Mostrando postagens com marcador Francesco Renga. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Francesco Renga. Mostrar todas as postagens
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
Sanremo 2012 - Categoria Artisti
Segue, abaixo, a lista dos cantores que concorrerão na categoria dos artistas já consagrados no Festival di Sanremo desse ano. Vale lembrar que a partir de amanhã, em parceria com o blog JanelaEsc, faremos uma cobertura supercompleta do Festival desse ano! Não deixe de conferir!
1. Arisa - La notte
Participações anteriores no Festival di Sanremo: 2009 e 2010.
Vale a pena conferir: Sincerità
Leia também: Resenha de Malamorenò (2010).
2. Samuele Bersani - Un pallone
Participação anterior no Festival di Sanremo: 2000.
Vale a pena conferir: Spaccacuore
3. Pierdavide Carone e Lucio Dalla - Nanì
Participação anterior no Festival di Sanremo: Carone - nenhuma; Dalla - 1966; 1967; 1971 e 1972.
Vale a pena conferir: Dalla - Caruso
4. Chiara Civello - Al posto del mondo
Participação anterior no Festival di Sanremo: nenhuma.
Vale a pena conferir: Resta
Leia também: Dica do Leitor #7
5. Matia Bazar - Sei tu
Participação anterior no Festival di Sanremo: 1977; 1978; 1983; 1985; 1988; 1992; 1993; 2000; 2001; 2002 e 2005.
Vale a pena conferir: Messagio d'amore
6. Gigi D'Alessio e Loredana Berté - Respirare
Participação anterior no Festival di Sanremo: D'Alessio - 2000; 2001 e 2005; Berté: 1986; 1988; 1991; 1993; 1994; 1995; 1997; 2002; (excluída em 2008).
Vale a pena conferir: Gigi D'Alessio - M'innammorerò sempre di te; Berté - Sei bellissima.
Leia também: Buon compleanno Gigi D'Alessio
7. Dolcenera - Ci vediamo a casa
Participação anterior no Festival di Sanremo: 2003; 2006 e 2009.
Vale a pena conferir: Com'è straordinaria la vita
Leia também: Buon compleanno Dolcenera
8. Irene Fornaciari - Grande mistero
Participação anterior no Festival di Sanremo: 2009 e 2010.
Vale a pena conferir: Il mondo piange
Leia também: Resenha Irene Fornaciari (2010)
9. Eugenio Finardi - E tu lo chiami Dio
Participação anterior no Festival di Sanremo: 1985 e 1999.
Vale a pena conferir: Oggi ho imparato a volare
10. Noemi - Sono solo parole
Participação anterior no Festival di Sanremo: 2010
Vale a pena conferir: Briciole
Leia também: Noemi feat. Fiorella Mannoia - L'amore si odia
11. Marlene Kuntz - Canzone per un figlio
Participação anterior no Festival di Sanremo: nenhuma
Vale a pena conferir: Musa
12. Emma Marrone - Non è l'inferno
Participação anterior no Festival di Sanremo: 2011
Vale a pena conferir: Calore
Leia também: Resenha de Oltre (2010)
13. Francesco Renga - La tua belleza
Participação anterior no Festival di Sanremo: 1991 (con i Timoria); 2001; 2002; 2005 e 2009.
Vale a pena conferir: Un giorno bellissimo
Leia também: Renga - Do Sanremo para o mundo
14. Nina Zilli - Per sempre
Participação anterior no Festival di Sanremo: 2010
Vale a pena conferir: 50mila
Marcadores:
*Sanremo,
Arisa,
Chiara Civello,
Dolcenera,
Emma,
Eugenio Finardi,
Francesco Renga,
Gigi D'Alessio,
Irene Fornaciari,
Loredana Berté,
Lucio Dalla,
Matia Bazar,
Nina Zilli,
Noemi,
Pierdavide Carone,
Samuele Bersani
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
Sanremo 2011 - Impressões finais
A impressão final que temos da 61ª edição do Festival della Canzone Italiana di Sanremo é que esta foi uma das mais fracas edições dos últimos anos. Disse que a 60ª edição tinha sido morna, bom esta está mais para fria mesmo.
Bom, continuando de onde parei no post anterior sobre o evento, na terceira noite houve a classificação de mais dois jovens para a final da categoria: Micaela e Roberto Amadè. Assim, a final foi entre: Serena Abrami, Raphael Gualazzi, Micaela e Roberto Amadè. Surpreendentemente, Serena Abrami ficou na quarta posição e parece até mesmo ela ficou surpresa. O terceiro lugar ficou com Roberto Amadè, e Micaela com o segundo. O vencedor foi Raphael Gualazzi e será ele que representará a Itália no Eurovision*. E não por ter vencido a categoria, a seleção foi a parte. Eu e a Bruna já comentávamos que preferiríamos uma vitória da Micaela, para dar mais visibilidade à jovem cantora e de certa forma ser uma garantia que a cantora possa trilhar uma boa carreira. Afinal, injustiças como a da Valentina Giovagnini, esperamos que não se repitam.
Bom, continuando de onde parei no post anterior sobre o evento, na terceira noite houve a classificação de mais dois jovens para a final da categoria: Micaela e Roberto Amadè. Assim, a final foi entre: Serena Abrami, Raphael Gualazzi, Micaela e Roberto Amadè. Surpreendentemente, Serena Abrami ficou na quarta posição e parece até mesmo ela ficou surpresa. O terceiro lugar ficou com Roberto Amadè, e Micaela com o segundo. O vencedor foi Raphael Gualazzi e será ele que representará a Itália no Eurovision*. E não por ter vencido a categoria, a seleção foi a parte. Eu e a Bruna já comentávamos que preferiríamos uma vitória da Micaela, para dar mais visibilidade à jovem cantora e de certa forma ser uma garantia que a cantora possa trilhar uma boa carreira. Afinal, injustiças como a da Valentina Giovagnini, esperamos que não se repitam.
Sobre o vencedor, antes mesmo do festival começar mencionavam Raphael Gualazzi como a versão masculina da Nina Zilli. Não se pode dizer que seja algo sem fundamento, mas que as desafinadas que o rapaz cometeu na apresentação da final dos Giovani me fazem discordar. Além disso, falta uma dose (e não pequena) de confiança para o rapaz, e logo logo, Eurovision está aí!
Sobre os concorrentes da categoria Artisti...
Como já era esperado foram repescados Anna Tatangelo e Al Bano. Contudo a maioria das apostas não previram o resultado final: Giusy Ferreri, Nathalie e Anna Tatangelo fora das três primeiras posições. Confesso que eu mesma achava que esse ano a vitória seria da Tatangelo. A única aposta que se mostrou correta foi o da parceria entre o grupo Modà e a cantora Emma, que ficou com a segunda posição. E ainda acho que foi mais por mérito dos artistas, afinal gosto muito de ambos, mas Arriverà é uma música bem fraca. Aliás, não posso deixar de comentar que a versão com Francesco Renga, especialmente no refrão, deu outra cara, muito melhor diga-se de passagem, para a música. Aliás, que falta faz cantores de "calibre" como Renga nesse festival.
Al Bano ficou com a terceira posição. Sinceramente, até que gostei! Al Bano, ao contrário de muitos cantores da antiga geração, continua com uma voz impecável, a música também poderia ser melhor, mas a intepretação é linda.
E a vitória, posso até dizer um pouco inesperada, ficou com Roberto Vecchioni que foi um dos poucos a ter uma música realmente boa, então não se pode dizer que foi injusta. O resumo de tudo é que faltaram "letras" boas nessa edição, o festival da música italiana tinha artistas que brilhavam muito mais do que as suas músicas, e particularmente considero que esse foi o principal problema do evento.
Pois bem, agora resta esperar a próxima edição!
Al Bano ficou com a terceira posição. Sinceramente, até que gostei! Al Bano, ao contrário de muitos cantores da antiga geração, continua com uma voz impecável, a música também poderia ser melhor, mas a intepretação é linda.

E a vitória, posso até dizer um pouco inesperada, ficou com Roberto Vecchioni que foi um dos poucos a ter uma música realmente boa, então não se pode dizer que foi injusta. O resumo de tudo é que faltaram "letras" boas nessa edição, o festival da música italiana tinha artistas que brilhavam muito mais do que as suas músicas, e particularmente considero que esse foi o principal problema do evento.
Pois bem, agora resta esperar a próxima edição!
*Dica do blog Música Italiana: Para ficar por dentro de TUDO (tudo mesmo!) que está relacionado ao Eurovision Song Contest visite www.janelaesc.com
Marcadores:
*Eurovision,
*Sanremo,
Al Bano,
Anna Tatangelo,
Emma,
Francesco Renga,
Giusy Ferreri,
Micaela,
Modà,
Nathalie,
Raphael Gualazzi,
Roberto Amadè,
Roberto Vecchioni,
Serena Abrami
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Piccoline #26
Francesco Renga: O novo single de Renga será lançado dia 15 de outubro e se intitula "Un giorno bellissimo". Os inscritos no site oficial do ex-vocalista da banda Timoria (www.francescorenga.it) podem escutar a nova música.
Luca Napolitano: Não se passou nem um ano do lançamento de "L'infinito", último álbum do cantor saído do programa Amici di Maria de Filippi. E mesmo assim, no final de outubro o jovem cantor lançará o seu terceiro álbum de inéditas. O álbum, ainda sem título, conterá sete faixas.
Zucchero: O último álbum produzido em estúdio de Zucchero foi o ótimo "Fly", lançado há quatro anos! Mas a espera está perto de terminar e já se tem uma data estimada: novembro. Os detalhes estão sendo mantidos em segredo, exceto que o novo disco será composto por músicas inéditas e foi produzido por dois famosissímos produtores americanos. Agora é esperar pra ver, ou melhor, ouvir.
Luca Napolitano: Não se passou nem um ano do lançamento de "L'infinito", último álbum do cantor saído do programa Amici di Maria de Filippi. E mesmo assim, no final de outubro o jovem cantor lançará o seu terceiro álbum de inéditas. O álbum, ainda sem título, conterá sete faixas.
Zucchero: O último álbum produzido em estúdio de Zucchero foi o ótimo "Fly", lançado há quatro anos! Mas a espera está perto de terminar e já se tem uma data estimada: novembro. Os detalhes estão sendo mantidos em segredo, exceto que o novo disco será composto por músicas inéditas e foi produzido por dois famosissímos produtores americanos. Agora é esperar pra ver, ou melhor, ouvir.
domingo, 28 de fevereiro de 2010
Classifiche
Nova seção no blog! Agora ocasionalmente listaremos os cds mais vendidos na Itália! As listas serão sempre as fornecidas pela Federação da Indústria Musical Italiana.
Essa semana o campeão é Marco Mengoni, com seu cd Re Matto! E isso porque o rapaz não ganhou o Festival di Sanremo... A segunda italiana a figurar na lista é Alessandra Amoroso, em 5º lugar, seguida do vencedor do famigerado festival, o sem gracinha Valerio Scanu, e de Malika Ayane.
Segue a lista com os vinte primeiros colocados:
1 - Marco Mengoni - Re MattoEssa semana o campeão é Marco Mengoni, com seu cd Re Matto! E isso porque o rapaz não ganhou o Festival di Sanremo... A segunda italiana a figurar na lista é Alessandra Amoroso, em 5º lugar, seguida do vencedor do famigerado festival, o sem gracinha Valerio Scanu, e de Malika Ayane.
Segue a lista com os vinte primeiros colocados:
2 - Sade - Soldier of Love
3 - Peter Gabriel - Scratch my Back
4 - Alessandra Amoroso - Senza Nuvole
5 - Valerio Scanu - Per Tutte le Volte che...
6 - Malika Ayane - Grovigli
7 - Michael Jackson - This Is It
8 - Sonohra - Metà
9 - Lady GaGa - The Fame Monster
10 - The E.N.D. - Black Eyed Peas
11 - Vasco Rossi - Tracks 2
12 - Mario Biondi - If
13 - Massive Attack - Heligoland
14 - Noemi - Sulla Mia Pelle
15 - Gianna Nannini - Giannadream
16 - Michael Bublé - Crazy Love
17 - Gianluca Grignani - Romantico Rock Show
18 - Elisa - Heart
19 - Francesco Renga - Orchestra e Voce
20 - Tiziano Ferro - Alla Mia Età
Dentre os participantes do festival, também aparecem entre os mais vendidos:
Alle Porte del Sogno - Irene Grandi (24ª posição)
Scacco Matto - Povia (30ª posição)
Jammo Jà - Nino D'Angelo (32ª posição)
Sempre Lontano - Nina Zilli (34ª posição)
Malamorenò - Arisa (44ª posição)
Grand Hotel Cristicchi - Simone Cristicchi (47ª posição)
Irene Fornaciari - Irene Fornaciari (49ª posição)
Class of 2010 - Broken Heart College (53ª posição)
Il Linguaggio della Resa - Tony Maiello (63º posição)
Confira a lista completa com os 100 mais vendidos aqui
Marcadores:
*Classifiche,
Alessandra Amoroso,
Elisa Toffoli,
Francesco Renga,
Gianluca Grignani,
Gianna Nannini,
Malika Ayane,
Marco Mengoni,
Noemi,
Sonohra,
Tiziano Ferro,
Valerio Scanu,
Vasco Rossi
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Piccoline #12
Laura Pausini: “Con la musica alla radio” é a primeira canção inédita do disco LauraLive. Não entendi o porquê de lançar um álbum ao vivo agora. Acho o San Siro tão recente...
Elisa: O novo disco da cantora, que se chamará Heart, será lançado em 13 de novembro. O primeiro single, “Ti Vorrei Sollevare”, com participação de Giuliano Sangiorgi, do “Negramaro” já está nas rádios.
Giusy Ferreri: O single “Il cielo è sempre più blu” antecipa o lançamento de “Fotografie”, segundo álbum completo da cantora siciliana, a ser lançado em 20 de novembro.
Francesco Renga: Finalmente o tão aguardado disco de Renga será lançado. O álbum se chamará “Orchestra e Voce” e trará o cantor interpretando canções do fim dos anos 60.
Elisa: O novo disco da cantora, que se chamará Heart, será lançado em 13 de novembro. O primeiro single, “Ti Vorrei Sollevare”, com participação de Giuliano Sangiorgi, do “Negramaro” já está nas rádios.
Giusy Ferreri: O single “Il cielo è sempre più blu” antecipa o lançamento de “Fotografie”, segundo álbum completo da cantora siciliana, a ser lançado em 20 de novembro.
Francesco Renga: Finalmente o tão aguardado disco de Renga será lançado. O álbum se chamará “Orchestra e Voce” e trará o cantor interpretando canções do fim dos anos 60.
domingo, 13 de setembro de 2009
Piccoline #9
Eros Ramazzotti: O segundo single retirado do álbum "Ali e Radici", cuja resenha você pode ler aqui, é Controvento. A música está nas rádios italianas desde o início desse mês.
Marina Rei: Também é segundo single retirado de um álbum de inéditas, a canção Sorrido, extraída do disco "Musa", de Marina Rei. A cantora define essa música como sendo romântica, mas na realidade é melancólica e fala de como as mulheres sabem sair de situações difíceis.
Noemi - Fiorella Mannoia: Antecipando o álbum que será lançado no mês que vem, Noemi apresenta a música L'amore si odia, um dueto com Fiorella Mannoia. Será que idealizaram o dueto nos bastidores do Amiche per l'Abruzzo?
Francesco Renga: Os leitores mais antigos devem estar lembrados o post "Renga: do Sanremo para o Mundo", quando falamos do próximo álbum do Francesco Renga, então previsto para ser lançado em maio. Os meses passaram e o álbum não foi lançado e nem maiores informações foram dadas. Agora, finalmente, o álbum tem data definida de lançamento: 13 de novembro de 2009. O atraso é justificado por causa da seleção das canções que compõem o disco que são grandes sucessos da música italiana. Assim, se você está esperando um álbum de inéditas... ainda não é dessa vez.
Marina Rei: Também é segundo single retirado de um álbum de inéditas, a canção Sorrido, extraída do disco "Musa", de Marina Rei. A cantora define essa música como sendo romântica, mas na realidade é melancólica e fala de como as mulheres sabem sair de situações difíceis.
Noemi - Fiorella Mannoia: Antecipando o álbum que será lançado no mês que vem, Noemi apresenta a música L'amore si odia, um dueto com Fiorella Mannoia. Será que idealizaram o dueto nos bastidores do Amiche per l'Abruzzo?
Francesco Renga: Os leitores mais antigos devem estar lembrados o post "Renga: do Sanremo para o Mundo", quando falamos do próximo álbum do Francesco Renga, então previsto para ser lançado em maio. Os meses passaram e o álbum não foi lançado e nem maiores informações foram dadas. Agora, finalmente, o álbum tem data definida de lançamento: 13 de novembro de 2009. O atraso é justificado por causa da seleção das canções que compõem o disco que são grandes sucessos da música italiana. Assim, se você está esperando um álbum de inéditas... ainda não é dessa vez.
domingo, 22 de março de 2009
Renga: do Sanremo para o Mundo

O título desse post pode soar um tanto ousado, ou mais adequado caso se referisse ao vencedor da 59° Festival della canzone Italiana di Sanremo, Marco Carta.
Contudo, cabe lembrar que, antes da competição começar, e até durante a mesma, Francesco Renga liderou a bolsa de apostas relacionada ao Festival.
A primeira impressão que eu tive quando ouvi "Uomo senza età", música com a qual Renga competiu no Sanremo, foi de que não era aquilo que eu esperava dele. Talvez, porque ainda estivesse impressionada com "Ferro e Cartone", o último cd do ex-vocalista da banda Timoria, um álbum composto por baladas e pop/rock. Por isso, a minha surpresa quando descobri que "Uomo senza età" era uma opereta. Nada mais justo, dado que a música é uma homenagem a Luciano Pavarotti. Destaco também que capacidade vocal não falta a Renga. A música defendida é boa, mas não emociona tanto quanto "Angelo", vencedora do Festival di Sanremo de 2005, ou "Dove finisce il mare", seu último sucesso. "Uomo senza età" não venceu o Sanremo de 2009 e não ficou nem entre as três colocadas na categoria "Artisti", antiga "Big".
Se o cantor de Udine tivesse vencido o último festival, o título do post seria adequado. No entanto, como acredito que "se lançar para o exterior" tenha sido e ainda seja a intenção do Renga, não encontrei outro título melhor.
Em maio, ainda sem data definida, será lançado o álbum "Recital - per voce e orchestra", feito para lançar Renga no exterior. Pelo título do cd, deduzo que seguirá o estilo de "Uomo senza età". E não consigo entender como algo tão bom assim, já que Renga que é ótimo no pop/rock e já tem um estilo quase próprio, para conseguir a fama em outros países, contenta-se em ser apenas bom ao cantar operetas e similares.
Provavelmente o que me incomoda é essa estereotipação da música italiana. No entanto, antes de falar (mais) sobre um cd que ainda não saiu, acabo meus comentários aqui. Quando o cd sair, escreverei sobre se os meus "temores" eram infundados ou não. Esclareço que, ainda discordando da abordagem do Renga, espero que ele faça sucesso no exterior, pois é um ótimo cantor.
E, para ajudar diminuir essa estereotipação da música italiana fora da Bota, existe o nosso blog!
Contudo, cabe lembrar que, antes da competição começar, e até durante a mesma, Francesco Renga liderou a bolsa de apostas relacionada ao Festival.
A primeira impressão que eu tive quando ouvi "Uomo senza età", música com a qual Renga competiu no Sanremo, foi de que não era aquilo que eu esperava dele. Talvez, porque ainda estivesse impressionada com "Ferro e Cartone", o último cd do ex-vocalista da banda Timoria, um álbum composto por baladas e pop/rock. Por isso, a minha surpresa quando descobri que "Uomo senza età" era uma opereta. Nada mais justo, dado que a música é uma homenagem a Luciano Pavarotti. Destaco também que capacidade vocal não falta a Renga. A música defendida é boa, mas não emociona tanto quanto "Angelo", vencedora do Festival di Sanremo de 2005, ou "Dove finisce il mare", seu último sucesso. "Uomo senza età" não venceu o Sanremo de 2009 e não ficou nem entre as três colocadas na categoria "Artisti", antiga "Big".
Se o cantor de Udine tivesse vencido o último festival, o título do post seria adequado. No entanto, como acredito que "se lançar para o exterior" tenha sido e ainda seja a intenção do Renga, não encontrei outro título melhor.
Em maio, ainda sem data definida, será lançado o álbum "Recital - per voce e orchestra", feito para lançar Renga no exterior. Pelo título do cd, deduzo que seguirá o estilo de "Uomo senza età". E não consigo entender como algo tão bom assim, já que Renga que é ótimo no pop/rock e já tem um estilo quase próprio, para conseguir a fama em outros países, contenta-se em ser apenas bom ao cantar operetas e similares.
Provavelmente o que me incomoda é essa estereotipação da música italiana. No entanto, antes de falar (mais) sobre um cd que ainda não saiu, acabo meus comentários aqui. Quando o cd sair, escreverei sobre se os meus "temores" eram infundados ou não. Esclareço que, ainda discordando da abordagem do Renga, espero que ele faça sucesso no exterior, pois é um ótimo cantor.
E, para ajudar diminuir essa estereotipação da música italiana fora da Bota, existe o nosso blog!
Assinar:
Postagens (Atom)

