terça-feira, 1 de junho de 2010

Neffa: Sognando contromano (2009)

Já era pra essa resenha ter saído há algum tempo, pois o álbum foi lançando em junho de 2009 e me surpreendeu positivamente já na primeira audição. De lá para cá, o álbum, que é composto por 11 faixas inéditas, não perdeu o brilho com as inúmeras audições e por esse mais do que merecido motivo tem a sua resenha publicada no blog.
Distante abre o sétimo álbum como solista de Neffa e o faz muito bem. Esta faixa, que é uma das melhores do disco, dá uma ideia muito boa de como é o álbum e se relaciona com outras faixas como a seguinte Lontano dal tuo sole e também com Giorni d'estate.
Lontano dal tuo sole foi a primeira música do álbim que ouvi e a que me fez buscar mais sobre o cantor. Só então fui saber que o intérprete era Neffa, o mesmo da ótima Cambierà (2005). Lontano dal tuo sole, primeiro single retirado de Sognando contromano, tem um estilo anos 90. Tanto que me surpreendi quando, ao buscar informações sobre a música, constatei que ela era atualíssima. Nesta segunda faixa, Neffa canta um cenário de adversidades que não o fazem desistir de viver, e viver no sentido mais completo. Extrair apenas um trecho da letra é, para mim, impossível, pois todo o texto é cheio de significado e sentimento, o que faz de Lontando dal tuo sole uma das melhores músicas do álbum.
A terceira faixa, Qualcosa di più, é outra canção cheia de significado e fala das ilusões da busca por "algo a mais". É o atual single do álbum. Na minha opinião, Distante seria um melhor single...
Solo così, quarta música a compor o álbum, é a faixa que fala do amor de uma forma um pouco mais real e até mesmo mais carnal. Ainda que não tenha o apelo de Lontano dal tuo sole, mantém o nível do álbum elevado. A faixa seguinte, In un sogno, fala do fim de relacionamento e da possibilidade de, quando sonhando, imaginar que ele não acabou. É outra bela música compondo o disco.Nessuno é a sexta faixa do álbum. O seu tema - um lugar quase idílico onde, dentre outras coisas, as pessoas se respeitam - já foi tema de várias outras músicas como Cos'è de L'Aura e Buone verità de Laura Pausini, apenas para citar algumas. Ainda assim a música é ótima. Foi o segundo single que sucedeu Lontano dal tuo sole e antecedeu Qualcosa di più.
A canção que dá sequência é La mia stella, que se comparada com as demais pode parecer simples, especialmente no seu texto. O seu argumento central é o agradecimento à estrela que enviou a amada para ele, e que a cada dia ele a ama mais. Simples, mas fofa.
Satellite tem uma melodia que destoa das demais, mas destoa de forma boa e até mesmo divertida. A nona faixa é Bellissima, outra que me agrada bastante.
A penúltima música a compor o disco é Giorni d'estate. E é uma música muito interessante, pois mostra claramente a 'contramão' de Neffa. Ao contrário da maioria das música que geralmente cantam, de alguma forma o verão, o fazem com alegria. Aqui é justamente o contrário, trata da iminência do fim de um relacionamento. É outra bela música deste álbum que se destaca também pelo seu ótimo arranjo.
The hills é a faixa que encerra o álbum e é a única em inglês. Coincidentemente, também é a única que não me agrada, ainda que o seu estilo siga o das demais músicas de Sognando contromano. Geralmente termino de ouvir o álbum em Giorni d'estate.
As letras foram compostas pelo próprio Neffa, na maioria das vezes sozinho, e em alguns casos em parceria, o mesmo se deu com os arranjos. O encarte do cd é uma graça, quem quiser ter uma ideia do design basta acessar o site oficial do cantor*.
Enfim, Sognando contromano é um ótimo álbum. Fala quase que na sua totalidade de amor, mas sem soar exagerado ou meloso. É também um álbum coeso e com músicas que se relacionam fortemente, porém não é repetitivo, pois cada música tem o seu significado. Neffa fez realmente um ótimo trabalho.


Melhores músicas: Nessuno, Lontano dal tuo sole, Distante.
Pior música: The hills.
Nota: 9.5

* www.neffa.it

Nenhum comentário: