Mostrando postagens com marcador Elisa Toffoli. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Elisa Toffoli. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Elisa: Love is Requited

Recebi com desconfiança o lançamento desse single da Elisa. Mais um álbum em tão pouco tempo? Aquela bomba chamada Ivy tem apenas um ano de lançamento e já vem aí "Steppin' on Water", a ser lançado em 21 de fevereiro de 2012. Bom, menos mal que as primeiras informações são de que se tratará de um álbum voltado para o mercado americano como foi "Dancing" (2008). A prévia do disco é o single "Love Is Requited", que faz  parte da trilha sonora do filme "Someday This Pain Will Be Useful to You", que traz no elenco Lucy Liu e Deborah Ann Woll (a Jessica de True Blood). A música foi composta especialmente para o filme e Elisa apenas a interpreta. É uma canção bem bonitinha, o clipe é uma graça, mas não me emociona. Espero que o álbum seja melhor.



domingo, 22 de maio de 2011

Dueto: Basta così - Negramaro feat. Elisa

Adoramos duetos, tanto que temos uma seção dedicada apenas a eles no blog. Sempre que aparece um bom novo dueto procuramos compartilhar aqui. O dueto da vez é o da música Basta così que tem a participação de Elisa, e está presente no atual álbum da banda, "Casa69". Vale lembrar que no penúltimo disco de Elisa, Heart (cuja resenha você pode ler aqui), já houve um dueto, Ti vorrei sollevare, da cantora e Giuliano Sangiorgi (vocalista da banda). Pelo jeito a parceria deu certo.
Sobre o clipe, ele dividiu opiniões dos fãs da banda e da cantora. Há os que gostaram do vídeo que tem como seu diretor o jovem Paolo Marchione. Mas também há os que desgostaram, como eu. O que me desagradou foi que em um clipe de um dueto, o que mais me interessa é a interação entre os cantores, e este é um clipe de dueto que não aparece nenhuma das duas partes.
E vocês, leitores, o que acharam?


terça-feira, 19 de abril de 2011

Piccoline #37

Matteo Amantia: Foi lançado no dia 5 desse mês o primeiro álbum como solista de Matteo Amantia, ex-vocalista da banda Sugarfree. O disco leva o nome do cantor e tem como atual single Avido.

Matteo Becucci: No dia 3 de maio será lançado o novo álbum do vencedor da edição de 2009 do X-Factor italiano. O primeiro single retirado do álbum trata-se de La cucina giapponese.

Negramaro feat. Elisa: A mais nova música selecionada de "Casa69" para ser single trata-se de Basta così, dueto com a cantora italiana Elisa e está tocando nas rádios italianas desde do dia 15 abril. Destaca-se que o primeiro dueto entre a banda e cantora foi Ti vorrei sollevare, integrante do álbum "Heart"(2009), de Elisa,  cuja resenha você pode ler aqui.

terça-feira, 8 de março de 2011

Lista Especial: Dia Internacional da Mulher

Obviamente, a data internacionalmente dedicada à mulher não poderia passar em branco no blog. Assim, selecionamos cinco músicas que tratam das mulheres. É claro que são inúmeras as músicas que abordam essa temática, porém, tivemos que escolher apenas cinco. Sabemos que essas cinco são ótimas, mas outras excelentes também ficaram de fora. Por isso, e como sempre, os leitores podem deixar os seus comentários sobre essa publicação. Outro detalhe sobre essa lista, é um fato pouco comum no blog. Como nosso foco é a música italiana dos dias atuais, geralmente priorizamos músicas lançadas mais recentemente. Contudo, na lista existem duas músicas da década de 80, porque se tratam de clássicos, interpretadas por dois grandes nomes da música italiana: Fiorella Mannoia e Zucchero. Segue a lista!


1. Le donne lo sanno (Luciano Ligabue; 2005)
Já falamos várias vezes que Ligabue sabe das coisas, e sabe que as mulheres sabem, sempre souberam de tudo. Sendo assim, ninguém melhor do que Ligabue para iniciar essa lista mais do que especial. A faixa Le donne lo sanno faz parte do cd Nome e Cognome (2005), e foi o terceiro single deste álbum.



2. Donne (Zucchero; 1985)
Outro que entende das coisas é Zucchero, assim ele não poderia faltar na lista. A canção Donne, que tem o próprio Zucchero como um de seus compositores, participou do Festival di Sanremo no ano de 1985, onde ficou na penúltima colocação. Porém, se tornou um sucesso, e é uma das mais famosas do extenso repertório do cantor. Dez anos depois, a música foi interpretada pelo grupo Neri per Caso, ganhando uma interessante versão que pode ser conferida aqui.




3. Nel cuore delle donne (Silvia Salemi; 2003)
E ninguém melhor do que uma mulher para cantar o que se passa no coração das mulheres, assim Silvia Salemi, com a sua bela voz, interpreta Nel cuore delle donne. Esta também é uma música sanremese, mas mais recente do que a de Zucchero: participou do Sanremo de 2003.


4. Donna D'Onna (Gianna Nannini, Laura Pausini, Fiorella Mannoia, Giorgia e Elisa; 2010)
Essa foi a primeira música que pensamos para compor a lista. Coincidentemente, é a mais recente e "nasceu" de uma visita que Gianna Nannini fez a região de Abruzzo, área atingida pelos terremotos em 2009. A música foi interpretada pelo quinteto das madrinhas do evento Amiche per l'Abruzzo: Gianna, Laura Pausini, Fiorella Mannoia, Giorgia e Elisa no dia 21 de junho de 2009, mas foi publicada oficialmente apenas no ano seguinte.



5. Quello che le donne non dicono (Fiorella Mannoia; 1988)
E encerramos a lista com a grande Fiorella Mannoia interpretando outra música participante do Festival di Sanremo, desta vez no ano de 1987, e cantando aquilo que as mulheres não dizem. A música integra o disco Canzoni per parlare (1988).

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Elisa: Ivy (2010)

 Vocês viram no Piccoline #30 que o novo álbum de Elisa nos pegou no susto, apenas um ano após o lançamento do excelente Heart, cuja resenha você pode ver aqui.
Bom, a primeira impressão que tive ao ver o projeto gráfico do site especial do álbum foi "Ué? Mas é Lotus volume 2?". E o nome, Ivy, "hera" (a planta, não a deusa) em inglês, reforçou minhas suspeitas... Fiquei com a pulga atrás da orelha.

Lançaram o primeiro single, Nostalgia, em 30 de novembro e ouvi-o no mesmo dia. A sensação foi de "Ops? O que é isso? Parece com Broken, primeiro single de Lotus...". Quando finalmente ouvi o álbum completo minhas suspeitas se confirmaram. Ivy é uma espécie de sequência de Lotus, mas está longe de ser tão bom quanto seu antecessor. Bom, vamos lá destrinchar a 'criança'.

Lullaby é a canção que abre o álbum. Pode parecer inédita para algumas pessoas, mas se trata de uma canção lançada no single de Almeno Tu Nell'Universo. A música é linda, pouco conhecida, nunca foi lançada num álbum, e o clima etéreo tem muito a ver com a proposta de Ivy, então tudo bem.

A seguir vêm duas inéditas, Sometime Ago e Fresh Air. Ambas muito boas, coerentes com o que espero de Elisa num álbum acústico, mas inferiores ao que ela trouxe no álbum anterior ou, melhor comparando, no também acústico Lotus.

A quarta faixa é a releitura de Ti Vorrei Sollevare. Pra quê mexer nesse excelente dueto com Giuliano Sangiorgi, transformando-a num solo acústico bonitinho, mas sem nada de novo? Não entendi. E a próxima faixa, Una Poesia Anche Per Te, oriunda do álbum Pearl Days, me deixou com a mesmíssima sensação...

Então vem Nostalgia, o tal single parecido com Broken. Depois de ouvir inúmeras vezes, a música me pareceu mais simpática, mas ainda me lembra Broken.
Em seguida, vêm três releituras que seguem o caminho das já mencionadas Ti Vorrei Sollevare e Una Poesia Anche Per Te. Qualcosa Che Non C'È, sétima faixa, Rainbow, a oitava e Gli Ostacoli del Cuore, nona. Regravá-las para quê? E Rainbow, que já tinha versões normal e acústica em seu próprio álbum de origem, o Then Comes The Sun? Pra quê mais uma versão muito parecida com a acústica? Só aceitaria se fosse uma releitura rock, indiana, techno, axé music, qualquer coisa diferente... O mesmo para Gli Ostacoli Del Cuore, a excelente música em parceria com Ligabue, que ganhou uma releitura banal, inferior ao que ela merecia.
 
Agora entramos na parte dos covers. Elisa é muito boa fazendo covers, levando em consideração os anteriores, de Lotus (Femme Fatale, Hallelujah e Almeno Tu Nell'Universo) e Heart (Mad World). Por isso, quis acreditar que os covers salvariam Ivy do buraco negro onde ele estava se metendo. Não foi bem assim... Não conhecia nenhum dos originais, portanto, ouvi todos à exaustão para comparar com alguma propriedade.

1979, a décima faixa, é cover do Smashing Pumpkins. Achei que o original já não é lá muito bom, e a regravação sem personalidade é algo decepcionante, muito inferior ao que Elisa costuma fazer. Além de parecer uma sobra de estúdio que não se adaptou muito bem à proposta de Ivy.
Pour Que L'amour me Quitte é um cover de uma francesa, Camille, e abre-se com fofíssimas risadinhas da filha de Elisa, Emma Cecile. Trata-se de um dueto com Giorgia, que eu esperava ansiosamente, achando que seria o ponto alto do disco, visto que no concerto Amiche Per L'Abruzzo a apresentação das duas foi excelente. Mas também não foi bem assim... A música é boazinha, muito fofa, delicada. Mas novamente: é praticamente igual ao original da francesa. Então nesse ponto, eu comecei a me perguntar: cadê a personalidade? Cadê a inovação? Cadê a Elisa de sempre? A Elisa camaleoa? E duetar com Giorgia, notória pela potência vocal, numa cançoneta de ninar? Seria efeito da maternidade? Queria ver as duas numa música com agudos de estourar os tímpanos...

Depois da decepção com o dueto Elisa-Giorgia, vem Anche tu, anche se (non trovi le parole), releitura da recentíssima Anche Se Non Trovi Le Parole, com participação de Fabri Fibra, para quem torcia o nariz só de ouvir o nome. Sendo assim, já no primeiro acorde pensei: "Segura, que lá vem bomba!". Entretanto, surpreendemente, é essa música a que começa a salvar o disco. Ficou muito, muito bom o rap de Fabri entrecortando a parte cantada por Elisa. Esse sim é o ponto alto de Ivy. Vale a pena ouvir essa releitura digna da Elisa dos velhos tempos.
Depois dessa surpresa, vem a releitura de It Is What It Is, que também me agradou. Ficou diferente do original, que é mais sombrio e denso, e agora ganhou um ar etéreo, adaptando-se a Ivy de forma muito satisfatória. Gostei muito.
Aí o disco desliza de novo com Eppure Sentire (Un Senso di Te), uma das canções que eu mais amo no repertório da cantora de Monfalcone, mas que esbarra outra vez na tal da "releitura sem personalidade"... Dispenso sem dó e fico com a gravação original.
Seguem-se dois covers onde Elisa acerta. Ho Messo Via, décima quinta faixa, é cover do Ligabue, e graças a Deus, não decepciona. Ficou deliciosamente fofa, apesar de não tão diferente do original.
A décima sexta faixa, I Never Came, cover do Queens Of Stone Age, ficou bem gostosinho de ouvir. Quem dera Elisa tivesse acertado no album inteiro...
Fechando o disco, vem Forgiveness, em versão solo. Comentei na resenha de Heart que talvez se Elisa cantasse sozinha eu gostasse mais dessa música. Estava certa. A versão solo é infinitamente melhor. Gostei muito e ela encerrou bem um álbum fraco.
Antes de concluir a resenha, duas considerações. A primeira, sobre o projeto gráfico do álbum. A capa e a contracapa são lindas, elegantes, mas o interior é péssimo. A ideia de colocar o texto sobre um fundo de fotos de árvores tornou a leitura praticamente impossível. Se a intenção era mesmo essa, conseguiram. Quase não dá pra ler. Seria melhor se tivessem seguido a tendência clean da capa e mantivessem o interior branco.
E a segunda é sobre as releituras. São fracas, muito fracas, não surpreendem como surpreenderam as releituras feitas em Lotus. À exceção de Anche Se Non Trovi Le Parole, It Is What It Is e Forgiveness, todo o resto é absolutamente dispensável. Sinceramente, não entendo o sentido de fazer uma releitura e deixar a música praticamente igual ao que era. Ainda mais se tratando de músicas que foram lançadas praticamente ontem, como é o caso das que vieram de Heart. Meu conselho é: ouça os originais.
 
Para concluir, digo que Ivy pode ser definido em uma só palavra: desnecessário. No site oficial da cantora há um texto onde vangloriam-se por Ivy, com suas dezessete faixas, ser o álbum mais longo da carreira dela. Antes tivesse só as dez músicas que realmente valem a pena, ou melhor ainda, fosse um EP com os bons covers e as três inéditas. Ou, se era mesmo pra fazer o álbum mais longo da carreira, que se trabalhasse mais tempo e se investisse em releituras realmente boas, diferentes dos originais, com a qualidade das releituras de Lotus. Do jeito que Ivy foi lançado me parece só mais um álbum feito às pressas. Como fã de Elisa, é duro admitir isso, mas ela podia ter ficado de fora dessa onda que tomou a Itália e empurra álbuns goela abaixo, um atrás do outro. É triste ver bons artistas, com carreiras consolidadas, deixando-se levar pela indústria da música, lançando álbuns insossos, sem qualidade e sem personalidade. O caminho seria ou chutar tudo para o alto e se lançar como artista independente, como Massimo di Cataldo, ou fazer a linha Gigi D'Alessio que, apesar de precursor da onda um-disco-por-ano-ou-mais, tem lançado EPs no lugar de álbuns completos. Com isso, tem feito bons trabalhos, abrindo mão lançar álbuns com regravações porcas ou coletânea atrás de coletânea, com uma ou duas músicas inéditas, que provavelmente são sobras de estúdio esquecidas no fundo da gaveta.
Enfim, Ivy é bom? Se você não conhece Elisa bem, vai achar bom, pois as músicas são boas. Se acompanha a carreira por alto, é possível que sequer note diferença entre as regravações e os originais da cantora. Se é fã, vai se decepcionar. Eu esperava mais dessa sequência velada do Lotus, este sim um ótimo álbum de releituras e covers, com duas inéditas também muito boas. A Elisa que eu admiro, ótima cantora, compositora competente, capaz de fazer um rock pesado tão bem quanto uma doce canção de ninar, não está presente em Ivy. O que me resta é esperar que ela volte o mais breve possível.

Melhores Músicas: Anche tu, anche se (non trovi le parole), Ho Messo Via, I Never Came.
Piores Músicas: As desnecessárias releituras de Ti Vorrei Sollevare, Una Poesia Anche Per Te, Qualcosa Che Non C'È e Rainbow.
Nota: 5.0

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Classifiche

No primeiro Classifiche do ano, temos o retorno de Arrivederci, Mostro!, do Ligabue, às primeiras posições, seguido de perto pelo ótimo "Chocabeck", do Zucchero, que em breve aparecerá em um Classifiche: I Commenti. Também tem boa vendagem os novos álbuns de Elisa (cuja resenha vocês verão muito em breve), Eros Ramazzotti e Alessandra Amoroso. Apesar de Michael Jackson liderar essa semana, gostei de ver muitos italianos entre os vinte mais vendidos, já que no Classifiche anterior o número de estrangeiros foi maior. Vamos à lista?

1. Michael Jackson - Michael
2. Negramaro - Casa 69
3. Ligabue - Arrivederci, Mostro!
4. Zucchero - Chocabeck
5. Eros Ramazzotti - 21.00: Eros Live World Tour 2009/2010
6. Elisa - Ivy
7. Alessandra Amoroso - Il Mondo In Un Secondo

8. Dalla / De Gregori - Work In Progress
9. Shakira - Sale El Sol
10. Renato Zero - Segreto Amore
11. Take That - Progress
12. Il Volo - Il Volo
13. Biagio Antonacci - Inaspettata

14. The Promise - Bruce Springsteen
15. Marco Mengoni - Re Matto Live
16. Robbie Wiliams - In  & Out Of Consciousness: The Greatest Hits 90-10
17. Mario Biondi - Yes You Live
18. Nek - Greatest Hits 1992-2010 E Da Qui
19. Paolo Conte - Nelson
20. Carmen Consoli - Per Niente Stanca


Fonte: FIMI - Federazione Industria Musicale Italiana

Lista completa aqui

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Piccoline #30

Elisa: Confesso que nos surpreendemos muito com o anúncio do lançamento de "Ivy", novo álbum da cantora, afinal "Heart" (o último álbum, cuja resenha você pode ler aqui) é tão recente... "Ivy", que será lançado no dia 30 de novembro, é um projeto composto de cd+dvd com três inéditas, um documentário de aproximadamente 50 minutos, além de releituras e duetos com Giorgia e Fabri Fibra. Sobre o dueto com a Giorgia, dada a belíssima apresentação no Amiche per l'Abruzzo, sabemos que vem coisa boa por aí, agora ficamos muito receosas sobre o dueto com o rapper. Porém, confiamos no talento e bom gosto de Elisa, assim não duvidamos que, apesar do curto espaço de tempo, entre "Heart" e "Ivy", este também seja um projeto tão bom quanto aquele.

Eros Ramazzotti: No dia 30 de novembro será lançado "Ore 21: Eros Live World Tour 2009-2010", um cd duplo+dvd, ambos live. As imagens que compõem o dvd foram gravadas durante a turnê mundial do cantor. O projeto é composto por vinte e seis músicas, desde sucessos do início da carreira do cantor como Terra promessa, Stela Gemella e Parla con me.  "Ore 21: Eros Live World Tour 2009-2010" será disponível em quatro formatos: Special Edition com o cd duplo e o dvd, além de um livro fotográfico com 40 páginas e um conteúdo extra com o documentário de Paolo Zambaldi "Appunti e note di un viaggio"; A segunda opção trata-se do cd duplo; a terceira apenas o dvd; e a quarta é uma série limitadíssima de um disco triplo, porém, em vinil!

Gianna Nannini: A rockstar italiana é mãe! Aos 54 anos, Gianna Nannini deu à luz a Penelope no dia 26 de novembro. E, agora é oficial, no dia 11 de janeiro de 2011, a cantora lançará o seu novo álbum "Io e te" inteiramente dedicado a sua filha. Compõem o disco doze faixas, sendo dessas onze inéditas e uma cover.

Ligabue: O novo lançamento de Luciano Ligabue, também no dia 30 de novembro, não se trata de um novo álbum, afinal "Arrivederci, Mostro!" foi lançado ainda neste ano. O novo trabalho de Liga é uma versão acústica do excepcional "Arrivederci, Mostro!", junto com um dvd com gravações de shows da atual turnê do cantor. O single que antecipa o lançamento de "Arrivederci, Mostro! - Tutte le facce del Mostro" é Ci sei sempre stata, cujo clipe foi gravado na Islândia. A resenha da primeira versão do álbum você pode ler aqui.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Listas #3 - Os Persistentes

Eu já tinha comentado brevemente sobre os álbuns de Gianna Nannini, Tiziano Ferro e Eros Ramazzotti que se mantinham entre os mais vendidos há dezenas de semanas. Hoje falarei também de outros campeões de vendas, gente que há mais de 30 semanas tem seus álbuns entre os mais vendidos da Itália.

Malika Ayane - Grovigli: 33 semanas
Vocês também já sabem que essa eu também não curto muito, né? Mas, ao contrário de Emma, não posso dizer que Malika não tem seus méritos. Muito em breve vocês verão a resenha deste álbum feita pela Thay.





Nina Zilli - Sempre Lontano: 33 semanas -
Adorei o cd e fico muito feliz de vê-lo fazendo uma boa trajetória. Resenha também em breve.










Gianluca Grignani - Romantico Rock Show: 36 semanas  
Sou fã declarada do Joker, amei o disco como vocês viram na resenha que já publiquei, e amo vê-lo entre os big outra vez. Que ele continue assim!!





 
Ligabue - Secondo Tempo: 43 semanas  
Trata-se de uma coletânea lançada em 2008. Espero que o excelente "Arrivederci, Mostro!", que terá sua resenha publicada em breve, siga o mesmo caminho e fique na lista por várias semanas.








Elisa - Heart: 47 semanas  
Outra de quem sou fã declarada e cujo álbum foi alvo dessa resenha. Quem acompanha o blog já sabe que amei o resultado do novo trabalho de Elisa.






Alessandra Amoroso - Senza Nuvole: 54 semanas 
Alessandra se firmou como grande cantora, e vem fazendo um bom trabalho. Gosto muito da voz dela, mas "Senza Nuvole" não me emocionou. Entrentanto, a cantora já tem novo disco na praça, "Il Mondo In Un Secondo", que já está em primeiro lugar. entre os álbuns mais vendidos. Outro dado curioso é que o álbum de estreia dela, "Stupida", também figura entre o mais vendidos nesta semana.





Eros Ramazzotti - Ali e Radici: 72 semanas Outro álbum que me agradou muito, como vocês puderam ver na resenha. Está na última posição da lista, mas ainda assim é uma trajetória excepcional.







Gianna Nannini - Dream - Solo I Sogni Sono Veri: 80 semanas  
E a rockstar italiana domina tudo! Dentre as mulheres, é a que está na lista há mais tempo. Gosto muito do trabalho dela, acho que ela tem uma sonoridade muito particular e inimitável. Merece.








Tiziano Ferro - Alla Mia Età: 100 semanas Campeão absoluto!! Tizi, que na semana passada finalmente assumiu sua homossexualidade, tem seu álbum entre os mais vendidos há incríveis cem semanas! Algo assim não é para qualquer um, hein?







Fonte: FIMI - Federazione Industria Musicale Italiana

domingo, 4 de abril de 2010

Classifiche

Quase caí da cadeira quando vi uma total desconhecida (pra mim) em primeiro lugar! Aí, a Thay me explicou que a moça é a vencedora do programa Amici desse ano... hum... Ok, Alessandra Amoroso, excelente cantora, é oriunda do programa. Mas também vieram de lá Marco Carta e Valerio Scanu, que não estão entre os meus preferidos, então falou em Amici eu já olho com desconfiança... Acabei vendo um vídeo que a Thay me passou e o que posso dizer no momento é que Emma tem uma boa voz, mas que não me cativou de primeira. Quando ouvir o cd formularei melhor minha opinião. Vamos à lista!
1 - Emma - Oltre
2 - Madonna - Sticky & Sweet Tour
3 - Loredana Errore - Ragazza Occhi Cielo
4 - Marco Mengoni - Re Matto
5 - Baustelle - I Mistici Dell'Ocidente
6 - Malika Ayane - Grovigli
7 - Noemi - Sulla Mia Pelle
8 - Nina Zilli - Sempre Lontano
9 - Alessandra Amoroso - Senza Nuvole
10 - Valerio Scanu - Per Tutte le Volte Che...
11 - Michael Jackson - This Is It
12 - Mario Biondi - If
13 - Lady GaGa - The Fame Monster
14 - Elisa - Heart
15 - Sade - Soldier of Love
16 - Black Eyed Peas - The E.N.D.
17 - Jimi Hendrix - Valleys of Neptune
18 - Mary J. Blidge - Stronger With Each Tear
19 - Vasco Rossi - Tracks 2
20 - Sal da Vinci - Il Mercante di Stelle

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Classifiche

Nova seção no blog! Agora ocasionalmente listaremos os cds mais vendidos na Itália! As listas serão sempre as fornecidas pela Federação da Indústria Musical Italiana.
Essa semana o campeão é Marco Mengoni, com seu cd Re Matto! E isso porque o rapaz não ganhou o Festival di Sanremo... A segunda italiana a figurar na lista é Alessandra Amoroso, em 5º lugar, seguida do vencedor do famigerado festival, o sem gracinha Valerio Scanu, e de Malika Ayane.
Segue a lista com os vinte primeiros colocados:
1 - Marco Mengoni - Re Matto
2 - Sade - Soldier of Love
3 - Peter Gabriel - Scratch my Back
4 - Alessandra Amoroso - Senza Nuvole
5 - Valerio Scanu - Per Tutte le Volte che...
6 - Malika Ayane - Grovigli

7 - Michael Jackson - This Is It
8 - Sonohra - Metà
9 - Lady GaGa - The Fame Monster
10 - The E.N.D. - Black Eyed Peas
11 - Vasco Rossi - Tracks 2
12 - Mario Biondi - If
13 - Massive Attack - Heligoland
14 - Noemi - Sulla Mia Pelle
15 - Gianna Nannini - Giannadream

16 - Michael Bublé - Crazy Love
17 - Gianluca Grignani - Romantico Rock Show
18 - Elisa - Heart
19 - Francesco Renga - Orchestra e Voce
20 - Tiziano Ferro - Alla Mia Età


Dentre os participantes do festival, também aparecem entre os mais vendidos:
Alle Porte del Sogno - Irene Grandi (24ª posição)
Scacco Matto - Povia (30ª posição)
Jammo Jà - Nino D'Angelo (32ª posição)
Sempre Lontano - Nina Zilli (34ª posição)
Malamorenò - Arisa (44ª posição)
Grand Hotel Cristicchi - Simone Cristicchi (47ª posição)
Irene Fornaciari - Irene Fornaciari (49ª posição)
Class of 2010 - Broken Heart College (53ª posição)
Il Linguaggio della Resa - Tony Maiello (63º posição)

Confira a lista completa com os 100 mais vendidos aqui

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Piccoline #15

Laura Pausini: O terceiro single retirado do álbum Lauralive é "Casomai", que sucede "Con la musica alla radio" e "Non sono lei".

Elisa: O segundo single retirado do álbum Heart, cuja resenha você pode ler aqui, é "Anche se non trovi le parole".

Gianluca Grignani: Depois de dois anos sem lançar nenhum novo trabalho, o cantor lançou seu novo álbum, "Romantico Rock Show", no final de janeiro.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Heart- Elisa (2009)

Desde o excelente “Pearl Days” (2004) Elisa não lançava um álbum de músicas inéditas. Demorou, mas valeu a pena, e muito. “Heart”, lançado em 13 de novembro, foi amor à primeira audição. O álbum me parece um apanhado de toda a carreira da cantora de Monfalcone, como músicas que remetem ao estilo dark-eletrônico do primeiro disco, outras que remetem ao delicadíssimo “Lotus” (2003) e ainda algumas com o tom rock’n roll de “Pearl Days”, tudo isso arrematado pelo excelente dueto com Giuliano Sangiorgi em “Ti Vorrei Sollevare”, primeiro single do disco. Confesso que esperava mais músicas em italiano, mas há só o já mencionado dueto e mais uma canção, a fofíssima “Anche Se Non Trovi le Parole”.

O álbum foi produzido pela própria Elisa, coisa que ela só tinha feito em “Lotus”, dessa vez acompanhada por Andrea Rigonat, o “namorido” da cantora e pai da filhinha dela, Emma Cecile.

 “Vortexes”, abre o disco e é de cara uma das minhas preferidas. Letra, música e vocais impecáveis. Belo jeito de começar!

“And All I Need” também achei muitíssimo boa. Aliás, o nome do disco vem do refrão dessa música. “And all I need is to go back to the start, just erase our time apart 'n make sure that it's still you and I'll be speaking to your heart.”

Agora a primeira em italiano: “Anche Se Non Trovi le Parole”. Achei uma graça. Pensei que logo enjoaria dela, pois considero os vocais um tanto cansativos, mas ocorreu justamente o contrário, passei a gostar mais dela com o tempo. A menção ao cuore (Heart) também está no refrão dessa.

“This Knot” puxa para o estilo dos primeiros discos, ou talvez numa mistura de “Pipes & Flowers” e “Pearl Days”. Gosto bastante, em especial da ponte.


“Mad World” é a minha primeira queridinha desse disco! Amei profundamente.  Na verdade, trata-se de um cover do Tears for Fears, que Elisa começou a cantar nos shows durante o tour Mechanical Dream. Caiu tão bem em seu repertório que ela acabou gravando. Aliás, geralmente amo os covers de Elisa. Ela é o tipo de cantora que dificilmente consegue estragar as canções alheias. A canção começa calminha, quase introspectiva, e sobe gradualmente até terminar num rockinho muito legal, com direito a guitarras e gritinhos. A-M-E-I.


Agora vem “Ti Vorrei Sollevare”, que eu já tinha ouvido e amado. Achei um dueto perfeito, onde as vozes se combinaram muito bem, além de ter melodia e letra lindas. Apesar de comentarem  por aí que a música é muito comercial, o que importa se eu achei maravilhosa? Quando eles começam a cantar a ponte eu sempre me arrepio: Vorrei viaggiare su ali di carta con te, sapere inventare!! Ops! Me empolguei!  Em breve, farei um post sobre o clipe dessa canção...

 “Your Manifesto” parece mais um rockinho saído diretamente de “Pearl Days”. ADORO! E olha que Elisa nem anda mais pagando de roqueira por aí como umas e outras. Antigamente ela era mais louquinha, tinha franja assimétrica, mais piercings. Agora mamãe Elisa está comportadíssima.


“The Big Dipper” é a minha preferida! Lembra muito o estilo do CD “Lotus”, meu preferido. Achei linda, delicadíssima, intensa. A sonoridade levemente indiana me faz viajar e tenho vontade de sair rodopiando pela sala, sabe? É a mesma vontade que me dá ao ouvir “Dancing”, uma das músicas que eu mais amo entre todas de todos os cantores do mundo inteiro.

“Someone To Love” é mais uma boa canção, embora não tenha ficado entre as minhas preferidas. Sei lá, me parece comum, e nem se compara a “Poems by God”, essa sim uma queridinha. Gosto muito da melodia e da letra, uma das melhores desse disco.

“Coincidences” é outra que ouço à exaustão! Mas depois dela é que vem a bomba, no melhor sentido possível. “Lisert” foi uma canção à qual não dei muita atenção quando ouvi pela primeira vez, mas a partir da segunda audição, me apaixonei. Coisa mais linda o refrão! A guitarra do começo dá a ideia de que vai ser mais um rockinho, mas não, ela é algo lindo e inexplicável.  Caí de amores para sempre! Impecáveis os vocais, letra profunda.


“Forgiveness” é a única música que me deixa com o pé atrás. Não gostei do dueto com o tal de Antony Hegarty, do Antony And The Johnsons, que eu não sei quem é, nem faço questão de saber, porque não gostei mesmo dele. Não funcionou como o dueto com Giuliano Sangiorgi. Além disso, essa música me lembra alguma coisa que eu não sei o que é. Não fui mesmo com “a cara”. O arranjo é lindo, mas a voz do sujeito me irrita. Talvez se Elisa cantasse sozinha minha impressão fosse melhor.

“Dot In The Universe” encerra o disco de forma descompromissada. A melodia me lembrou “A Prayer”, que encerra o álbum “Lotus”, especialmente no refrão, mas é um jeito fofinho de encerrar o trabalho.



Concluindo, digo que “Heart” foi um agradabilíssimo retorno de Elisa às inéditas, falhou apenas na quantidade de músicas em italiano. Duas é muito pouco! Tá bom que, “Pearl Days” não tinha nenhuma e depois saiu uma versão de “Life Goes On”, mas poxa, queria mais. Ainda vou ficar na esperança de um single ou EP com versões em italiano, mas já sabendo que é praticamente impossível. Fora isso, amei o álbum. É Elisa em excelente forma como compositora, produtora e cantora.


Melhor(es) música(s): Lisert, Ti Vorrei Sollevare, The Big Dipper, Poems By God


Pior(es) Música(s): Forgiveness

Nota: 9.5


Site oficial: www.elisaweb.net


sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Piccoline #13

Elisa: A cantora sairá em turnê a partir de abril ao ano que vem (2010), nos shows além de músicas de "Heart", seu último trabalho, cantará os grandes sucessos da sua carreira. Nós nos perguntamos: Emma Cecile fica em casa ou sai em turnê com a mamãe? E outra coisa... Se tiver uma turnê mundial você bem que poderia dar uma chegada por essas terrinhas aqui, hein, Elisa?

Raf: "Soundview" é o título do mais recente trabalho do cantor, lançado no final de outubro. Trata-se de um CD + DVD gravados no show do dia 27 de fevereiro de 2009 no Forum de Assago, em Milão. O álbum comemora os 25 anos de carreira de Raf.

Gianna Nannini e Giorgia: Uma nova versão do álbum "Giannadream - Solo i sogni sono veri" será publicada e contará com um dueto inédito da cantora de Siena e da cantora de Roma, na música Salvami. Provavelmente, a parceria é fruto do Amiche per l'Abruzzo. E o DVD do show, será que algum dia sai?

Giorgia: A cantora romana está grávida de seis meses do seu companheiro, Emanuel Lo. Esperamos que a criança nasça com os dotes vocais da mãe.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Piccoline #12

Laura Pausini: “Con la musica alla radio” é a primeira canção inédita do disco LauraLive. Não entendi o porquê de lançar um álbum ao vivo agora. Acho o San Siro tão recente...

Elisa: O novo disco da cantora, que se chamará Heart, será lançado em 13 de novembro. O primeiro single, “Ti Vorrei Sollevare”, com participação de Giuliano Sangiorgi, do “Negramaro” já está nas rádios.

Giusy Ferreri: O single “Il cielo è sempre più blu” antecipa o lançamento de “Fotografie”, segundo álbum completo da cantora siciliana, a ser lançado em 20 de novembro.

Francesco Renga: Finalmente o tão aguardado disco de Renga será lançado. O álbum se chamará “Orchestra e Voce” e trará o cantor interpretando canções do fim dos anos 60.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Amiche per l'Abruzzo em números


Gente, o show foi tuuuudo, não foi?
Publicaremos logo as nossas opiniões, certamente ainda terão outros posts sobre esse evento único para a música italiana e mundial.
Passado o show, os números envolvidos nesse espetáculo vão sendo divulgados. Alguns deles são:

  • 44 cantoras passaram pelo palco do San Siro;
  • 440 minutos de show;
  • 55.613 mil espectatores no estádio;
  • 12 rádios transmitindo em rede unificada;
  • 1 milhão e meio de euros arrecadados.
Para finalizar, deixo vocês com algumas fotos do show:

Carmen Consoli, Elisa, Fiorella Mannoia, Laura Pausini, Giorgia

Laura Pausini e Giorgia

Fiorella Mannoia e Laura Pausini

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Amiche per l'Abruzzo

Quem acompanha as notícias da Música Italiana deve saber do grande evento que acontecerá no estádio San Siro no dia 21 de junho: Amiche per l'Abruzzo.

Quem não sabe a gente explica:
No mês de abril desse ano a região italiana de Abruzzo sofreu abalos sísmicos que devastaram parte de seu território. Várias pessoas ficaram desabrigadas por causa da tragédia. Diante dessa catástrofe, muitas personalidades se mobilizaram para ajudar as vítimas de Abruzzo. Uma delas foi a cantora italiana Laura Pausini, que teve a iniciativa de reunir as outras cantoras italianas para evento beneficiente no estádio San Siro no dia 21 de junho de 2009. O espetáculo, inédito na música italiana, será transmitido por treze rádios italianas e estima-se arrecadar cerca de 1 milhão de euros para ajudar as vítimas.


São, além de Laura Pausini, madrinhas deste evento: Elisa Toffoli, Fiorella Mannoia, Gianna Nannini e Giorgia. No entanto, mais de 50 cantoras italianas participarão do espetáculo. Algumas delas são: Alice, Alessandra Amoroso, Arisa, Malika Ayane, Rachele Bastreghi, Leda Battisti, Simona Bencini, Loredana Bertè, Laura Bono, Chiara Canzian, Rossana Casale, Caterina Caselli, Carmen Consoli, Aida Cooper, Cristina D’Avena, Grazia Di Michele, Dolcenera, Giorgia, Giusy Ferreri, Fiordaliso, Irene Fornaciari, Dori Ghezzi, Irene Grandi, Jo Squillo, Karima, La Pina, Patrizia Laquidara, L’Aura, Mietta, Milva, Andrea Mirò, Simona Molinari, Nada, Mariella Nava, Nicky Nicolai, Noemi, Anna Oxa, Paola e Chiara, Nilla Pizzi, Patty Pravo, Marina Rei, Donatella Rettore, Antonella Ruggiero, Senit, Spagna, Syria, Anna Tatangelo, Tosca, Paola Turci, Ornella Vanoni, Iva Zanicchi.
Vale ressaltar que nunca antes foi realizado um evento dessas proporções nem na Itália e nem no mundo.
No entanto, para quem gostaria de ver ao vivo e não só escutar, infelizmente temos que dizer que a não ser que você esteja no San Siro no dia 21 de junho não será possível. O show será transmitido apenas por rádio, já que posteriormente, será lançado um dvd.
Isso, não significa que você tenha que acompanhar o show sozinho. Nada disso! Podemos acompanhar o espetáculo juntos. Como? Aqui no blog! As colaborados do blog Música Italiana estarão on-line publicando conteúdo continuamente durante todo o show por meio do "live blogging" que permite, inclusive, que comentários dos leitores sejam publicados.
Ok, você deve estar se perguntando por que acompanhar juntos? Porque será uma oportunidade única de compartilharmos opiniões, comentários e mesmo curiosidades sobre as nossas cantoras italianas preferidas ao mesmo tempo em que o show ocorre. Por esse motivo, esperamos você no domingo a partir das 11 horas e 40 minutos da manhã (horário de Brasília) para acompanharmos juntos o maior evento da música italiana!

Data: 21/06/2009 (domingo)
Horário: 11h e 40min (horário de Brasília)

Site oficial do Amiche per l'Abruzzo: http://www.amicheperlabruzzo.com/

Rádios que transmitirão o show:
Radio RAI (http://www.rai.it/dl/portale/radio.html)
Radio 101 (http://www.r101.it/)
Radio 105 (http://www.105.net/)
Radio Monte Carlo (http://www.radiomontecarlo.net/)
Virgin Radio (http://www.virginradioitaly.it/)
Radio Deejay (http://www.deejay.it/)
Radio Capital (http://www.capital.it/)
M2O (http://www.m2o.it/)
Radio Kiss Kiss (http://www.kisskiss.it/)
RTL 102,5 (http://www.rtl.it/)
Radio Italia (http://www.radioitalia.it)
RDS (http://www.rds.it/)
Radio 24 (http://www.radio24.ilsole24ore.com/)