terça-feira, 3 de agosto de 2010

Massimo di Cataldo: Macchisenefrega (2009)

Conheci o cantor romano através de um amigo italiano que me mandou um cd dele, o best of Il Mio Tempo, do ano de 2001. De cara, caí de amores apenas pelas músicas Come Sei Bella e Cosa Rimani di Noi. Só com o tempo é que fui apreciando o restante do cd. Mas o álbum mais recente de Massimo, Macchissenefrega, não tem muito a ver com a obra anterior do cantor, antes voltada ao romantismo, às vezes beirando a pieguice, agora de protesto, contestação e reflexão. Meu olho brilhou ao ouvir o primeiro single, Universo, no site oficial do cantor. Eu pensava que essa conversa de mudança de estilo era balela, mas Universo foi a prova negativa. Massimo mudou mesmo. Pra melhor. No mini-site especial do disco, Massimo explica que o álbum, independente, contém as canções que sua antiga gravadora rejeitava porque queria apenas as canções de amor. E ele deu de ombros. "Mas quem se importa?", disse, e fez o disco Macchisenefrega, lançado em setembro do ano passado.
O álbum é aberto com uma súplica: "padre nostro che sei nei cieli ascolta questa canzone". A música é Dio Siamo Noi, uma crítica à indústria da música e ao show business em geral, que nos convida a fazer a revolução através da música. Muito boa, gosto bastante da mistura de rap, pop e rock.
Di Cose Belle segue o clima de crítica e dessa vez o alvo é o american way of life. Outra boa canção, com um refrão quase grudento, sabem? É impossível não sair cantarolando.
A canção seguinte, Universo, que foi o primeiro single conforme já mencionado, ouvi dezenas de vezes sem parar. Trata-se de uma reflexão sobre quem somos e que chega à conclusão de que somos todos irmãos. Um belo manifesto contra o racismo, e eu adoro a guitarrinha e os sons de cítara.
Agora o novo single, e minha canção preferida: Schegge di Luce. Uma canção de amor, perdida no clima de protesto, certo? Sim, uma canção de amor, até lembra as antigas do cantor, mas nessa Massimo fala de um amor diferente, e da paz e da serenidade que encontrou nesse amor. Em termos musicais, nada de novo efetivamente, mas eu gostei muito.
Posso Essere Incazzato é mais uma música de reflexão sobre a modernidade e sobre qual nosso lugar no mundo. Para ouvir e pensar. É minha segunda preferida.
O rockinho Gente Per Bene é  uma ácida crítica à alta sociedade, que festeja "nelle belle feste italiane", cheirando cocaína, enquanto outros morrem inutilmente, inclusive os jovens envolvidos no narcotráfico. Ácida e muito boa.
Macchissenefrega é a faixa que dá nome ao disco e  trata-se de outra reflexão, dessa vez sobre o sucesso. A letra é interessante, ilustra a desilusão do cantor com o sucesso e consequente decisão de seguir adiante por conta própria. A letra é interessante, mas a música é um tanto cansativa.
A faixa seguinte,Vittime,  traz outra crítica à sociedade, aos 'escravos do sistema frustrante', e também tem uma pegada rock bem legal. Já em Quello Che Mi Andava Di Fare, di Cataldo repensa a adolescência  e admite ter experimentado de tudo, mas chega à conclusão de que ainda falta alguma coisa.
Em Palle di Natale, a futilidade dos Natais é o alvo das críticas, com suas árvores de plástico e presentes pouco sinceros, e ao mesmo tempo o cantor reclama da falta que alguém lhe faz que estava presente no Natal passado. É bem bonita essa canção, apenas piano e voz, e Massimo consegue dar a ela uma interpretação bastante emocionante.
Dio Siamo Noi (parte 2) é, como se pode notar, a segunda parte da primeir faixa do álbum, com um tom mais rock, mas igualmente boa.
O disco se encerra com Centro Commerciale Occidentale, uma crítica ao consumismo desenfreado e à falsa felicidade que ele proporciona. Masssimo termina a música com uma frase  forte: "Às vezes parece que eu também estou à venda num shopping center."
Massimo abriu mão da gravadora em troca de fazer um trabalho mais sincero, sem se render às imposições das multinacionais. É um ato corajoso, ousado, mas que deu certo. Macchissenefrega representa uma mudança radical na carreira do cantor, tradicionalmente romântico, mas o resultado é muitíssimo satisfatório. 
Melhor(es) música(s): Schegge di Luce, Universo, Posso Essere Incazzato 
Pior(es) Música(s): Macchissenefrega, Centro Commerciale Occidentale
Nota: 8.5





Nenhum comentário: