quarta-feira, 11 de abril de 2012

Antonino: Ritornerà

"Libera quest'anima"(2012) é uma versão extendida do disco anterior de Antonino, "Costellazioni"(2011). Em relação ao disco anterior, neste foram incorporadas três novas faixas, Libera quest'anima, da qual Antonino é coautor; Resta ancora un po', escrita por Emma Marrone; e Ritornerà, que também tem Antonino como coautor, e foi escolhida como primeiro single deste álbum.
Eu, particularmente, acho que essas "novas versões" são uma falta de respeito com os fãs, mas infelizmente, elas estão sendo prática comum no cenário musical italiano. Acho mais estranho ainda no caso do Antonino, em que o título do álbum é totalmente diferente do anterior, e não há um aviso de que se trata de edição especial de outro disco.
Nota-se claramente que depois que Antonino passou a fazer parte da gravadora de Mara Maionchi, Non ho l'età, o seu estilo mudou consideravelmente. Gostava do anterior, que era mais depressivo, mais soul, e porque não dizer mais italiano. Contudo, continuo gostando do atual que é mais jovem, mais alegre e mais internacional. Antonino tem uma voz linda e muito versátil, assim é muito difícil que ele não venha a interpretar bem uma música seja ela em qual estilo for.
Ritornerà, como single, é uma ótima combinação de música e vídeo que mostram o lado positivo de um fim de relacionamento. Como pode se ver, totalmente diferente do Antonino dos primeiros álbuns. Recomendo o cantor em suas duas fases, penso que ele seja uma das mais, se não a mais interessante voz masculina da atual safra de jovens talentos italianos.


Um comentário:

Unknown disse...

Gostei muito deste último álbum.