quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Roberta Bonanno: Mat3matico

Antonino Spadaccino e Roberta Bonanno são, na minha opinião, dos ex-participantes do Amici, os mais talentosos. Do Antonino, o meu preferido, pretendo falar futuramente com mais calma, já da segunda colocada da sétima edição do programa tratarei agora.
O EP de estreia da cantora, lançado em 2008, é muito bom. Recentemente, como já divulgamos aqui, Roberta Bonanno lançou seu primeiro álbum. Deste novo trabalho, o primeiro single foi Sorelle d'Italia. Inevitalmente lembro da Sorelle d'Italia interpretada por Irene Fornaciari que, convenhamos, é bem melhor. Mas voltando à Roberta... Poucos dias atrás ouvi em uma rádio italiana o segundo single da cantora: Mat3matico. Assim mesmo com o 3 no lugar do "e", pelo menos é assim que ele é divulgado na página oficial da cantora no youtube. A música é boa, mas ao meu ver "pop" demais para a Roberta. Explico melhor: Roberta Bonanno tem um vozeirão de diva, que chegou inclusive a ser comparado ao da grande Giorgia. É muito mais agradável poder ouvi-la dar vazão a toda essa potência. Além disso acho a letra um pouco adolescente demais, o que se nota até pela grafia do título, bem diferente, por exemplo, de Prendimi così, excelente música presente no EP de estreia da cantora.
O vídeo é também adolescente, uma cena no final te faz dar uma risadinha, mas fora isso é apenas um vídeo relativamente bem feito.
Contudo, independemente do atual single, Roberta Bonanno é uma cantora que merece, tanto pelo seu repertório de estreia quanto pelo seu talento, ser apreciada. Por isso, compartilhamos o clipe de Mat3matico, sugerindo, porém, que os leitores escutem também a já mencionada Prendimi così e L'ultima bugia, ambas do trabalho de estreia da cantora. 

domingo, 24 de outubro de 2010

Malika Ayane: Grovigli (2010)

Às vezes fico pensando o que nos faz continuar acompanhando e admirando um determinado artista. Particularmente, penso que algo fundamental é que o artista me surpreenda a cada álbum, buscando sempre melhorar. Talvez por isso, o que sempre espero de um(a) cantor(a) quando do lançamento de um novo trabalho é que ele seja melhor que o anterior.
Assim, acho válido lembrar que o álbum de estreia de Malika Ayane foi elogiadíssimo aqui no blog. Logo as expectativas em relação a "Grovigli" eram grandes e não se pode dizer que foram superadas, sequer alcançadas.
O álbum começa com a ótima Ricomincio da qui, defendida no Festival di Sanremo deste ano e vencedora do Premio della Critica 'Mia Martini'. Como já comentei sobre a música aqui, apenas digo que é excelente, uma pena que seja uma das poucas que merecem elogio no álbum.
 Considerando o álbum de estreia de Malika, seria quase difícil acreditar que Thoughts and Clouds, uma música tão fofa e alegre, pertencesse ao repertório de Malika... Seria se não fosse pela voz extremamente particular da cantora de ascendência marroquina.  Lembro que ao final da resenha do álbum "Malika Ayane" disse que o recomendava para quem gostasse de músicas "pra baixo". Logo se percebe que não posso dizer o mesmo sobre "Grovigli".
La prima cosa bella, terceira faixa do álbum, é a regravação (com arranjo totalmente novo) da música de Nicola di Bari e Mogol, e interpretada pelo grupo Ricchi e Poveri no Festival di Sanremo de 1970 (1). A versão de Malika Ayane fez parte da trilha sonora do filme também intitulado "La prima cosa bella" (2) lançado em 2010. Bom, considerando as covers de Over the rainbow (presente no álbum anterior) e La prima cosa bella, pode-se dizer que Malika Ayane acerta em cheio nas suas regravações.
Brighter than sunshine é outra música fofinha, pra cima, até mesmo boa, mas não tem nada de especial. Daquelas que depois de ouvir o álbum talvez você nem se lembre.
Ok, aqui as coisas começam a piorar.
Normalmente se espera de um álbum que tem um dueto que ele seja o ponto alto do disco. Porém aqui, o dueto com Paolo Conte em Little Brown Bear resultou na pior faixa de "Grovigli". Até se pode entender que alguns artistas sonhem em cantar com seus ídolos, e em vários casos o resultado é positivo, como, por exemplo, Tiziano Ferro e Laura Pausini em Non me lo so spiegare. Contudo, o mínimo que se espera é que as vozes combinem, o que não aconteceu com Malika e Conte.
Mille é um dos poucos destaques positivos. Continua a linha divertida do álbum e o coro com as crianças funcionou bem. Ainda assim, não é extraordinária.
Outro (Ricomincio da qui) é uma outra versão de 1 minuto e 29 segundos somente da melodia de Ricomincio da qui. Seria uma ótima ghost ou bonus track, mas aqui no meio do cd? Não soa como "encher espaço"?
Satisfy my soul foi o single que sucedeu Rimincio da qui e é mais intensa, no sentido positivo, que as sucessoras. Não é ruim, mas não tem o brilho que uma música da Malika poderia ter.
Chiamami adesso é uma música curta (02:55) com uma letra também curta, mas que talvez seja uma das poucas que remetem ao estilo adotado no álbum de estreia da cantora. A voz de Malika está ótima na música, mas não faz com que a música seja ótima.
Sogna, décima música do álbum, é monótona e até mesmo chatinha. Para completar, a décima primeira faixa é Sogna (Reprise) que tem 47 segundos de duração, ou seja,  a mesma coisa de Ricomincio da qui e Outro (Ricomincio da qui). Oi? Será que não queriam que o álbum fosse um EP e começaram a brincar com as melodias só pra fazer volume?
E o álbum é concluído com um outro dueto: o casal Malika Ayane e Cesare Cremonini em Believe in Love. Bom, pelo menos nesse dueto as vozes combinam bem. A música que foi escrita e arranjada por Cremonini é bonita, mas está longe de ser espetacular. A duração? Dois minutos e vinte e quatro segundos. Impressão minha ou "pressa" definiu esse álbum?
Os comentários gerais do álbum, infelizmente são bem diferentes do que eu esperava antes de escutá-lo. "Grovigli" é um disco que tem altos e baixos e que pela duração total (Menos de 35 minutos, o que dá uma média de menos de 3 minutos por faixa) está bem mais para um EP do que para um álbum. A impressão que dá é que não queriam que o nome da Malika saísse da mídia (algo semelhante ao que ocorreu com Giusy Ferreri em "Fotografie") e fizeram um álbum às pressas. A pergunta principal: O disco é ruim? Não. É provavelmente melhor do que muitos que vemos por aí, porém está muito abaixo do potencial da Malika e do seu álbum anterior. Apenas para finalizar, digo que continuo achando Malika Ayane uma cantora fantástica, mas espero um próximo álbum bem melhor. E ah, sem pressa, viu? Nenhum fã acha ruim esperar algum tempo para ter nas mãos um ótimo cd...


Melhor(es) música(s):
Ricomincio da qui, La prima cosa bella, Brither than Sunshine, Mille.
Piores músicas:
Sogna, Little Brown Bear.
Nota: 5.0

1: Pra que ficou interessado, clicando aqui é possível assistir a uma apresentação de La prima cosa bella por Nicola di Bari em 1970.
2: O filme foi dirigido por Paolo Virzì foi lançado no dia 15 de janeiro de 2010 e você pode saber mais informações em: http://it.wikipedia.org/wiki/La_prima_cosa_bella.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Carmen Consoli: Guarda l'alba

Novidade para os fãs da cantora siciliana! No dia 16 de novembro, Carmen Consoli lançará o seu primeiro álbum "The best of", que se intitulará "Per niente stanca". Ao longo de sua carreira, Carmen Consoli já lançou sete álbuns em estúdio e dois live, e um dos maiores sucessos e sua carreira é L'ultimo bacio, que compõe a trilha sonora do filme homônimo. Per niente stanca, aliás, é o título de uma música do repertório da cantora presente no álbum Confusa e Felice (1997). O maior destaque (até o momento) deste novo álbum é uma das duas músicas inéditas que farão parte do disco: Guarda l'alba, lançado como single hoje, dia 22 de outubro. O motivo: a colaboração de Tiziano Ferro. O cantor de Latina se encarregou da melodia e Carmen, do texto. Sobre essa combinação inusitada de estilos, o leitor pode ficar curioso sobre o resultado? Bem nós adiantamos que ficou muito bom! Contudo, esclarecemos que não é um dueto, pois Tiziano não participa da música como intérprete.
Segue a música para os que ficaram curiosos.



Aproveitem!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Achados e Perdidos: Dik Dik - Inno

Mais um achado no blog! Tudo começou quando, no dia 2 de outubro, recebemos esse e-mail do nosso leitor Paulo Roberto:

"procuro a muito tempo uma musica italiana que provavelmente seja dos anos 60 que não sei qual é o titulo mas sim um pequeno trecho que segue: ( hino, hino a la vita a lamore que devo a te...) e por ai se vai. Se puderem me ajudar eu fico muito grato. Um abraço do amigo Paulo."

A dúvida foi transferida para a Bru, nossa expert nos "Achados e Perdidos", que descobriu que a música que o nosso leitor procurava provavelmente seria Inno do Dik Dik.
E para a felicidade do Paulo (e nossa também!), a música era exatamente essa conforme ele nos disse no e-mail de resposta:

"Carissima amiga Bruna,sempre que quisermos atingir nossos objetivos, nunca podemos desistir no meio do caminho pois logo ali adiante encontraremos a solução de nosso sucesso. Pois hoje eu (claro que foi com tua ajuda) eu realizo mais este sonho, pois desde 1970 aproximadamente eu estava a procura deste sonho e hoje tu tornou para mim, uma realidade. Muito mas muito obrigado mesmo por este favor pois eu jamais saberia que o nome desta musica é INNO e não INO ou HINO. Um grande abraço do amigo Paulo."

Mais um mistério solucionado, aproveitamos o momento e compartilhamos a música tão querida do Paulo.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Donne, o novo álbum do grupo Neri per caso


Boa notícia para os fãs do grupo italiano Neri per caso. No dia 26 de outubro o grupo lançará um novo álbum, intitulado Donne. O detalhe especial é que o 12º álbum da carreira do grupo é composto por uma série de duetos realizados com algumas das mais belas vozes femininas italianas de ontem e de hoje. As cantoras já consagradas que participam dos duetos são: Loredana Berté, Ornella Vanoni, Mietta (com quem eles já duetaram no Sanremo de 2008), Dolcenera e Mia Martini. E os novos talentos são: Alessandra Amoroso, Giusy Ferreri, Karima e Noemi, curiosamente, todas já participaram de talents shows italianos (Amoroso e Karima, no Amici; e Noemi e Ferreri no X-Factor). Há além dos duetos com cantoras italianas, há um com Wendy Lewis, backing vocal de Mario Biondi.
Segue abaixo a tracklist do álbum e capa do álbum.


  • Maniac feat. Alessandra Amoroso
  • E la luna bussò feat. Loredana Bertè
  • Il cuore è uno zingaro feat. Dolcenera
  • Aria di vita feat. Giusy Ferreri
  • Street life feat. Karima
  • Ain’t no mountain high enough feat. Wendy Lewis
  • Minuetto con Mia Martini
  • Baciami adesso feat. Mietta
  • Come si cambia feat. Noemi
  • Io che amo solo te feat. Ornella Vanoni

sábado, 16 de outubro de 2010

Piccoline #28

Jovanotti: Depois do sucesso absoluto que foi o seu último álbum, Safari (2008), Jovanotti anunciou que o seu próximo álbum pode ser que saia em janeiro de 2011. Será que virá aí outro primeiro lugar na lista dos álbuns mais vendidos da Itália?

