domingo, 20 de junho de 2010

Lista Especial: Copa do Mundo de Futebol 2010

O mundo está em clima de Futebol. E o blog Música Italiana não pode ficar de fora. Assim, selecionamos músicas italianas dos mais variados estilos que falam de futebol. E para fazer essa lista, contamos com a preciosa ajuda do italianíssimo Giorgio, que nos indicou quatro das cinco músicas abaixo. Grazie, Gio!
Então, caros leitores, aproveitem e entrem no clima da Copa do Mundo de Futebol!


5. Tu corri! – Gemelli Diversi

Os ‘meninos’ do Gemelli Diversi adoram futebol. Thema, um dos rappers, chegou a jogar profissionalmente quando jovem e alguns membros fazem parte do time “Nazionale Italiana Cantanti”*. Tu corri! faz parte do álbum “Fuego” de 2006.




4. 883 – La dura legge del gol

La dura legge del gol compõe o álbum de mesmo nome lançado pelo grupo em 1997. E como o Giorgio muito bem apontou, tanto esta música como as duas seguintes tratam de temas do cotidiano parafraseados com o futebol.






3. Francesco De Gregori – La leva calcistica della classe ‘68

La leva calcistica della classe ’68 integra o álbum “Titanic”, oitavo da carreira de Francesco De Gregório, lançado em 1982.






2. Luciano Ligabue – Una vita da mediano

A música, escrita e interpretada por Luciano Ligabue, foi o primeiro single extraído do álbum Miss Mondo (1999). Na música menciona-se Gabriele Oriali, jogador da Internazionale e da seleção italiana em 1982.





1. Gianna Nannini e Edoardo Bennato – Un’estate italiana (Notti magiche)

A música que também é conhecida pelas primeiras palavras do refrão “Notti magiche” foi a música oficial da Copa do Mundo da Itália em 1990 e o single mais vendido no país naquele mesmo ano.





* Nazionale Italiana Cantanti é um time de futebol formado por cantores italianos fundado em 1981 por Mogol, Claudio Baglioni, Paolo Mengoli e Gianni Morandi. O funcionamento do time é semelhante ao de um time 'normal', com exceção de que o objetivo é a filantropia. O site oficial da Nazionale Italiana Cantanti é: http://www.nazionalecantanti.it/

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Plágio

Hoje, nós da Equipe Música Italiana ficamos surpresas com algo que aconteceu e vem acontecendo. E ao contrário da maior parte das surpresas que comentamos aqui, essa não é legal: PLÁGIO.
Antes de falarmos dele propriamente, gostaríamos de esclarecer algumas coisas... Não ganhamos nada - financeiramente falando - com o blog. Nosso ganho é realmente poder trocar ideias, opiniões e experiências com outros admiradores da música italiana. Gostamos do que fazemos e realmente acreditamos no que fazemos. Por isso, criamos e continuamos atualizando o nosso blog. Buscamos notícias, traduzimos músicas, ouvimos dezenas de vezes o mesmo álbum para escrever as resenhas, procuramos vídeos, criamos listas... apenas para citar algumas coisas. Cada post, por menor que seja, é feito com cuidado e revisado. Bem, diante disso, sentimo-nos muito chateadas e ficamos tristes (ok, somos humanas e ficamos revoltadas também) ao ver que alguém, fazendo pouco caso do nosso empenho simplesmente copiou nosso post, nossa descrição e simplesmente a usou como se fosse sua. Sem mudar nem uma palavra!
Falamos do Tony Maiello em abril desse ano, pois não tínhamos dado o destaque que ele merecia por ter vencido o Festival di Sanremo na categoria Giovani deste ano.
Em maio, o blog "Escutando Italiano", que diz ter uma "Equipe Escutando Italiano", mas que no momento é formada apenas por uma pessoa, publicou o mesmo texto. E quando dizemos "o mesmo" estamos falando literalmente. Compare: Post Tony Maiello - Música Italiana e Post Tony Maiello - Escutando Italiano
Estamos resolvendo a situação como deve ser feita junto ao "Blogger", mas enquanto isso fica o nosso desabafo aos nossos leitores. Porque falamos de música italiana pra vocês! E coisas assim apenas servem para que nos empenhemos cada dia mais para fazer um blog melhor!
Forte abraço!
Equipe Música Italiana

-----
Atualização: 18.06.2010 - 21h

Bom, menos 5 horas depois da nossa denúncia-desabafo o responsável do blog "Escutanto italiano" removeu a postagem e os demais textos que tinha plagiado do nosso blog. Por um lado ficamos felizes, pois os textos feitos por nós estão no único lugar que devem estar: aqui. Por outro é uma pena que as pessoas precisem ser denunciadas para perceberem que se apropriar do textos dos outros não é correto nem legal.
Agradecemos o apoio, pessoal!
E ficaremos de olho de agora em diante!
Abraços!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Buon compleanno: Gianna Nannini

No Amiche per l'Abruzzo (21/06/2009), Laura Pausini se referiu a Gianna Nannini como 'a verdadeira rockstar italiana'. Bem, estas foram palavras extremamente verdadeiras. Gianna é rock. É fiel ao seu estilo, mas sempre sabendo se reeinventar sem deixar de ser Gianna Nannini. A sua voz única e seu talento excepcional como compositora só a fazem ser uma das - poucas - unanimidades aqui do blog.
Dada a 'grandeza' de Gianna Nannini e sabendo que é praticamente impossível resumir os 36 anos de carreira da cantora em poucas linhas, selecionamos apenas algumas informações da cantora:
- Nasceu em Siena (14 de junho de 1956);
- É irmã do ex-piloto de Fórmula 1 Alessandro Nannini;
- É formada em Filosofia pela Universidade de Siena;
- Já participou de um protesto com o Greenpeace na França;
- Foi a intérprete junto com Edoardo Bennatto da música oficial da Copa de 1990;
- Seu álbum Grazie (2006) vendeu 400.000 cópias e pela primeira vez, desde que iniciou sua carreira, a cantora ficou no topo da lista dos álbuns mais vendidos na Itália;
- Foi uma mas madrinhas do evento beneficiente "Amiche per l'Abruzzo" e para a ocasião compôs a música Donna d'Onna.

Assim, apenas concluindo, mas todo mundo já deve ter percebido, Gianna Nannini é um dos grandes nomes da música italiana. Compartilhamos um dos maiores sucessos da cantora, Sei nell'anima (2006) integrante do álbum Grazie.


sábado, 12 de junho de 2010

Lista Especial: Dia dos Namorados

Há quem diga que "Dia dos namorados" é apenas uma data comercial e que só é divertida para quem tem uma pessoa especial. Independente dos nossos leitores terem ou não alguém especial, elaboramos uma lista que acreditamos possa agradar tanto os apaixonados quanto os não-apaixonados. São cinco belas músicas italianas que falam de amor... E quem sabe não serve de inspiração para alguma declaração amorosa?

5. Arisa - Sincerità
Já falamos inúmeras vezes sobre a Arisa e muitas sobre essa música também. Assim, começamos nossa lista com essa música romanticamente fofa ou 'fofamente' romântica?




4. Gigi D'Alessio - M'innamorerò sempre di te
Que Gigi, de quem falamos recentemente sobre sua futura parceria com Ivete Sangalo, é um dos atuais mestres do romantismo italiano não é segredo algum. Por esse motivo, ele não podia faltar nesta lista.




3. Gemelli Diversi - Tu no
E quem foi que disse que no hip hop não tem romantismo? Os nossos queridíssimos Gemelli Diversi sabem falar de amor, sim. Ok, eles tem um romantismo a moda deles, mas ainda assim romantismo.




2. Giorgia - Di sole e d'azzurro
Se Gigi é um dos mestres do romantismo italiano, Giorgia é uma das rainhas. Das inúmeras músicas que tem como tema o amor, selecionamos da lindíssima Di sole e d'azzurro, segundo lugar no Festival di Sanremo de 2001.




1. Laura Pausini - Un'emergenza d'amore

E para concluir com chave de ouro, ninguém menos que Laura Pausini. E não foi nada fácil escolher uma. Due innamoratti come noi ficou cotadíssima para participar da nossa seleção. Por isso, recomendamos a audição dessa também.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Parceria entre Ivete Sangalo e Gigi D'Alessio

Normalmente, para publicarmos notícias por aqui consultamos as nossas fontes italianas. Por isso, quando nos chega uma notícia sobre música italiana 'daqui' mesmo ficamos felizes e surpresos. E esta é realmente uma boa notícia: dois duetos de Ivete Sangalo e Gigi D'Alessio. Conforme você pode ler aqui, a cantora baiana gravou a versão internacional de Se eu não te amasse tanto assim e também Un nuovo baccio, que já é um dueto do cantor Gigi D'Alessio com a sua atual esposa Anna Tatangelo. Mas, para nossa sorte, as boas notícias não param por aí... As duas músicas estarão no cd "The best of" do cantor que será lançado aqui no Brasil no segundo semestre desse.
E é nesse ponto que fiquei uma pouco confusa... Ok, ok, sabemos que Gigi lança discos em 'escala industrial' (em 11 anos, foram 12 discos apenas em italiano), mas ele lançou ontem o miniálbum "Semplicemente sei", com seis novas músicas ineditas. Aliás, em menos de 24 horas do lançamento já ficou em primeiro lugar no iTunes. Assim, é provável que o "The best of" seja lançado apenas aqui no Brasil.
Aparentemente, teremos uma divulgação decente, incluindo quatro shows de Gigi D'Alessio no Brasil, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. Bom, esperamos que tudo corra bem e que essa vinda do cantor ao Brasil se concretize, pois acreditamos que Gigi, que é um dos cantores que mais vende discos atualmente na Itália, tem tudo para fazer sucesso aqui também.

Como 'aquecimento', ficamos com o dueto de Gigi D'Alessio e Anna Tatangelo em Un nuovo bacio, música com a qual eu, particularmente, simpatizo bastante.


sábado, 5 de junho de 2010

Buon compleanno: Marina Rei

Marina Rei foi umas das cantoras que conhecemos ao acompanhar o evento "Amiche per l'Abbruzzo". Uma boa descoberta, diga-se de passagem. Marina Rei, romana nascida Marina Restuccia (5 de junho de 1969) já lançou oito álbuns em sua carreira, sendo um live. Participou do Festival di Sanremo de 1996 e conquistou o terceiro lugar da categoria "Nuove proposte", além do "Premio Mia Martini della Critica" com a música Al di là di questi anni. Em 1997, participou novamente do Festival com a música Dentro me e em 1999, com Un inverno da baciare. Apesar da nossa predileção por músicas 'sanremesas', de Marina Rei escolhemos I miei complimenti, que foi uma das músicas interpretadas no Amiche per l'Abruzzo.



quarta-feira, 2 de junho de 2010

Neri per Caso - Quando

Não sou a mais empolgada com as novelas. Não ultimamente, pelo menos. Contudo, ao saber que a Itália seria tema de mais uma novela da Globo fiquei esperançosa. Afinal, a belíssima Speranza foi tema de novela e cantada pela grande Laura Pausini. Já me decepcionei ao saber que o tema de abertura seria uma música em português... E admito também que não tive tempo até agora de ver a novela ou buscar mais sobre a sua trilha sonora. Porém, algumas coisas 'caem' nas nossas mãos 'de bandeja'. Nesse caso específico, informações...
Domingo, ouvindo o Italia in Onda, programa de rádio apresentado por Ornella de Tomi e que recomendamos para todos que gostam de música italiana, fiquei sabendo que uma das músicas que compõe a trilha sonora da novela é Quando, escrita por Pino Daniele e interpretada pelo próprio Daniele em 1991. Contudo, outros artistas a regravaram como Laura Pausini em 2006 e o grupo Neri per Caso em 1995. E é esta versão a presente na trilha de Passione. Assim, compartilhamos o vídeo da música interpretada pelo grupo, e pretendemos em breve falar mais sobre eles.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Neffa: Sognando contromano (2009)

Já era pra essa resenha ter saído há algum tempo, pois o álbum foi lançando em junho de 2009 e me surpreendeu positivamente já na primeira audição. De lá para cá, o álbum, que é composto por 11 faixas inéditas, não perdeu o brilho com as inúmeras audições e por esse mais do que merecido motivo tem a sua resenha publicada no blog.
Distante abre o sétimo álbum como solista de Neffa e o faz muito bem. Esta faixa, que é uma das melhores do disco, dá uma ideia muito boa de como é o álbum e se relaciona com outras faixas como a seguinte Lontano dal tuo sole e também com Giorni d'estate.
Lontano dal tuo sole foi a primeira música do álbim que ouvi e a que me fez buscar mais sobre o cantor. Só então fui saber que o intérprete era Neffa, o mesmo da ótima Cambierà (2005). Lontano dal tuo sole, primeiro single retirado de Sognando contromano, tem um estilo anos 90. Tanto que me surpreendi quando, ao buscar informações sobre a música, constatei que ela era atualíssima. Nesta segunda faixa, Neffa canta um cenário de adversidades que não o fazem desistir de viver, e viver no sentido mais completo. Extrair apenas um trecho da letra é, para mim, impossível, pois todo o texto é cheio de significado e sentimento, o que faz de Lontando dal tuo sole uma das melhores músicas do álbum.
A terceira faixa, Qualcosa di più, é outra canção cheia de significado e fala das ilusões da busca por "algo a mais". É o atual single do álbum. Na minha opinião, Distante seria um melhor single...
Solo così, quarta música a compor o álbum, é a faixa que fala do amor de uma forma um pouco mais real e até mesmo mais carnal. Ainda que não tenha o apelo de Lontano dal tuo sole, mantém o nível do álbum elevado. A faixa seguinte, In un sogno, fala do fim de relacionamento e da possibilidade de, quando sonhando, imaginar que ele não acabou. É outra bela música compondo o disco.Nessuno é a sexta faixa do álbum. O seu tema - um lugar quase idílico onde, dentre outras coisas, as pessoas se respeitam - já foi tema de várias outras músicas como Cos'è de L'Aura e Buone verità de Laura Pausini, apenas para citar algumas. Ainda assim a música é ótima. Foi o segundo single que sucedeu Lontano dal tuo sole e antecedeu Qualcosa di più.
A canção que dá sequência é La mia stella, que se comparada com as demais pode parecer simples, especialmente no seu texto. O seu argumento central é o agradecimento à estrela que enviou a amada para ele, e que a cada dia ele a ama mais. Simples, mas fofa.
Satellite tem uma melodia que destoa das demais, mas destoa de forma boa e até mesmo divertida. A nona faixa é Bellissima, outra que me agrada bastante.
A penúltima música a compor o disco é Giorni d'estate. E é uma música muito interessante, pois mostra claramente a 'contramão' de Neffa. Ao contrário da maioria das música que geralmente cantam, de alguma forma o verão, o fazem com alegria. Aqui é justamente o contrário, trata da iminência do fim de um relacionamento. É outra bela música deste álbum que se destaca também pelo seu ótimo arranjo.
The hills é a faixa que encerra o álbum e é a única em inglês. Coincidentemente, também é a única que não me agrada, ainda que o seu estilo siga o das demais músicas de Sognando contromano. Geralmente termino de ouvir o álbum em Giorni d'estate.
As letras foram compostas pelo próprio Neffa, na maioria das vezes sozinho, e em alguns casos em parceria, o mesmo se deu com os arranjos. O encarte do cd é uma graça, quem quiser ter uma ideia do design basta acessar o site oficial do cantor*.
Enfim, Sognando contromano é um ótimo álbum. Fala quase que na sua totalidade de amor, mas sem soar exagerado ou meloso. É também um álbum coeso e com músicas que se relacionam fortemente, porém não é repetitivo, pois cada música tem o seu significado. Neffa fez realmente um ótimo trabalho.


Melhores músicas: Nessuno, Lontano dal tuo sole, Distante.
Pior música: The hills.
Nota: 9.5

* www.neffa.it