E a melhor banda de hip hop da Itália mostra que o seu último trabalho, o álbum "Tutto da capo", lançado em 11 de setembro, valeu realmente a espera. O terceiro single do disco é a ótima V.A.I., que felizmente ganhou um clipe. Há de se admitir que, ao contrário de vários artistas italianos, os rapazes do Gemelli DiVersi sabem fazer bons clipes.
V.A.I. segue a mesma linha de alguns trabalhos anteriores do grupo, se você não simpatiza com o grupo, dificilmente vai mudar de ideia assistindo ao videoclipe. Contudo, para os já fãs do Gemelli DiVersi, o atual single mantém o padrão de qualidade que já é de se esperar nos projetos de Grido, Thema, Strano e THG. Eu, por exemplo, fiquei escutando a música repetidamente para fazer essa postagem e foi um prazer!
Alessandra Amoroso: Urlo e non mi senti é o segundo single retirado do álbum "Il mondo in un secondo". A música foi escrita por Francesco Silvestre, vocalista da banda Modà, e é uma das preferidas da cantora deste álbum.
Dolcenera: No final de novembro, a cantora terminou de gravar o seu próximo álbum que será lançado no ano que vem, outro pelo qual aguardaremos ansiosamente. O último trabalho lançado pela talentosíssima cantora, que já venceu o Sanremo na categoria Giovani (2003 com Siamo tutti là fuori), foi "Dolcenera nel paese delle meraviglie" lançado no ano passado.
Gemelli Diversi: Parece que finalmente a espera chega ao fim! THG, o DJ do grupo, anunciou recentemente que o grupo lançará um novo álbum no próximo ano. Além disso, também forneceu uma informação que não esperávamos: Grido, um dos rappers do grupo, lançará seu primeiro álbum solo nos primeiros meses de 2011.
Gianna Nannini: Conforme já anunciamos aqui, "Io e te" será o próximo álbum a ser lançado pela cantora. A mais recente notícia é sobre o single que antece o lançamento do disco. Trata-se de Ogni tanto que já está tocando nas rádios desde o começo desse mês.
Nathalie: Diferentemente do que se imaginava não foi o exótico Nevruz ou o queridinho das adolescentes Davide Mogavero que ganhou o programa televisivo italiano X-Factor. Foi Nathalie! E assim, pela primeira vez nas quatro edições da atração foi uma mulher que ganhou. No dia 30 de novembro foi lançado o primeiro EP da cantora intitulado "In punta di piedi" que é composto por cinco faixas, das quais quatro são covers já interpretados pela cantora durante o X-Factor. A faixa inédita a compor o disco é justamente a que dá título ao EP. E além disso, corre o boato de que será Nathalie que representará a volta do país no famosissímo Eurovision depois de 13 anos! Vale destacar que a participação da Itália no festival europeu é certa, a dúvida é apenas quem representará o país.
Estamos na reta final do ano de 2010 e esperamos ansiosamente pelo lançamento de álbuns que estão previstos para o fim desse ano ou início do próximo. Por isso, fizemos uma breve lista para que vocês, queridos leitores, fiquem ansiosos como nós. =)
1. Gemelli Diversi: Aguardamos com MUITA ansiedade o próximo disco do melhor grupo de Hip Hop da Itália. O último trabalho lançado pelo quarteto foi "Senza fine - 98-09", como o título já explicita, lançado no ano passado, no mesmo período em que o grupo participou do Festival di Sanremo. A resenha do último álbum, você pode ler aqui.
2.L'Aura: A cantora está um pouco mais "sumidinha". Seu último álbum foi lançado em 2008. De acordo com informações no blog atualizado pela própria cantora no seu site, o seu próximo álbum será dividido em dois EPs, e o primeiro está quase pronto. Aliás, a cantora disse que conseguiu recentemente concluir uma música para a qual buscava um refrão há tempos, e quem colaborou foi Andrea Amati. Para quem não recorda do nome, Andrea Amati já escreveu músicas para, dentre outros, Nek. Aliás, falando nele...
3.Nek: O último álbum lançado pelo cantor, "Un'altra direzione", foi disco de ouro durante o período de pré-venda. E só com essa informação já dá para perceber o quanto qualquer novo álbum do cantor de Sassuolo é esperado pelos fãs. O próximo álbum de Nek está previsto para ser lançado no fim deste ano e contará com um dueto com a cantora espanhola Marta Sanchez.
4.Laura Pausini: Seja para elogiar ou não, todo novo disco da Laura Pausini causa euforia nos fãs e na imprensa italiana. O último lançamento da cantora foi "Laura Live World Tour 2009", compilação de sucessos da carreira juntamente com três canções inéditas, vendidos num combo CD+DVD. Laura havia anunciado que faria uma pausa de dois anos na sua carreia para ser mãe. Depois a pausa passou para um ano, e as últimas informações foram as de que a cantora estaria trabalhando no próximo álbum. Seja logo ou somente depois do nascimento do herdeiro, aguardamos o próximo álbum desde já.
5. Tiziano Ferro: Os últimos lançamentos do cantor são o álbum "Alla mia età" (2008, mas que ainda figura na lista dos 100 mais vendidos da Itália) e o dvd "Alla mia età - Live in Rome"(2009). Os fãs contudo, aguardam ansiosamente um novo lançamento. Enquanto isso, o cantor lançou o sua autobiografia: Trent'anni e una chiacchierata con papà, que foi anunciada como um livro revelador...
O mundo está em clima de Futebol. E o blog Música Italiana não pode ficar de fora. Assim, selecionamos músicas italianas dos mais variados estilos que falam de futebol. E para fazer essa lista, contamos com a preciosa ajuda do italianíssimo Giorgio, que nos indicou quatro das cinco músicas abaixo. Grazie, Gio! Então, caros leitores, aproveitem e entrem no clima da Copa do Mundo de Futebol!
5. Tu corri! – Gemelli Diversi
Os ‘meninos’ do Gemelli Diversi adoram futebol. Thema, um dos rappers, chegou a jogar profissionalmente quando jovem e alguns membros fazem parte do time “Nazionale Italiana Cantanti”*. Tu corri! faz parte do álbum “Fuego” de 2006.
4. 883 – La dura legge del gol
La dura legge del gol compõe o álbum de mesmo nome lançado pelo grupo em 1997. E como o Giorgio muito bem apontou, tanto esta música como as duas seguintes tratam de temas do cotidiano parafraseados com o futebol.
3. Francesco De Gregori – La leva calcistica della classe ‘68
La leva calcistica della classe ’68 integra o álbum “Titanic”, oitavo da carreira de Francesco De Gregório, lançado em 1982.
2. Luciano Ligabue – Una vita da mediano
A música, escrita e interpretada por Luciano Ligabue, foi o primeiro single extraído do álbum Miss Mondo (1999). Na música menciona-se Gabriele Oriali, jogador da Internazionale e da seleção italiana em 1982.
1. Gianna Nannini e Edoardo Bennato – Un’estate italiana (Notti magiche)
A música que também é conhecida pelas primeiras palavras do refrão “Notti magiche” foi a música oficial da Copa do Mundo da Itália em 1990 e o single mais vendido no país naquele mesmo ano.
* Nazionale Italiana Cantanti é um time de futebol formado por cantores italianos fundado em 1981 por Mogol, Claudio Baglioni, Paolo Mengoli e Gianni Morandi. O funcionamento do time é semelhante ao de um time 'normal', com exceção de que o objetivo é a filantropia. O site oficial da Nazionale Italiana Cantanti é: http://www.nazionalecantanti.it/
Há quem diga que "Dia dos namorados" é apenas uma data comercial e que só é divertida para quem tem uma pessoa especial. Independente dos nossos leitores terem ou não alguém especial, elaboramos uma lista que acreditamos possa agradar tanto os apaixonados quanto os não-apaixonados. São cinco belas músicas italianas que falam de amor... E quem sabe não serve de inspiração para alguma declaração amorosa?
5. Arisa - Sincerità Já falamos inúmeras vezes sobre a Arisa e muitas sobre essa música também. Assim, começamos nossa lista com essa música romanticamente fofa ou 'fofamente' romântica?
4. Gigi D'Alessio - M'innamorerò sempre di te
Que Gigi, de quem falamos recentemente sobre sua futura parceria com Ivete Sangalo, é um dos atuais mestres do romantismo italiano não é segredo algum. Por esse motivo, ele não podia faltar nesta lista.
3. Gemelli Diversi - Tu no
E quem foi que disse que no hip hop não tem romantismo? Os nossos queridíssimos Gemelli Diversi sabem falar de amor, sim. Ok, eles tem um romantismo a moda deles, mas ainda assim romantismo.
2. Giorgia - Di sole e d'azzurro
Se Gigi é um dos mestres do romantismo italiano, Giorgia é uma das rainhas. Das inúmeras músicas que tem como tema o amor, selecionamos da lindíssima Di sole e d'azzurro, segundo lugar no Festival di Sanremo de 2001.
1. Laura Pausini - Un'emergenza d'amore
E para concluir com chave de ouro, ninguém menos que Laura Pausini. E não foi nada fácil escolher uma. Due innamoratti come noi ficou cotadíssima para participar da nossa seleção. Por isso, recomendamos a audição dessa também.
Geralmente quando se fala em Música Italiana, logo vem à mente ou uma tarantela ou uma ópera. É tão natural quanto pensarem que no Brasil só existe samba... Quem conhece minimamente a música do país da bota sabe que a verdadeira Música Italiana vai muito além desses dois estilos, mas como esses são os mais famosos internacionalmente são os mais facilmente lembrados. Tanto que pode haver quem pense que não "música jovem" na Itália e que os jovens escutem apenas ópera. Para esses nós diremos: não é bem assim. Tanto que a mais nova seção do blog, "Listas", vai estreiar relacionando 5 artistas que fazem músicas para os jovens e que nós gostaríamos de apresentar aos nossos leitores. Então, vamos lá!
1. Gemelli Diversi Os "meninos" do Gemelli DiVersi (ou GdV) já não são tão meninos assim. Mas mesmo já estando bem perto de serem quarentões continuam fazendo as garotas (e não tão garotas) suspirarem e ter a simpatia também dos garotos por cantarem para os jovens. O grupo de hip hop é formado por dois rappers (Thema e Grido), um cantor (Strano) e um DJ (THG) e já possui mais de 10 anos de carreira, sem nunca ter mudado de formação. Possuem músicas com letras românticas (Tu no, Un'altro ballo), sendo algumas até mesmo ingênuas, outras engraçadas (Quella cosa, Whisky e Margarita) e outras com críticas sociais (Mary, Vivi per un miracolo). Participaram do último Festival di San Remo com a música "Vivi per un miracolo" e o último cd lançado foi a compilação dos maiores sucessos "Senza fine - 98-09", cuja resenha você pode ler aqui. O atual single é "Nessuno è perfetto". Das várias músicas lançadas pelo grupo, destacamos: Mary, Tu corri..., Icaro e Un'altro ballo. 2. Sonohra Sonohra, que também já se chamou "Prince of Galles", "2ttO" e "Domino", é uma dupla italiana formada pelos irmãos Luca e Diego Fainello. Ganharam destaque na Itália após vencerem o Festival di Sanremo do ano passado na categoria "Nuove Proposte" com a música "L'amore". O primeiro, e até o momento único, álbum da dupla pop intitulado "Liberi da sempre", ("Love show", na versão internacional) na sua versão original possui músicas em inglês e italiano. Na versão lançada nos países da América Latina de língua espanhola, o álbum foi lançado com a inclusão de versões de músicas em espanhol. Os irmãos cantores já estiveram no Brasil para divulgar o seu trabalho, tendo até mesmo um hotsite em português: www.sonohra.com.br. Dois domingos atrás (30/08/2009), participaram do Programa Domingo Legal cantando Love Show (principal música de trabalho) e Love's here (versão em inglês de "L'amore). Os vídeos da apresentação poder ser vistos aqui, aqui, aqui e aqui. Do Sonohra, recomendamos: L'amore e Salvami.
3. Studio 3 O Studio 3, desde o seu lançamento, há 4 anos, se intitula a "boy band italiana". E esta é, sem dúvida, a definição mais adequada para o grupo formado por Vetro, Marco Venturini e Gabriel (que entra a partir do segundo álbum, subtituindo Gino). Os meninos, que assim como o GdV também arrancam suspiros das meninas, já lançaram 4 álbuns, sendo o último um "The best of", contendo, além dos principais sucessos do grupo, duas canções inéditas: Non deve mancare e Sto quasi bene. Sto quasi bene concorreu na competição alternativa do Festival di Sanremo deste ano, em que a votação era pela internet. Depois de liderarem por boa parte, no dia anterior ao término da votação foram ultrapassados por "Ania" com a sua "Buongiorno, gente" e conseguiram apenas o segundo lugar. As músicas são boas, mas nada de muito espetacular se compararmos com outras boy bands, e os meninos são afinados, como, em tese, são todos os integrantes de grupos dessa natureza. Talvez o destaque do grupo seja Marco Venturini e a sua voz rouca, bem à italiana. Como destaque do Studio 3, apontamos: Solo te, Lentamente, Amore incontenibile e Forse un angelo.
4. Finley Finley é uma banda de pop punk. Tem como integrantes Pedro, Dani, Ka e Ste, que estão desde a formação original em 2003. O primeiro álbum da banda, "Tutto è possibile" foi lançado em 2006, o qual foi precedido por "Adrenalina" (2007) e "Adrenalina 2" (2008). Participaram do Festival di Sanremo de 2008, onde conseguiram a surpreendente 6ª colocação com a música "Ricordi". Do grupo, destacamos Tutto è possibile, Diventerai una Star e Sole di settembre, todas do disco de estreia.
5. dARI Assim, como o Finley (aliás são bem semelhantes a eles), dARI é uma banda de pop. Surgiu inicialmente como um projeto solo do guitarrista e vocalista da banda Dario Pirovano (Dari). A atual formação do grupo conta com Fab, Cadio e Fasa. Lançaram um álbum (2008), um EP (2009), um livro com a biografia oficial (2009) e seis singles. Ainda que definam o som que produzem como ao estilo "Emotronik" (eletrônica emocional), talvez seja mais acertado defini-los como algo entre o emo e o punk. Outro ponto a se destacar é que o visual da banda lembra o do adotado pelo Tokio Hotel. O maior sucesso da banda é Wale, mas recomendamos Non pensavo, em especial a versão com Max Pezzali.
O último clipe lançado pelo grupo Gemelli DiVersi foi "Nessuno è Perffetto". Essa é a terceira e última música inédita da compilação “Senza Fine”. É uma boa música, com uma pegada “dance”. E a letra é bastante interessante. Gosto dos questionamentos bem humorados que os rapazes fazem ao longo do texto. Lamento apenas a digitalização da voz do Strano, como já comentei ao fazer a resenha do cd. Sobre o clipe, apesar de um tanto “insano”, posso dizer que gostei. É um "zapear" de canais da TV, onde passam quatro "filmes" diversos. Os rapazes do grupo aparecem representando papéis em cada um deles. No primeiro, vemos Grido dirigindo um filme "B". Depois, Thema aparece vestido de bárbaro (ou seria despido? A barriga “tanquinho” está à mostra!). THG faz um marido traído no terceiro, e no quarto, Strano... bom, não vou estragar a surpresa do final! Intercalando as cenas dos filminhos, eles aparecem cantando a música. Gostei particularmente dessas cenas, não sei o porquê, afinal tem partes onde só se ouve a voz do Strano e o THG aparece cantando mesmo assim... Enfim, é um clipe bastante maluco, mas delicioso de ver! Pelo menos para mim! Vocês podem conferir o vídeo no canal oficial do grupo no You Tube. http://www.youtube.com/user/gemellidiversi
Vasco Rossi: No dia 15 de maio foi lançado o quarto single do álbum "Il mondo che vorrei": Colpa del whisky. Vale lembrar que Vasco Rossi lidera a lista dos DVDs mais vendidos na Itália.
Laura Pausini: O show do tour mundial em Copenhagen foi cancelado. O motivo: cansaço vocal. E também sobre a Laura Pausini: é dela o tema de abertura da novela da Rede Record, "Poder Paralelo". A música é "Bellissimo così", faixa integrante do álbum "Primavera in anticipo". A resenha sobre o álbum você pode ler aqui.
Sonohra: Se você ouviu uma dupla chamada "Sonohra" cantando em espanhol, mas ficou na dúvida sobre a nacionalidade deles, nós respondemos: são italianos. E venceram o Festival di Sanremo de 2008 na categoria Giovane com a música "L'amore". Você pode saber mais sobre a dupla, visitando o site oficial: http://www.sonohra.it/
Gemelli DiVersi: Sucedendo "Vivi per un miracolo", "Nessuno è perfetto" é o segundo single retirado do best of do Gemelli Diversi, "Senza Fine. 98-08 The Greatest Hits".
Anna Tatangelo: A cantora perdeu o bebê que esperava do também cantor Gigi D'Alessio, notícia presente no Piccoline #4.
Conheci essa banda há relativamente pouco tempo. Já tinha ouvido falar, mas nunca tinha me interessado em saber do que se tratava. Até que a Thay comentou que gostava e me mandou umas músicas e... foi amor à primeira audição! “Mary”, “Tu No” e “Icaro” foram as primeiras músicas deles que ouvi. Um soco no estômago!
Agora eles acabam de lançar esse best of, lotado dos carros-chefes da carreira, e com três músicas inéditas, mais um remix, que eu prefiro chamar de releitura, de “Bboy-Bband”.
“Vivi Per un Miracolo” abre o cd. Foi com essa música que eles participaram do Festival de Sanremo, sobre o qual já falamos. Eu adoro a música, a letra é forte, os rappers em boa forma, mas não gosto do efeito eletrônico na voz do Strano. Ele é um grande cantor, tem uma bela voz e é verdadeiramente bom cantando ao vivo. Seria um ponto forte ir a Sanremo com uma música que se sustentasse na voz dele, como “Icaro” e não nos dois rappers, Thema e Grido. Mas a música vale a pena.
A segunda música inédita é “Senza Fine”, que dá nome à coletânea. Simplesmente adorei! A música começa com um diálogo entre o DJ, THG, e sua filhinha Nicole. Uma fofuraaaaaa! E logo depois começa a pancadaria. Rap pesado, com participação de Space One (não faço a mínima ideia de quem seja. Sei apenas que participou de uma música do disco “4x4"). Participação também de J-Ax, irmão do Grido, que também é rapper, e a quem Nicole anuncia com tamanha empolgação! Tem um monte de palavrões na letra, mas é o estilo deles e combina com o “peso” desse rap. Eles não estão aí para posarem de certinhos, até porque não são mesmo. Grido andava com uma camisa que dizia “cannabino”. Lembra algo? Cannabis sativa, não? Hihihi! Abafa!
“Nessuno è perfetto” é a última inédita. Tem um quê meio “dance”, e eu gosto disso também, mas lá vem Strano outra vez com a voz digitalizada. Aí não gosto tanto assim... Mas é uma boa música.
Depois dessas, começam os mega sucessos da carreira. “Un’Attimo Ancora” é inédita para mim, apesar de ter sido o primeiro sucesso deles. E com razão fez sucesso. É excelente! A cantora que faz o refrão, Jenny B, é ótima. Aliás, o refrão foi tirado de uma canção do Pooh (não, não é o ursinho Pooh!). Trata-se de uma banda italiana “das antigas” e a música se chama "Dammi Solo un Minuto".
Em seguida “Ciò Che Poteva Essere”. No mesmo estilo da anterior e tão boa quanto, Strano e uma cantora que eu não sei quem é, num belo refrão. “Sarà il Cemento” e “Musica” são outras inéditas para mim, e eu não gostei delas. “Chi Sei Adesso” também não me agrada muito. “Anima Gemella” tem participação de Eros Ramazzotti. O refrão é um trecho de “Stella Gemella”, música do Eros e regravada por Laura Pausini, no disco Io Canto (2006). Aliás, eu amo essa música. Foi uma das primeiras do Eros que eu ouvi.
Agora só vem pancada! “Tu No”! Wow! Essa eu amo, amo, amo, amo! PERFEITA! Depois, eles atacam com “Mary”, outra simplesmente perfeita, retirada do álbum “Fuego” (2002). Strano em excelente forma, video clipe em estilo “filminho”, também perfeito. É uma historinha triste, com final feliz, e que final (do clipe e da música, com aquele coro lindo). “Tu Corri” é do mesmo disco de “Mary” e acho as duas parecidas no que diz respeito à letra. Aquela não tem a força desta, mas é uma boa canção. Tem Strano com a voz um pouco digitalizada também...
“Un Altro Ballo”. Uma música diferente, uns sons meio árabes, sei lá. A princípio, não gostei. Mas fui ouvindo e deixando de achar estranha e em pouco tempo já adorava a música e estava repetindo o refrão sem parar. É do disco “Reality Show” (2004).“Fotoricordo” é do mesmo disco. Uma canção boa. Ponto. Agora as canções do álbum “Boom!” (2007): “L’istruzione per l’(ill)uso” e “Icaro”. Dois estilos totalmente diferentes. Duas canções excelentes. Para fechar, a releitura de “Bboy-Bband”, renomeada de "Bboyband Revolution". Eu adoro a música original. Gostei dessa versão, mas cortaram sem cerimônia a ponte* que o Strano cantava!! Ódio! Eu amava essa ponte! Mas enfim, ficou boa a versão com o Rezophonic. E essa música tem uma letra muito interessante, fala da carreira deles, de como foram comparados com o Take That. “Paragoni me con i Take That sul giornalino, ma ignori che il nome boyband è nato per i Beatles"**, dizem os rapazes, e eu babo. Belo encerramento do disco, ressaltando apenas que eu adoraria ter a ponte cantada pelo Strano de volta nessa versão, mas fazer o quê se eles não quiseram?
Melhor(es) faixa(s): Senza Fine, Vivi Per Un Miracolo, Tu No, Mary, Icaro Pior(es) faixa(s): Sarà Il Cemento, Musica. Nota: 7,5
*Ponte é aquela parte da música que liga os trechos ,e que não é repetida. Geralmente é o “ponto alto” da canção. **Você me compara com o Take That na revista, mas ignora que o substantivo boyband foi criado para os Beatles.