segunda-feira, 26 de julho de 2010

Classifiche: I Commenti

 












A partir de agora tentarei ouvir todos os cds italianos cotados entre os 20 mais vendidos, de acordo com a lista que publicamos periodicamente, a Classifiche, e tecerei breves comentários sobre eles. Caso algum realmente chame minha atenção, pode até virar uma resenha. Trarei sempre comentários sobre dois álbuns de cada vez e os escolhidos para estrearem a seção são  "Arrivederci, Mostro!", do Ligabue, segunda posição na última lista publicada, e "Semplicemente Sei", do Gigi D'Alessio, que ocupa o quarto lugar.
Sobre o álbum de Ligabue, sinceramente, esse é um dos que mereciam uma resenha bem detalhada, mas não me sinto apta a fazê-la pois não conheço o trabalho anterior do cantor, salvo poucas canções e o excelente dueto com Elisa, Gli Ostacoli del Cuore. Mas "Arrivederci, Mostro!" me foi uma gratíssima surpresa. Viciei no álbum do começo ao fim e entendi o porquê de ele ter subido rapidamente às primeiras posições dos álbuns mais vendidos na Itália. Não tem uma única canção que não me agrade. Difícil recomendar apenas algumas canções, mas vou tentar. Ouçam o single Un Colpo All'Anima, La Linea Sottile, Atto di Fede e Ci Sei Sempre Stata. Destaque também para o encarte, muito bonito e rico em detalhes.
Já "Semplicemente Sei" na verdade é um EP com seis músicas, como se pode notar pelo trocadilho infame do título. Confesso que ouvi com certo preconceito. Não sou muito entusiasta de Gigi d'Alessio  e seu esquema industrial de produção de cds, mas ok, superei isso pelo bem do blog. Já que o propósito da nova seção é ouvir TODOS os álbuns nas primeiras posições, eu ouvi Semplicemente Sei. E tive que dar o braço a torcer. A primeira música, Libero, é bem agradável e conquista o ouvinte. O restante do EP segue num bom nível, com destaque também para Di Primo Mattino. Apenas duas ressalvas: La Prima Volta me deu uma sensação fortíssima de já ter ouvido aquele início e aquele refrão em algum lugar, mas é uma boa canção, ao contrário de Come Fosse Un Mago, que é chatinha. É, a partir de agora terei de olhar para o trabalho de Gigi com outros olhos.

2 comentários:

Thay disse...

Adorei a Seção, Bru! Parabéns!
Pois é... ainda que não seja uma fã do Gigi reconheço que ele é competentíssimo no que faz.
E o Liga... Ah, o Liga é O cara!
Beijos!

Jeferson Brito disse...

Oi meninas lindaaaaaaaaaaaas.
Tipo assim, joguei o Resta In Ascolto no Encartes Pop. Fiz a dedicatória lá, muitos baccios

http://encartespop.blogspot.com/2010/07/encarte-laura-pausini-resta-in-ascolto.html

;)