quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Sanremo 2011 - Primeiras impressões

É triste começar dizendo isso, mas no que se refere à qualidade das músicas, a primeira noite do Festival, na qual se apresentaram os concorrentes da categoria dos artistas já renomados, foi abaixo do esperado. Mesmo os cantores que se saíram razoavelmente bem, não foram espetaculares. Não houve nenhuma música que impressionasse muito ou que conquistasse já na primeira audição.

A Eliminação de Anna Oxa e Anna Tatangelo...
Dos quatorze cantores, duas já foram eliminadas: Anna Oxa e Anna Tatangelo. A saída precoce da Anna Oxa não foi tão surpreendente assim, afinal não podemos esquecer que já no evento Amiche per l'Abruzzo a cantora foi a única que durante a sua apresentação teve uma recepção negativa por parte do público presente no San Siro. Agora, a da Anna Tatangelo foi uma surpresa, pois a cantora sempre alcança boas posições no Festival, desde que venceu na categoria Giovani em 2002. A música interpretada, Bastardo, não é ruim, mas assim como todas as outras não tem nada de original. Ainda que a interpretação seja muito parecida com a da cantora em "Il mio amico", no último Sanremo participado pela cantora e em "Rose spezzate", que compartilhamos aqui, há de se ressaltar que a cantora foi vocalmente impecável. Para os que ficaram tristes com a eliminação da cantora: calma. Ano passado Valerio Scanu também foi excluído na primeira noite, voltou na repescagem e ganhou o Festival.

As mais tocadas...

De ontem até hoje, as músicas relacionadas ao evento tocadas nas rádios italianas foram: 1. Arriverà, interpretada pelo grupo Modà junto com a cantora Emma; 2. Il mio sencondo tempo, de Max Pezzali; 3. Il mare immenso, de Giusy Ferreri.
Sobre essas alguns comentários...
1. Antes do Festival pensava que seria melhor para a banda uma apresentação apenas deles, pois, caso vençam, certamente dirão que foi pela participação da Emma, quando penso que, considerando o histórico recente da banda, eles teriam condições totais de fazer um excelente festival. A música é um tanto gritada demais, mesmo para os padrões da Emma, mas aparentemente está agrandando o público.

2. Max Pezzali é um grande cantor e voltou ao palco do Ariston depois de mais de dez anos. A música é uma típica música do Pezzali, mas sem tanto impacto quanto as excelentes Nessun riampianto, Gli anni ou mesmo a recente Mezzo pieno mezzo vuoto.

3. Gostamos de Giusy Ferreri, não é segredo. A cantora já teve dois álbuns resenhados aqui no blog (que você pode ler aqui e aqui). Contudo, em respeito aos nossos leitores, sempre mantemos a imparcialidade, se um cantor tropeça não podemos ignorar o fato apenas por gostarmos do cantor, ou seja tentamos sempre ser imparciais. Isso posto, temos que dizer que vocalmente a cantora deixou um pouco a desejar, especialmente no início da música. Falando na música, nas primeiras audições (sim, ouvimos mais de uma vez!) ela é boa, talvez uma das melhores, mas já vimos Giusy fazer melhor em apresentações do X-Factor. Ah, Giusy foi uma das cantoras que fez uma escolha um tanto quanto equivocada no seu vestuário.

Os mais elogiados...
E falando em X-Factor, a apresentação de Nathalie, com a música Vivo sospesa, foi uma das mais elogiadas. Em um festival como esse é normal que Nathalie, com seu estilo alternativo e um público já conquistado no programa televisivo X-Factor, se destaque.
Entretanto, para mim, a música que mais agradou foi uma surpresa: Fino in fondo, interpretada por Luca Barbarossa e Raquel del Rosario. O timbre de Raquel de Rosario, vocalista da banda espanhola El sueño del Morfeo e que os fãs de Nek já devem conhecer por conta dos duetos realizados com o cantor, me desagrada. Porém, na música intrepretada no Festival di Sanremo, a cantora cantou bem e a música tem um refrão que "gruda" já na primeira audição. Vale recordar que Lola Ponce (cantora argentina) e Giò di Tonno, uma dupla também formada exclusivamente para o Festival, venceu em 2008 com uma música escrita por Gianna Nannini.
O comentário final é: esperávamos mais. Resta esperar se surpreender na noite dos duetos e, a partir de hoje, com o jovens talentos.

Nenhum comentário: