quinta-feira, 25 de março de 2010

Buon Compleanno: Mina

Mina Mazzini, na música simplesmente Mina, nasceu em 25 de março de 1940, em Cremona, e é uma das mais importantes cantoras da Itália, muitas vezes aclamada como a "rainha da música italiana".
Tudo nela é superlativo: o talento, a potência vocal, o número de discos lançados e de canções gravadas, a reclusão em que escolheu viver e suas esquisitices.
Na ativa desde 58, Mina transita com desenvoltura por diversos estilos, do pop ao rock, passando pelo jazz, pelo blues, pela bossa nova. Gravou em inglês, espanhol, português e até japonês.
Também conhecida como a "Tigresa de Cremona", nos anos 60 e 70 era ela quem dominava o cenário musical italiano, não só pela música mas também por sua imagem de mulher independente, que não se importava com as convenções da época. Chegou a ser banida da tv italiana em 63 por sua "conduta imoral" depois que seu affair com um ator casado veio a público. O banimento não afetou sua popularidade e ela retornou à tv, tendo apresentado diversos programas na RAI.
A cantora não se apresenta em público desde 78, mas continua lançando discos regularmente, sendo Facile, do ano passado, o último deles.
Escolhi dois vídeos para vocês. O primeiro, de 72 , mostra uma performance ao vivo de "Grande, Grande, Grande". Já o segundo é mais recente, de 2001, e traz um cover da música "Oggi Sono Io", de Alex Britti.

Nenhum comentário: