sexta-feira, 26 de março de 2010

Piccoline #16

Eros Ramazzotti: O novo single retirado do último álbum do cantor, "Ali e radici", é Bucaneve. A resenha do álbum você pode ler aqui.

Gianluca Grignani: O segundo single retirado do álbum "Romantico Rock Show", lançado no início deste ano, é Il più fragile.

Ligabue: O cantor de Correggio, que no dia 13 de março completou 50 anos, lançará um novo álbum de inéditas no dia 7 de maio. O seu último trabalho de inéditas foi "Nome e cognome", publicado cinco anos atrás. Este novo álbum será lançando vinte anos depois do álbum de estreia do cantor: "Ligabue".

Mina: A cantora, que fez aniversário ontem, também terá um novo álbum de inéditas a ser lançado em maio de 2010.

Morgan: Definitivamente as coisas não andam bem para o ex-vocalista do Bluevertigo. Depois de toda a polêmica no último Festival di Sanremo, o cantor teve que interromper sua turnê para realizar uma cirurgia nas cordas vocais. Esperamos que dê tudo certo para o cantor.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Buon Compleanno: Mina

Mina Mazzini, na música simplesmente Mina, nasceu em 25 de março de 1940, em Cremona, e é uma das mais importantes cantoras da Itália, muitas vezes aclamada como a "rainha da música italiana".
Tudo nela é superlativo: o talento, a potência vocal, o número de discos lançados e de canções gravadas, a reclusão em que escolheu viver e suas esquisitices.
Na ativa desde 58, Mina transita com desenvoltura por diversos estilos, do pop ao rock, passando pelo jazz, pelo blues, pela bossa nova. Gravou em inglês, espanhol, português e até japonês.
Também conhecida como a "Tigresa de Cremona", nos anos 60 e 70 era ela quem dominava o cenário musical italiano, não só pela música mas também por sua imagem de mulher independente, que não se importava com as convenções da época. Chegou a ser banida da tv italiana em 63 por sua "conduta imoral" depois que seu affair com um ator casado veio a público. O banimento não afetou sua popularidade e ela retornou à tv, tendo apresentado diversos programas na RAI.
A cantora não se apresenta em público desde 78, mas continua lançando discos regularmente, sendo Facile, do ano passado, o último deles.
Escolhi dois vídeos para vocês. O primeiro, de 72 , mostra uma performance ao vivo de "Grande, Grande, Grande". Já o segundo é mais recente, de 2001, e traz um cover da música "Oggi Sono Io", de Alex Britti.

Buon Compleanno: Ivan Segreto

O siciliano Ivan Segreto (Sciacca, 25 de março de 1975) afirmou no começo da sua carreira que era um cantor por acaso. Nunca escondeu que o seu "forte" era o piano.
Ainda que não se possa dizer que a sua voz seja extraordinária, o trabalho deste "cantautore" é envolvente e tem uma forte influência do jazz, e mesmo da música latina em algumas composições.
Seu primeiro álbum, Porta Vagnu, lançado em 2004, logo chamou a atenção do público e da crítica. O cantor que já dividiu o palco com L'aura, e abriu shows de Franco Battiato, participou do Festival di Sanremo em 2006, na categoria Giovani com a música "Con un gesto". Aliás, compartilhamos o vídeo dessa apresentação com os leitores.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Tradução: Dolcenera, Un Dolce Incantesimo

 Che cosa vuoi di più
O que mais você quer? 
La vita fa così
A vida é assim
E rimaniamo soli di fronte a un universo di possibilità...
E ficamos sós defronte a um universo de possibilidades...


Perchè ho incontrato te (...e creiamo dei legami )
Porque eu encontrei você (... e criamos laços)
Perchè finisce qui (... che amiamo e poi spezziamo)
Porque acaba aqui (...que amamos e depois rompemos)
E scivoliamo via in campi di forza che non comprendiamo mai
E voamos em campos de força que nunca compreendemos

E io ti porto via con me, contro tutti gli occhi che incontrerò, un dolce incantesimo,

E eu levo você comigo, contra todos os olhos que encontrarei, um doce encanto,
Un sogno lontanissimo qui in fondo all'anima...
Um sonho longínquo aqui no fundo da alma...

Non si regala mai il cuore che hai,
Não se dá o coração,
Si presta ogni tanto senza maschera nell'intimità
Apenas se pode emprestá-lo na intimidade, despido de máscaras

Per riscoprirsi poi (... siamo vittime incoscienti )
Para depois nos redescobrirmos (... somos vítimas inconscientes)
Più strani che mai (dare e avere il bene e il male)
Mais estranhos que nunca (dar e ter o bem e o mal)
Nel lento meccanismo di questa stupida casualità.
No lento mecanisco dessa estúpida casualidade.

E io ti porto via con me, contro tutti gli occhi che incontrerò, un dolce incantesimo,
E eu levo você comigo, contra todos os olhos que encontrarei, um doce encanto,
Un sogno lontanissimo qui in fondo all'anima...
Um sonho longínquo aqui no fundo da alma...

E io ti porto via con me dentro ogni pensiero, ogni mio respiro un dolce incantesimo

E eu levo você comigo dentro de cada pensamento, cada respiração, um doce encanto
Un sogno lontanissimo che mi proteggerà....
Um sonho longínquo que me protegerá...