Nek: Quando falamos que aguardávamos ansiosamente o novo álbum de Nek, esperávamos que fosse lançando entre o final desse ano e o começo do próximo. Bem agora temos muito mais detalhes. O single que antecipou o lançamento do álbum, E da qui, foi lançado no dia 15 desse mês. Estão sentados, leitores? O álbum é um "Greatest Hits 1992-2010"! Um álbum duplo, aliás. E já tem data de lançamento: 16 de novembro. Além dos maiores sucessos da carreira do cantor de Sassuolo, estarão presentes no álbum três inéditas: a já mencionada E da qui, e ainda Vulnerabile e È con te (composta para a primeira filha do cantor, Beatrice, nascida em setembro desse ano). Agora é só esperar. É possível escutar uma prévia de E da qui clicando aqui.

Paola & Chiara: Milleluci é novo single da dupla de irmãs. Assim como Pioggia d'estate, o single antecipa o lançamento do novo disco, que está previsto para ser lançado em novembro.

Valerio Scanu: Há menos de ano depois de lançar "Per tutte le volte che" (publicado em fevereiro desse ano), Scanu anuncia o lançamento de um novo álbum. E o single que precede o lançamento do disco é Mio, cuja prévia você pode ouvir no site oficial do cantor.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Emma: Oltre (2010)

O leitor do blog já deve saber quem é Emma Marrone, ou apenas Emma. Mas se você é novo por aqui, resumidamente explico que Emma foi a vencedora da nona edição do programa televisivo Amici (para saber mais sobre o programa, clique aqui).
Com seu EP de estreia, "Oltre", Emma chegou a ficar em primeiro lugar na lista dos álbuns mais vendidos da Itália. Porém, esse primeiro trabalho da cantora gerou opiniões diferentes aqui no blog. A Bru não gostou, eu pelo contrário fiquei bem satisfeita. Para ler a opinião da Bru basta clicar aqui, na sequência darei a minha, e você leitor, sempre poderá compartilhar a sua nos comentários.

Na faixa que abre o EP, Sembra Strano, o timbre diferente de Emma já fica bem evidente. Lembro que assim que conheci a cantora tentei descobrir a que outra cantora italiana a voz dela me recordava. Como, em vários momentos me remetia a mais de uma cantora (Gianna Nannini, Laura Bono, Irene Grandi) acabei aceitando que o timbre da Emma é o timbre da Emma e pronto. Sobre a música, é daquelas que começa mais ou menos, mas da metade para o final melhora e o resultado geral é bom.
L'esigenza di te é outra boa música, inclusive melhor do que a anterior, e onde a voz de Emma é bem explorada. Das duas primeiras músicas de "Oltre" se pode dizer que a voz da cantora é um destaque maior do que a letra das músicas.
A música seguinte, Calore, é sem dúvida a melhor música do álbum, ainda que o tema da letra já esteja um pouco batido (Voglio calore sulla mia pelle, voglio le fiamme, voglio scintille). E ainda deve-se destacar a ótima interpretação de Emma.
O comentário principal a se fazer sobre Meravigliosa, quarta faixa do EP, é que a canção é daquelas difíceis de interpretar, com partes quase faladas e outras que dependem da habilidade do cantor para que a letra e a melodia não fiquem desencontradas, Emma novamente dá conta do recado, e Meravigliosa é uma boa música.
Tudo estava indo muito bem até Un sogno a costo zero. Se tivesse que definir essa música em um adjetivo seria "equivocada". A letra e a melodia tentam ser divertidas, mas apenas tentam. Até mesmo a voz de Emma soa estranha em alguns trechos. Mais equivocada ainda foi a escolha dessa música para ser um dos singles do EP.
Davvero, sexta faixa, foi a primeira música da cantora que ouvi e acredito que, assim como Calore, esta canção está em um nível acima das demais do disco. Tanto que os mesmo elogios dados à Davvero se assemelham aos de Calore: letra senão genial, ao menos competente, melodia adequada e ótima interpretação. Além disso Davvero é daquelas músicas que grudam, digo por experiência própria.
E a música que encerra o EP, Folle paradiso, coincidentemente tal qual a que o inicia começa normalzinha e vai te conquistanto. Ainda assim, ao final você apenas a acha boa. Novamente o destaque para o timbre de Emma.


