quarta-feira, 19 de maio de 2010

Gianluca Grignani: Romantico Rock Show (2010)

Depois de uma má fase na carreira, Romantico Rock Show, lançado em janeiro, foi anunciado como a volta triunfal do cantor milanês ao sucesso. Quando vi a capa do dito cujo confesso que fiquei com o pé atrás. Parece capa de cd de sertanejo universitário, o qual odeio profundamente. Todas as fotos do encarte seguem esse esquema meio cafona, exceto duas fotos onde ele aparece com uma maquiagem do Coringa (Joker, no original). E não, essa coisa de Joker não começou com o último filme do Batman. Não sei bem como o cantor passou a se intitular o Joker, mas desde que o conheço é assim.
Ignorei o encarte, respirei fundo e passei a ouvir o álbum, cuja introdução tem som de passos, como se fosse o cantor indo para o palco, então o público se agita e o show começa. O álbum segue mesmo o esquema de um show. Nesse ponto, o nome (que acho extremaente brega), se adequa bem. 
Più Veloce Che il Suono é a primeira música, um rockinho alegre, bom para uma abertura contagiante desse "concerto".  Gianluca ama colocar uns 'baby' em suas músicas mas geralmente relevo como faço com Irene, e no caso de Più Veloce não foi um problema. A música é um  legal, com uma bateria forte, gosto bastante.
Em seguida vem a música que dá nome ao disco, Romantico Rock Show. Tinha sido ódio à primeira audição, principalmente por conta do título, mas já nas audições  seguintes falei "olha, até é legal! E o coro do final é muito fofo". Resultado: passei do ódio ao amor profundo e inexplicável. Continuo achando o nome brega, mas recomendo. E me lembra as músicas antigas de Grignani, o que é muito bom!
O primeiro single, Sei Sempre Stata Mia, é a terceira faixa e, ao contrário de Romantico Rock Show, foi amor à primeira audição. A única coisa que conseguia dizer é "OBA! Gianluca de volta à velha forma!!! Aleluia! Obrigada!!" Sim, porque o álbum anterior, Cammina Nel Sole (2008) foi um desastre...
Un Anno Come Un'Ora, quarta música, é mais um rockinho e me fez vagamente lembrar a divertida L'Aiuola (Uguali e Diversi, 2002). Interessante, mas acho essa música um tanto cansativa...
Outra canção que amei de cara foi Il Più Fragile. Considero-a a melhor letra desse disco, sensível, com boas rimas. "Venha aqui e toque os meus pensamentos com os seus, porque com relação a você eu sou o mais frágil". Achei bonito um homem admitir fragilidade. Hehe! E gosto muito da melodia também, claro!
Rimani Acqua di Mare é boazinha, mas sei lá, não me tocou.
 Sei Unica é outra queridinha e, além da letra apaixonada, tem uma parte falada extremamente fofa que começa assim: "Vorrei nasconderti tra le mie ali per non farti cadere giù"(1).  A temática voo é algo recorrente no trabalho de Grignani. Poderia citar inúmeras músicas que falem de asas, de voo, de animais que voam, inclusive uma das minhas preferidas, Regina delle Farfalle (Uguali e Diversi, 2002).
Amica Mia segue a linha de RImani Acqua de Mare. Não me acrescenta nada. A letra é bonitinha, e só.
Non Ho Piú Fiducia tem uma introdução que eu acho linda e uma letra magoada, que fala de confiança, dos monstros interiores e de uma mulher desconfiada que acaba por perder o amor de seu homem. Gostei. Densa, cheia de mágoa e bonita.
Come Solo Tu é aquela música leve, de quando o show está quase no fim, para acalmar os ânimos e preparar a galera para o "grand finale". E eu gosto! O nome diz tudo: a música é sobre as coisas que só aquela pessoa pessoa especial sabe fazer.
O "show" chega ao fim com Le-Ro-Là. É a música que eu ouço no repeat, 50 mil vezes seguidas, pois foi paixão absoluta já no primeiro acorde. Gianluca reconquistou meu amor por completo com essa música. De novo, a temática voo, mas que encerra o cd de modo excepcional com um refrão que diz "Tutto quello che ho da dire eccolo qua!"(2). Perfeita.

 "Romantico Rock Show", no final das contas, foi para mim uma surpresa agradabilíssima. Esperava algo pior que o Cammina Nel Sole, mas não, não é nem de longe parecido. O álbum, que tem todas as letras e melodias escritas pelo próprio cantor, é o retorno do Joker à forma artística. Não é tão bom quanto Uguali e Diversi, disco do qual não tem uma música que eu não goste, mas é um excelente recomeço. 

Melhores Músicas: Le-ro-là, Il Più Fragile, Sei Unica

Piores Músicas: Rimani Acqua di Mare, Amica Mia

Nota: 8.9


(1) Quero te esconder entre as minhas asas para não te deixar cair.
(2) Eis aqui tudo que eu tenho a dizer.

Nenhum comentário: