sexta-feira, 29 de abril de 2011

Nek: È con te

É incrível como a qualidade dos clipes do Nek oscila tanto. Uns são belíssimos, como  L'anno zero e Se non ami, outros considero um tanto equivocados como La voglia che non vorrei.  Felizmente, o atual clipe, que acabou de ser lançado, È con te, é um dos mais belos da carreira sua carreira. E não se esperava outra coisa, pois como já comentamos aqui, aqui e aqui, a música é dedicada a primogênita do cantor, Beatrice Maria. Aliás, quem é que faz uma pontinha no final do clipe do papai? A própria!
Fico muito feliz com o resultado de È con te, um clipe simples que passa toda a sinceridade e beleza da música. São em trabalhos assim que Nek mostra o porquê de ser um dos grandes na Itália.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Piccoline #38

Nek: Como era de se esperar, visto que apenas três músicas do último trabalho do cantor de Sassuolo eram inéditas, o terceiro single de "E da qui - Greatest Hits 1992-2010" é È con te, música dedicada à primogênita do cantor, Beatrice Maria Neviani.

Raf: Já está tocando nas rádios Un'emozione inaspettata, single que antecipa "Numeri", próximo álbum do cantor. O lançamento do disco está previsto para o dia 10 de maio. Lembramos que o último álbum publicado pelo cantor foi "Metamorfosi", há cerca de três anos.

Walter Fontana: O cantor agora é ex-vocalista do grupo Lost. Walter deixou a banda para seguir carreira solo. Seu primeiro álbum está previsto para ser lançado no final deste ano.

Zero Assoluto: Conforme já tinhamos adiantado aqui, a talentosa dupla lançará um novo álbum no mês de maio. O single que precede a publicação do disco é Questa estate strana, lançado no dia 22 desse mês.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Buon compleanno: Giorgia

Giorgia (Roma, 26 de abril de 1971) é uma das maiores cantoras italianas da atualidade. Por esse mesmo motivo, falamos bastante dela e da sua potente voz aqui no blog. Logo, o leitor já deve conhecê-la. Caso ainda não, pode ler a os posts com biografia da cantora  e a resenha do seu último álbum lançado "Spirito libero - Viaggi di voce 1992-2008" (2008). Giorgia é cantora, compositora, produtora, ambientalista e embaixadora da Unicef. A cantora, que foi uma das madrinhas do evento beneficiente Amiche per l'Abruzzo, completa hoje 40 anos, e quase 20 de carreira. Esperamos ansiosamente o próximo disco dela, enquanto isso compartilhamos o clipe da música Marzo, dedicada ao ex-namorado da cantora Alex Baroni, espetacular cantor falecido no ano de 2002.

domingo, 24 de abril de 2011

Emma: Io son per te l'amore

Io son per te l'amore é atual clipe de Emma, ex-participante e vencedora do programa televisivo italiano Amici. Como tem sido comum no cenário musical italiano, a faixa está presente na "segunda edição" do álbum "A me piace così", lançado após a participação da cantora com a banda Modà no Sanremo deste ano. Falando em Modà, foi Kekko, o vocalista da banda quem compôs o atual single da cantora. Sobre a música, eu gostei, mas não amei. Infelizmente, os trabalhos atuais da Emma não tem, para mim, o mesmo impacto que o trabalho inicial, Oltre (2010), especialmente as músicas Calore e Davvero. No clipe, vemos Emma caminhando e tocando guitarra pelas ruas de Nova Iorque. Sempre me pergunto porque essa mania de gravar clipes lá, se há tantos lugares tão bonitos na Itália. Coisa de cantor italiano...
Segue o clipe!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Piccoline #37

Matteo Amantia: Foi lançado no dia 5 desse mês o primeiro álbum como solista de Matteo Amantia, ex-vocalista da banda Sugarfree. O disco leva o nome do cantor e tem como atual single Avido.

Matteo Becucci: No dia 3 de maio será lançado o novo álbum do vencedor da edição de 2009 do X-Factor italiano. O primeiro single retirado do álbum trata-se de La cucina giapponese.

Negramaro feat. Elisa: A mais nova música selecionada de "Casa69" para ser single trata-se de Basta così, dueto com a cantora italiana Elisa e está tocando nas rádios italianas desde do dia 15 abril. Destaca-se que o primeiro dueto entre a banda e cantora foi Ti vorrei sollevare, integrante do álbum "Heart"(2009), de Elisa,  cuja resenha você pode ler aqui.

domingo, 17 de abril de 2011

Buon compleanno: Giusy Ferreri

Pode-se dizer que Giusy Ferreri (Palermo, 17 de abril de 1979) junto com Marco Mengoni e Noemi são as principais revelações do X-Factor ao longo das suas, até então, quatro edições. Giusy, que no início de sua carreira era muito comparada com Amy Winehouse, agora passa cada vez mais a imprimir o seu próprio estilo nos seus trabalhos, fazendo com que as semelhanças sejam cada vez menores.
Já falamos várias vezes da cantora de Palermo aqui no blog, seja para elogiar como a Bru fez na resenha do seu álbum "Gaetana" ou, ao contrário, para comentar o fraco trabalho "Fotografie". Desde 2008, Giusy lançou três álbuns e um EP. O último álbum lançado pela cantora foi "Il mio universo", que contém Il mare immenso, música defendida na 61ª edição do Festival di Sanremo. E é o clipe de Il mare immenso, que compartilhamos para quem ainda não conhece quanto para os já admiradores da particular voz de Giusy.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Effetto Catherine: Colori

Antes de propriamente começar, já gostaria de dizer que acho esse post, no mínimo, curioso. Explico: a maioria das pessoas que conheço se encantou pela música italiana ou pela potência vocal da maioria dos seus cantores ou por simpatizar com o idioma. Pois bem, já adianto que no clipe que compartilhamos hoje o nosso leitor não poderá se encantar com nenhuma voz, pois Effetto Catherine trata-se de um duo instrumental formado por Giuseppe Terra Cassaro (piano) e Davide Iacono (bateria e microkorg). O novo EP da dupla se chama "Colori deluxe", e o primeiro single do álbum é Colori. A música é boa, mas o destaque vai para o clipe. O destaque, como já era de se esperar, são as cores, que são utilizadas em perfeita sintonia com a melodia. Um belo clipe para uma boa canção. Effetto Catherine, no seu primeiro post no blog, só merece elogios.



segunda-feira, 11 de abril de 2011

Piccoline #36

Chiara Canzian: O segundo álbum da cantora é "Il mio sangue", composto por doze faixas. A atual música de trabalho é Scrivo d'oro. Para quem não se recorda, o disco de estreia de Chiara Canzian foi "Prova a dire il mio nome", mesmo título da música com a qual a cantora se apresentou no Sanremo 2009.
Dolcenera: Novo álbum a ser lançado em breve pela vencedora do Sanremo na categoria Giovani do ano de 2006. Depois de "Dolcenera nel paese delle meraviglie", "Evoluzione della specie" tem data prevista de lançamento do dia 17 de maio. O primeiro single retirado do disco é Il sole di domenica, que já está tocando nas rádios desde o dia 8 de abril.

Syria: Cecilia Cipressi, mais conhecida como Syria, lançará seu novo álbum, intitulado "Scrive al futuro", no dia 3 de maio. O primeiro single, Sbalzo di colore, já está tocando nas rádios italianas também desde o dia 8 deste mês. O lançamento do novo single teve até uma recomendação de peso: Laura Pausini (1).

Zero Assoluto: O novo disco da dupla será lançado no final do mês de maio e ainda não tem título definido. Contudo, os fãs de Matteo Maffucci e Thomas de Gasperi devem ficar atentos, pois o single que antecipará o lançamento do álbum começar a tocar nas rádios a partir do dia 22 de abril.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Classifiche

O Modà vinha sustentando a primeira posição, mas aí veio o disco do Vasco Rossi e tomou-a do grupo. É sempre assim, Vasco lança disco e já vai direto para o primeiro lugar. Não consigo gostar dele, mas é inegável que é uma lenda e seus discos sempre vão muito bem nas paradas. Jovanotti continua com um ótimo terceiro lugar e a estreante Annalisa, que na semana passada estava em segundo lugar, caiu para sexto. Vamos à lista?
1. Vasco Rossi - Vivere o Niente
2. Modà - Viva I Romantici
3. Jovanotti - Ora

4. Britney Spears - Femme Fatale
5. Daniele Silvestri - S.C.O.T.C.H.
6. Annalisa - Nali
7. Gianna Nannini - Io e Te

8. Radiohead - The King of Limbs
9. Subsonica - Eden
10. Raphael Gualazzi - Reality and Fantasy
11. Noemi - Rossonoemi
12. Davide Van De Sfroos - Yanez
13. Caparezza - Il Sogno Eretico

14. Virginio - Finalmente
15. Emma - A Me Piace Così

16. R.E.M. - Collapse Into Now
17. Chailly/Bahrami - Piano Concertos
18. Green Day - Awesome as Fuck
19. Avril Lavigne - Goodbye Lullaby
20. Ligabue - Arrivederci, Mostro!

Fonte: FIMI - Federazione Industria Musicale Italiana

Lista completa aqui

domingo, 3 de abril de 2011

Erica Mou: Giungla

Erica Mou, cujo nome verdadeiro é Erica Musci, é o mais novo talento apadrinhado por Caterina Caselli. Grandes artistas italianos da atualidade foram lançados por Caterina, como Andrea Bocelli, Elisa, Negramaro, Malika Ayane e o atual vencedor da categoria Giovani do Sanremo, Raphael Gualazzi.
Erica Mou nasceu em Bisceglie, no ano de 1990. Seu disco de estreia, "È", foi lançado no início de março e contém onze faixas compostas pela jovem cantora e uma bonus track, que se trata de um cover da música "Don't stop", da banda Fleetwood Mac.
O fato a se destacar é que Erica Mou lança seu primeiro álbum sem ter saído de nenhum talent show ou participado do Sanremo. Ainda não darei meu parecer definitivo sobre a cantora, pois das duas músicas que ouvi, adorei La neve sul mare, por outro lado achei Giungla, atual single e cujo clipe compartilhamos abaixo, fraca e chata. Aguardaremos os próximos passos de Erica Mou.



Para ouvir La neve sul mare clique aqui.
Site oficial: http://www.ericamou.com/hp/