domingo, 20 de junho de 2010

Lista Especial: Copa do Mundo de Futebol 2010

O mundo está em clima de Futebol. E o blog Música Italiana não pode ficar de fora. Assim, selecionamos músicas italianas dos mais variados estilos que falam de futebol. E para fazer essa lista, contamos com a preciosa ajuda do italianíssimo Giorgio, que nos indicou quatro das cinco músicas abaixo. Grazie, Gio!
Então, caros leitores, aproveitem e entrem no clima da Copa do Mundo de Futebol!


5. Tu corri! – Gemelli Diversi

Os ‘meninos’ do Gemelli Diversi adoram futebol. Thema, um dos rappers, chegou a jogar profissionalmente quando jovem e alguns membros fazem parte do time “Nazionale Italiana Cantanti”*. Tu corri! faz parte do álbum “Fuego” de 2006.




4. 883 – La dura legge del gol

La dura legge del gol compõe o álbum de mesmo nome lançado pelo grupo em 1997. E como o Giorgio muito bem apontou, tanto esta música como as duas seguintes tratam de temas do cotidiano parafraseados com o futebol.






3. Francesco De Gregori – La leva calcistica della classe ‘68

La leva calcistica della classe ’68 integra o álbum “Titanic”, oitavo da carreira de Francesco De Gregório, lançado em 1982.






2. Luciano Ligabue – Una vita da mediano

A música, escrita e interpretada por Luciano Ligabue, foi o primeiro single extraído do álbum Miss Mondo (1999). Na música menciona-se Gabriele Oriali, jogador da Internazionale e da seleção italiana em 1982.





1. Gianna Nannini e Edoardo Bennato – Un’estate italiana (Notti magiche)

A música que também é conhecida pelas primeiras palavras do refrão “Notti magiche” foi a música oficial da Copa do Mundo da Itália em 1990 e o single mais vendido no país naquele mesmo ano.





* Nazionale Italiana Cantanti é um time de futebol formado por cantores italianos fundado em 1981 por Mogol, Claudio Baglioni, Paolo Mengoli e Gianni Morandi. O funcionamento do time é semelhante ao de um time 'normal', com exceção de que o objetivo é a filantropia. O site oficial da Nazionale Italiana Cantanti é: http://www.nazionalecantanti.it/

5 comentários:

Unknown disse...

Oieeee

O Oriali foi da seleção de 1982 e não de 1970.
Bjsss

Ana Maria disse...

Que legal, adorei! A Itália faz falta na Copa.

Michelle disse...

Meninas, gostaria de uma dica de onde posso comprar o dvd Amiche per l'Abruzzo. Baci.

Thay disse...

Oi, Giorgio! Obrigada mais uma vez! Tudo corrigido!

Oi, Ana!!! Que bom que vc gostou e realmente a Itália faz uma falta...


Oi, Michelle! Falaremos em breve sobre o dvd do Amiche, por ora nos sites que vendem aqui no Brasil ainda não chegou. Olhei na FNAC Italiana, lá tá cerca de 10 euros, a taxa de entrega pro Brasil é de mais ou menos 30 euros. Porém, tem a alfândega que pode reter o produto e termos que pagar mais um valor variável e estipulado por eles que pode ser maior do que todas as outras coisas. Então comprar fora é quase uma loteria. Mas assim que soubermos aqui no Brasil, avisaremos.
Abraços!

Michelle disse...

Ficarei esperando notícias Thay. Abs.