"Oltre" é um disco, no geral, correto. Com duas faixas excelentes e uma péssima, pode-se dizer que Emma começou bem, e a boa vendagem do EP confirma esse fato. O grande destaque de "Oltre" é a própria Emma e seu timbre particular. No dia 19 de outubro será lançado "A me piace così" (1), primeiro álbum da cantora. E esperar que os acertos de Oltre se repitam, se possível com letras melhores, e se não for pedir muito que músicas como Un sogno a costo zero fiquem longe do álbum.

Melhor(es) música(s): Calore, Davvero.
Pior(es) música(s):
Un sogno a costo zero.
Nota: 7.5

(1) O single que antecipou o lançamento do álbum foi "Con le nuvole". Seria alguma superstição das últimas vencedoras do programa Amici com as nuvens? Tanto Alessandra Amoroso quando Emma usaram a palavra "nuvole" em seus álbuns de estreia. Alessandra no próprio título "Senza nuvole" e Emma no single.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Piccoline #27

Andrea Bocelli: A partir do dia 14 de outubro, estará disponível nas livrarias italianas a nova edição da autobiografia do cantor, intitulada "La musica del silenzio". No livro, já publicado há dez anos, o cantor relata, na terceira pessoa, fatos relacionados à sua carreira, as suas paixões, os seus amores e a sua ligação com a natureza.

Emma: No dia 19 de outubro, estará disponível o novo álbum da atual vencedora do programa televisivo italiano Amici. O lançamento de "A me piace così" foi precedido pelo single Con le nuvole.

L'Aura: Lembra que falamos que o próximo disco da L'Aura está na nossa lista dos mais aguardados? Parece que a espera está perto de terminar. Mas com uma diferença: a cantora usará também o seu sobrenome, ou seja, a partir de agora é "L'Aura Abela". O novo single, Come Spieghi, já está tocando nas rádios italianas. O próximo trabalho da cantora, um EP como já mencionamos aqui, será lançado no dia 26 de outubro e se intitula "Sei come me".
 
Malika Ayane: O terceiro single retirado do álbum "Grovigli" é Thoughts and clouds, uma das mais simpáticas de um álbum apenas mediano. Porém, mais detalhes do álbum na resenha que será publicada em breve.

Negramaro: Uma das mais respeitadas bandas de rock italianas da atualidade lançará novo álbum no dia 16 de novembro. Vale lembrar que o último álbum da banda foi lançado há mais três anos. Outra novidade sobre esse novo projeto do Negramaro é que o videoclipe do primeiro single deste álbum foi gravado totalmente em 3D.

Zucchero: Agora já temos o título e a data de lançamento do próximo álbum desse grande artista: "Chocabeck" estará à venda no dia 3 de novembro. Além da versão italiana, está prevista uma internacional, que conterá uma versão de uma das faixas do álbum em italiano com letra de Bono (do grupo U2) e a melodia de Zucchero.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Listas #3 - Os Persistentes

Eu já tinha comentado brevemente sobre os álbuns de Gianna Nannini, Tiziano Ferro e Eros Ramazzotti que se mantinham entre os mais vendidos há dezenas de semanas. Hoje falarei também de outros campeões de vendas, gente que há mais de 30 semanas tem seus álbuns entre os mais vendidos da Itália.

Malika Ayane - Grovigli: 33 semanas
Vocês também já sabem que essa eu também não curto muito, né? Mas, ao contrário de Emma, não posso dizer que Malika não tem seus méritos. Muito em breve vocês verão a resenha deste álbum feita pela Thay.





Nina Zilli - Sempre Lontano: 33 semanas -
Adorei o cd e fico muito feliz de vê-lo fazendo uma boa trajetória. Resenha também em breve.










Gianluca Grignani - Romantico Rock Show: 36 semanas  
Sou fã declarada do Joker, amei o disco como vocês viram na resenha que já publiquei, e amo vê-lo entre os big outra vez. Que ele continue assim!!





 
Ligabue - Secondo Tempo: 43 semanas  
Trata-se de uma coletânea lançada em 2008. Espero que o excelente "Arrivederci, Mostro!", que terá sua resenha publicada em breve, siga o mesmo caminho e fique na lista por várias semanas.








Elisa - Heart: 47 semanas  
Outra de quem sou fã declarada e cujo álbum foi alvo dessa resenha. Quem acompanha o blog já sabe que amei o resultado do novo trabalho de Elisa.






Alessandra Amoroso - Senza Nuvole: 54 semanas 
Alessandra se firmou como grande cantora, e vem fazendo um bom trabalho. Gosto muito da voz dela, mas "Senza Nuvole" não me emocionou. Entrentanto, a cantora já tem novo disco na praça, "Il Mondo In Un Secondo", que já está em primeiro lugar. entre os álbuns mais vendidos. Outro dado curioso é que o álbum de estreia dela, "Stupida", também figura entre o mais vendidos nesta semana.





Eros Ramazzotti - Ali e Radici: 72 semanas Outro álbum que me agradou muito, como vocês puderam ver na resenha. Está na última posição da lista, mas ainda assim é uma trajetória excepcional.







Gianna Nannini - Dream - Solo I Sogni Sono Veri: 80 semanas  
E a rockstar italiana domina tudo! Dentre as mulheres, é a que está na lista há mais tempo. Gosto muito do trabalho dela, acho que ela tem uma sonoridade muito particular e inimitável. Merece.








Tiziano Ferro - Alla Mia Età: 100 semanas Campeão absoluto!! Tizi, que na semana passada finalmente assumiu sua homossexualidade, tem seu álbum entre os mais vendidos há incríveis cem semanas! Algo assim não é para qualquer um, hein?







Fonte: FIMI - Federazione Industria Musicale Italiana

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Tony Maiello - Come gli altri

Depois ter vencido a categoria "Nuove Generazione" do Festival di Sanremo desse ano com a música Il linguaggio della resa, Come gli altri foi a canção escolhida por Tony Maiello para ser o seu segundo single. Sobre a música, temos poucos comentários a fazer. O primeiro é a curta duração mesmo para os padrões atuais: 02:48, ou seja, quando começamos a entrar 'no clima' ela acaba.  E segundo não tem o peso da vencedora do Sanremo. Porém, é adequado para o perfil a que se destina.
Gostaria de comentar um pouco mais o clipe. Sinceramente, gostei. Óbvio, que a intenção de focar tanto no jovem cantor é certamente para aproveitar a beleza de Maiello, mas o resultado ficou bom, ainda que o cantor continue com os trejeitos que já mencionei no clipe anterior dele.
Será que com Tiziano Ferro tendo chegado aos 30 anos, Maiello é que o ocupará o seu lugar com a nova geração de italianas?

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Piccoline #26

Francesco Renga: O novo single de Renga será lançado dia 15 de outubro e se intitula "Un giorno bellissimo". Os inscritos no site oficial do ex-vocalista da banda Timoria (www.francescorenga.it) podem escutar a nova música.

Luca Napolitano:
Não se passou nem um ano do lançamento de "L'infinito", último álbum do cantor saído do programa Amici di Maria de Filippi. E mesmo assim, no final de outubro o jovem cantor lançará o seu terceiro álbum de inéditas. O álbum, ainda sem título, conterá sete faixas.

Zucchero:
O último álbum produzido em estúdio de Zucchero foi o ótimo "Fly", lançado há quatro anos! Mas a espera está perto de terminar e já se tem uma data estimada: novembro. Os detalhes estão sendo mantidos em segredo, exceto que o novo disco será composto por músicas inéditas e foi produzido por dois famosissímos produtores americanos. Agora é esperar pra ver, ou melhor, ouvir.