sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Melhores e piores da música italiana em 2010

Assim, como fizemos no ano de 2009, fizemos uma lista do que merece destaque, tanto positivo quanto negativo, na música italiana no ano de 2010.


Piores 2010

1. Resultado do Festival di Sanremo. 
Tudo bem que não deveríamos nos surpreender com o fato de que, na maioria das vezes, o resultado do Festival di Sanremo mais desagrada do que agrada. Mesmo assim não podemos deixar passar em branco que, em um festival que na categoria dos cantores já famosos contou com Nomadi, Irene Grandi, Malika Ayane e Simone Cristicchi, vimos Valerio Scanu ganhar com uma música bem chatinha, e o Trio Pupo-Filiberto-Canonici, por pouco não ganhar com uma música tão demagógica. Nem Marco Mengoni ter conseguido o terceiro lugar melhorou as coisas.

2. As "edições especiais" dos álbuns.
Essa prática que vem sendo utilizadas frequentemente pelos cantores italianos, especialmente pelos mais jovens. Trata-se de lançar um novo álbum, geralmente não muito distante temporalmente do anterior, e poucos meses depois incluir mais uma ou duas músicas, algumas vezes até mesmo versões live, e colocá-lo à venda novamente. Algumas vezes, nesse relançamento inclui-se um dvd com apresentações retiradas de algum show. A ideia pode ser até boa, como foi o relançamento de Arrivederci, Mostro de Ligabue, mas no seu novo lançamento se trata de uma versão acústica. Porém, normalmente esses lançamentos fracionados tratam-se apenas de uma medida para se manter na mídia do que qualquer outra coisa. Não seria bem melhor desde o primeiro lançamento oferecer um produto "completo"?

3. Trilha Sonora de Passione.
Tudo bem que esse é um destaque da música italiana no Brasil, mas não poderia ficar de fora dessa relação. Quando soubemos que a próxima novela das oito da Rede Globo teria como um dos temas a Itália, ficamos empolgadas com a trilha sonora. Finalmente poderíamos ter os grandes nomes da música italiana da atualidade sendo conhecidos no Brasil. Obviamente pensamos em Giorgia, Nek, Ligabue ou mesmo até cantores já conhecidos aqui como Laura Pausini e Tiziano Ferro. Mas sinceramente a trilha italiana da novela foi uma decepção! Cantores brasileiros ou de pouca expressão na Itália fizeram parte da seleção musical. Os únicos pontos que merecem destaque é a música Quando na interessante versão do grupo Neri per Caso e uma canção interpretada pela grande Mina.


Melhores 2010

1. Os nomes consagrados da música italiana. 
O que faz cantores conseguirem ter carreiras de 20, 30 anos e continuarem levando multidões para os seus shows, publicarem álbuns elogiadíssimos pela crítica e que ocupam os primeiros lugares das listas dos mais vendidos? A lista é grande: talento, obviamente, também dedicação, respeito ao seu público, entre outros. O fato é que os veteranos da música italiana fizeram bonito esse ano. Entre os primeiros lugares na lista dos cds mais vendidos figuraram Ligabue, Zucchero, Renato Zero, Claudio Baglioni e Vasco Rossi. É un peccato morir, de Zucchero, foi, desde a primeira audição, um single muito mais interessante do que a maioria dos lançados pelos jovens cantores. O álbum que o contém, Chocabeck, só merece elogios. E Ligabue dispensaria comentários, mas não nos cansamos de falar sobre ele. Arrivederci, Mostro! é um álbum simplesmente incrível, e o primeiro, e até agora único, a ter conseguido nota máxima entre as resenhas publicadas aqui. Os jovenzinhos precisam aprender e muito com os veteranos!

2. Dueto entre Ivete Sangalo e Gigi D'Alessio. 
Que o Brasil e a Itália combinam não é novidade nenhuma. Por isso, ficamos sempre muito contentes quando colaborações como a de Ivete e Gigi acontecem. A cantora brasileira participou do show do cantor no Stadio Olimpico de Roma, em setembro. Ainda falaremos mais sobre os duetos provenientes dessa parceria. De qualquer forma a nossa torcida é que colaborações positivas como essa continuem acontecendo em 2011.

3. DVD Amiche per l’Abruzzo. 
Lançado um ano após o espetáculo, o dvd do show beneficente vendeu mais de 200.000 cópias em apenas três semanas e já é o dvd mais vendido da história italiana. São 240 minutos de show em dois discos e uma ótima opção para ver excelentes apresentações de grandes cantoras italianas da atualidade. 

As colaboradoras do blog Música Italiana desejam um excelente ano de 2011!!! Que seja repleto de paz, saúde, alegrias, e, claro, muita música italiana!

3 comentários:

Richards Corrêa disse...

Concordo com tudo! Principalmente com o pífio resultado do Festival di Sanremo e a absurda trilha sonora italiana de "Passione". Gente, o que é aquilo? Tudo bem que João Gilberto e Wilson Simonal são fabulosos mais o que eles fazem em um álbum de música italiana?, Além disso a música campeã de Sanremo é terrível, muito aquém ao talento de Valerio Scanu, que creio eu pelo que já escutei dele ter um talento maior do que ele vem apresentando. Mais esquecendo tudo isso torço para que cada vez mais a música brasileira entre em contato com a música italiana, e que a música italiana se renove cada vez mais e encontre grandes talentos, que honre os grandes nomes que já fizeram história no cenário musical mundial.

Thay disse...

Oi, Richards!
A trilha de Passione nos decepcionou, ainda mais se pararmos para pensar o quanto de músicas incríveis interpretadas por grandes cantores italianos temos atualmente. Enfim, uma pena. Torcemos pelas mesmas coisas que vc, Richards! Agradecemos a visita e o comentário!
Abraços!

Matheus disse...

A trilha de Passione realmente foi ruim =/

Vou aproveitar as dicas e renovar minha escolhas musicais :P