domingo, 22 de março de 2009

Renga: do Sanremo para o Mundo


O título desse post pode soar um tanto ousado, ou mais adequado caso se referisse ao vencedor da 59° Festival della canzone Italiana di Sanremo, Marco Carta.
Contudo, cabe lembrar que, antes da competição começar, e até durante a mesma, Francesco Renga liderou a bolsa de apostas relacionada ao Festival.
A primeira impressão que eu tive quando ouvi "Uomo senza età", música com a qual Renga competiu no Sanremo, foi de que não era aquilo que eu esperava dele. Talvez, porque ainda estivesse impressionada com "Ferro e Cartone", o último cd do ex-vocalista da banda Timoria, um álbum composto por baladas e pop/rock. Por isso, a minha surpresa quando descobri que "Uomo senza età" era uma opereta. Nada mais justo, dado que a música é uma homenagem a Luciano Pavarotti. Destaco também que capacidade vocal não falta a Renga. A música defendida é boa, mas não emociona tanto quanto "Angelo", vencedora do Festival di Sanremo de 2005, ou "Dove finisce il mare", seu último sucesso. "Uomo senza età" não venceu o Sanremo de 2009 e não ficou nem entre as três colocadas na categoria "Artisti", antiga "Big".
Se o cantor de Udine tivesse vencido o último festival, o título do post seria adequado. No entanto, como acredito que "se lançar para o exterior" tenha sido e ainda seja a intenção do Renga, não encontrei outro título melhor.
Em maio, ainda sem data definida, será lançado o álbum "Recital - per voce e orchestra", feito para lançar Renga no exterior. Pelo título do cd, deduzo que seguirá o estilo de "Uomo senza età". E não consigo entender como algo tão bom assim, já que Renga que é ótimo no pop/rock e já tem um estilo quase próprio, para conseguir a fama em outros países, contenta-se em ser apenas bom ao cantar operetas e similares.
Provavelmente o que me incomoda é essa estereotipação da música italiana. No entanto, antes de falar (mais) sobre um cd que ainda não saiu, acabo meus comentários aqui. Quando o cd sair, escreverei sobre se os meus "temores" eram infundados ou não. Esclareço que, ainda discordando da abordagem do Renga, espero que ele faça sucesso no exterior, pois é um ótimo cantor.
E, para ajudar diminuir essa estereotipação da música italiana fora da Bota, existe o nosso blog!


Nenhum comentário: