bocelli e Laura Pausini. No ano passado, a vencedora foi a talentosa Arisa que neste Festival participa na categoria Big. Ao contrário do ano passado, em que apenas um dos nove participantes era do sexo masculino, neste ano apenas duas cantoras desta categoria são mulheres. E como inovação, as músicas a serem defendidas não serão apresentadas exclusivamente no festival. Elas estão sendo divulgadas desde já, o que por um lado é bom, pois podemos ir nos acostumando e tendo mais tempo para gostar das músicas, por outro, perdemos a surpresa. Será que a Arisa teria comovido todo o Ariston - e os telespectadores - se conhecêssemos "Sincerità" previamente?

Dos participantes de 2010, destacamos, por já conhecer um pouco, Nina Zilli e La fame di Camilla. A cantora, intérprete de "50 mila" junto com Giuliano Palma, teve uma certa repercussão no ano passado por conta da simpática música. Já a banda de Bari provavelmente irá agradar os mais jovens, e tem a vantagem de pisar no Ariston já tendo alguns fãs.
E ainda há de se comentar que a música "Su questa panchina" de Jacopo Ratini é muito semelhante a "Io sono", da Arisa.

Segue a lista dos participantes da categoria Nuova Generazione na 60ª edição do Festival di Sanremo.

Broken Heart College - Mesi;
Nina Zilli - L'uomo che amava le donne;
La fame di Camilla - Buio e luce;
Jessica Brando - Dove non ci sono ore;
Mattia de Luca - Non parlare più;
Luca Marino - Non mi dai pace;
Tony - Il linguagio della resa;
Nicolas Bonazzi - Dirsi che è normale;
Romeus - Come l'Autunno;
Jacopo Ratini - Su questa panchina.