E io ti porto via con me lungo questo viaggio che farò un dolce incantesimo,
E eu levo você comigo ao longo dessa viagem que farei, um doce encanto
Un sogno lontanissimo che che mi proteggerà e ...
Um sonho longínquo que me protegerá e...
E io ti porto via ... (che cosa vuoi di più, la vita fa così e rimaniamo soli )
E eu levo você... (o que mais você quer? A vida é assim, e ficamos sós)
E io ti porto via ( non si regala mai il cuore che hai si presta ogni tanto )
E eu levo você (não se dá o coração, apenas se empresta)
E io ti porto via con me ....
E eu levo você comigo...

quarta-feira, 10 de março de 2010

Italia in Onda - Lumen FM

Atualização 04/2012: Atualmente, o programa Italia in Onda é transmitido aos domingos, às 19 horas, com reprises terças-feiras, às 23 horas.

Hoje trazemos mais uma dica para quem gosta de ouvir a boa música italiana da atualidade. Acreditem: isso é possível em uma rádio brasileira! Trata-se do programa "Italia in onda", apresentado por Ornella de Tomi, que vai ao ar todo domingo às 18:00 na Rádio Lumen FM (Curitiba, 99.5 Mhz, http://www.grupolumen.com.br/lumenfm.php). O programa tem uma hora de duração, na qual são transmitidas excelentes canções. No programa do último domingo, por exemplo, o repertório contou com Renato Zero, Daniele Silvestri, Noemi e Max Pezzali.
A rádio Lumen FM pode ser acessada pela internet (http://www.lumenfm.com.br/playfm48.php)** e por isso o programa "Italia in onda" pode ser ouvido por todos no Brasil e até no exterior.
Aproveitem!
Abraços!


* Eu e a Bru tentamos ouvir usando os navegadores Internet Explorer e Mozzila Firefox, conseguimos apenas com o IE.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Top 5 - Sanremo 2010

Assim como no ano passado, decidi fazer uma relação do que considerei como os destaques do Festival mais famoso da Itália. Outros comentários sobre a 60ª edição do Festival della Canzone Italiana di Sanremo você pode ler aqui.

5. "Il mondo piange", Irene Fornacciari feat. Nomadi
Irene Fornacciari, filha do cantor Zucchero, participou novamente do Festival. Dessa vez, na categoria dos artistas já conhecidos do público italiano e acompanhada pelo grupo "Nomadi". A interpretação da música em todas as noites foi excelente. A letra da canção, ainda que boa, poderia ser melhor, especialmente no refrão, composto apenas por "Ma il mondo piange vorrei sapere perchè / Il mondo piange vorrei capire perchè / Il mondo piange". Contudo, em um festival morno, Irene & Nomadi se destacaram.
4. "Credimi ancora", Marco Mengoni
Confesso que tinha um pé atrás com o último vencedor do X-Factor italiano. Das suas apresentações prévias a do Sanremo que tinha visto algumas tinham me surpreendido positivamente, como a clássica "Almeno tu nell'universo", em outras sequer tinha conseguido ver até o final. Nesta edição do Sanremo, a participação de Mengoni foi altamente positiva, sendo o único dos três primeiros colocados que realmente mereciam estar ali.
3. "Meno male", Simone Cristicchi
Ok, pude perceber o quanto o Cristicchi é genial. Doido também, mas faz parte do conjunto e da genialidade, creio eu. Depois de ouvir "Meno male", só se pode rir do demagogismo de "Italia amore mio" interpretada pelo trio Pupo-Filiberto-Canonici. Cristicchi canta uma critica incisiva, mas de forma divertida, e é praticamente impossível resistir e não cantar o refrão de "Meno male" a plenos pulmões.
2. "Ricomincio da qui", Malika Ayane
Que Malika Ayane é uma das cantoras que mais gosto ultimamente, não é segredo. Porém, se não tivesse gostado da apresentação ou da música, não hesitaria em dizer. Felizmente, não é caso. Adorei ambas: a música, mas especialmente a interpretação em que Malika pode mostrar melhor a sua capacidade vocal. Lembrando que, com justiça, Malika Ayane ganhou o Prêmio da crítica.
1. "Non mi dai pace", Luca Marino
Eu adoro acompanhar o Sanremo porque sei que por pior que seja aquela edição sempre vou ter um novo artista "queridinho". O ano passado foi "Arisa", este ano é "Luca Marino". Coincidentemente, ambos já pisaram no Ariston com contrato com a Warner Music Italia. Luca Marino concorreu na categoria "Nuove proposte" e foi um dos quatro finalistas. A música é boa e a interpretação, ainda que um tanto tímida, foi envolvente. Luca Marino tem tudo para ser um nome promissor da música italiana: talento, carisma e uma boa gravadora. Espero que realmente o seja.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Um ano de blog!

Passou rápido, não? No mês de março comemoramos um ano do blog. Doze meses que foram muito prazerosos para a Equipe Música Italiana por poder compartilhar informações e opiniões, nossas e dos leitores, sobre a música italiana de hoje. Continuamos, e continuaremos, buscando fazer do blog um ponto de troca de informações, opiniões, impressões e experiências dos admiradores da música italiana.
Esperamos continuar contando com vocês, nossos queridos leitores!
Forte abraço!
Equipe Música Italiana