segunda-feira, 2 de maio de 2011

Dolcenera: Il sole di domenica

De antemão, aviso aos leitores que quiserem ler informações sobre o videoclipe de Il sole di domenica tal como idealizado pela Dolcenera e por seu sttaf, cliquem aqui e vejam o post sobre o primeiro single de "Evoluzione della specie" no site oficial da cantora , pois a minha opinião do clipe é muito pessoal.
Antes de tudo, minha opinião sobre a Dolcenera: adoro-a! Simples assim. Continua sendo a minha cantora preferida, mesmo que os últimos trabalhos dela não tenham me agradado tanto quanto os anteriores. Gosto da Dolcenera que faz sentir arrepios em interpretações como as de Com'è straordinaria la vita e Sei bellissima, essa mais recente me parece feita para agradar os mais conservadores. Alguns achavam a cantora, antes da "mudança", forçada e artificial. Eu vejo artificialidade apenas na recente. Mas como já adiantei desde o começo, trata-se de uma opinião altamente pessoal.
Esperava esse novo disco da Dolcenera com doses iguais de ansiedade e preocupação. O álbum em si só será lançado no dia 17 de maio, mas o single Il sole di domenica junto com o seu clipe, fizeram a balança pender mais para o lado da preocupação. Il sole di domenica busca ser muito correto e atual, esqueça as letras lindas como Com'è straordinaria la vita, Mai più noi due ou Piove. Também nada de clipes intensos como Continua e Com'è straordinaria la vita.
O clipe de Il sole di domenica foi gravado em Barcelona e mostra uma Dolcenera mais linda do que nunca. Aliás, no clipe a cantora aparece com vários visuais: esportista, vestido vermelho, jaqueta desfiada, visual "nerd", ou mesmo country (com direito a bandeira estunidense ao fundo). Aí é que está, precisa tudo isso? Aliás, não para por aí, há também uma "defesa da diferença" com direito a pessoas com visual punk colorido. Tem também crítica a busca da magreza vendida em revistas e outdoors. Não me entendam mal, acho sim que as diferenças devem ser respeitadas, mas e quando o discurso deixa de ser verdadeiro e passa a ser apenas "correto"? E o pior, quando Dolcenera deixou de ser uma cantora intensa para ser apenas correta? Espero sinceramente que Evoluzione della specie me surpreenda. Positivamente.

5 comentários:

Laura Vazio disse...

Muito fofa! Agora é esperar para ouvir o álbum...

Thay disse...

Oi, Laura!!!
Sim, só esperar até o dia 17!
Abraços!

Nitta Miyuki disse...

eu adorei a musica ja faz parte da minha playlist

Chiisana Hana disse...

Acho que a Dolce anda meio perdida... depois de um disco super 'menininha' como o anterior, que aliás, eu gostei muito, ela vem com esse visual meio andrógino.
Eu até gostei da música, apesar de ser meio doida. Só que achei o clipe bem ruinzinho e nada a ver com nada.

Thay disse...

Oi, Nitta! Que bom! A Dolcenera é incrível mesmo!

Bru, o clipe é bem nada a ver, a música hoje já gosto um pouco mais. Mas o cd é incrível! Com músicas bem superiores a Il sole di domenica.

Abraços!