terça-feira, 17 de março de 2009

Laura Pausini - Primavera in Anticipo (2008)


Finalmente um cd inédito da Laura, depois de quatro anos desde “Resta in Ascolto”. Como ela acaba de começar a turnê desse disco, achamos importante fazer essa resenha.
Primeiramente, é um cd que segue à risca o estilo Pausini de fazer disco. Há uma clara divisão em três blocos, apesar de a própria Laura citar quatro divisões, ou estações, como ela preferiu chamar, eu só identifiquei três. Um bloco traz as tradicionais baladas românticas, depois vem um bloquinho mínimo de canções alegrinhas, e o bloco maior é o da melancolia e da nostalgia. Talvez seja esse bloco que a Laura divide em dois, resultando então em quatro blocos. Mas para mim, no final das contas, melancolia ou nostalgia dá no mesmo: uma série de canções fortes e emotivas, bem ao estilo que a consagrou. Eu gosto. O único cd que não seguiu absolutamente essa tal “fórmula Pausini” foi o “La Mia Risposta” (1998). Esse, aliás, é meu cd favorito. Mas vamos ao novo.
Mille Braccia” é a música que abre o cd. Uma música otimista, ao estilo de “Siamo Noi”, do disco “Tra Te e il Mare (2000)”, um ótimo disco por sinal. É uma canção bonitinha, alegrinha, mas não me convence. Geralmente gosto mais da Laura “deprê” que da alegrinha. São raras as exceções, uma delas é "Che Bene Mi Fai ", do já mencionado La Mia Risposta. Além do mais, “Siamo Noi” é mil vezes melhor. Sempre pulo essa e parto logo para “Invece No”, primeiro single do disco. Uma letra delicada, que fala emocionadamente da perda de alguém querido e de como ainda fica muita coisa a dizer. Laura na melhor forma, uma melodia bonita, letra idem. Gostei mesmo. Ela ganhou uma versão em português, “Agora Não”, mas a Warner fez o “favor” de não incluí-la na edição brasileira. Até o último segundo do cd eu tinha esperança de vê-la pelo menos como ghost track, mas o cd acaba mesmo em “Sorella Terra”.
Depois da nostalgia de “Invece No”, vem a contagiante “Primavera in Anticipo”, que dá nome ao disco. Eu acho essa música bastante comercial, feita para tocar mesmo na rádio, o que nem sempre quer dizer que seja ruim. Nesse caso, o resultado é muito bom. O dueto com James Blunt funciona bem e deu um charme a mais na canção.
Nel Modo Più Sincero Che C’è”, que está no bloco das românticas, fala da certeza de que o novo amor vai dar certo: “Un amore pieno e importante, infinito presente, questa volta è così, è per te.”* Convence. E a melodia é linda.
Un fatto ovvio”, “Il Mio Beneficio” e “Prima che Esci” são do bloco depressivo do cd. E eu adoro as três, principalmente a última. A Laura é boa no corta-pulso! “Prima che esci”, aliás, foi escrita pelo Gianluca Grignani. Se você acha que não sabe quem é, trata-se do autor da música “La Mia Storia Tra Le Dita”, que a Ana Carolina estragou solenemente usando a enas música e jogando uma letra qualquer por cima. Se pelo menos fosse uma versão fiel... Mas deixemos isso de lado, porque eu me revolto com essas coisas. A despeito de algumas críticas que vi na imprensa italiana de que a música não seria adequada à voz de Laura, eu achei que ficou perfeita.
Più di Ieri” é a próxima, uma excelente representante do bloco romântico. Gosto muito da interpretação da Laura e do jogo de palavras nessa letra dela e de seu fiel escudeiro, Cheope. “Scusami degli scontri fisici, disperati e ilogici come me”**. A aliteração dá um charme a mais nessa música, que já é muito boa. “Bellissimo Così” eu acho que é do bloco romântico, apesar de ter aquela pitadinha de rock. Sinceramente, não gosto dessa, assim como não gosto de “L’Impressione”. É corta-pulso total, e apesar de achar a Laura perfeita para isso, a música é absolutamente sem graça, sem sal, sem nada. Talvez por ter sido feita para o ex-namorado, Gabriele Parisi, que é tão sem graça quanto a música. “La Geografia del Mio Cammino” tem uma boa letra, menciona o tema do primeiro sucesso, “La Solitudine”, mas não gostei da melodia. Mais uma que eu pulo ao ouvir o cd.
Agora, minha preferida, “Ogni Colore Al Cielo”. Lembra um pouco “Come si Fa” (Tra Te e il Mare - 2000). Acho a letra perfeita, a melodia linda e a interpretação da Laura é bem emocionante. Para mim, essa é, de longe, a pérola do disco. Em seguida vem “Privavera in Anticipo” numa versão só com a Laura. Boa, mas é bem melhor com o Blunt. Por fim, “Sorella Terra”, uma música sobre o planeta, ao invés das tradicionais músicas de cunho social. Uma excelente música, com refrão lindo e final maravilhoso. Fecha o disco muito bem.
Para concluir, digo que “Primavera in Anticipo” não foi feito para conquistar novos fãs. Bom, talvez algum fã do James Blunt, mas só. É um álbum para os que já são fãs. Se você já gosta da Laura, com certeza vai amar o cd que, como eu mencionei, é totalmente fiel ao estilo dela. Se não gosta, é provável que continue sem gostar.
Eu gostei bastante, mas queria ver um pouco mais de ousadia nela, como a que ela teve ao gravar o “La Mia Risposta”, ou quando incluiu no cd “Io Canto” uma música dançante (“La Mia Banda Suona Il Rock”). Uma corzinha a mais nessa primavera não faria mal.


Melhor(es) faixa(s): Ogni Colore al Cielo; Primavera in Anticipo; Più Che Mai.
Pior(es) faixa(s): L’impressione; La Geografia Del Mio Cammino.
Nota: 8



*Um amor pleno e importante, infinito, presente, desta vez é assim, é por você.”
**Desculpe-me pelos confrontos físicos, desesperados e ilógicos, como eu.”

11 comentários:

Anônimo disse...

Gostei das sua observações, de fato PIA é um CD para fã de Laura, acho difícil conquistar novos fãs mas, sempre há a esperança!!!

A minha canção favorita é Un Fatto Ovvio é deprê mas, eu gosto...risos.

Bom, Parabéns pelo Blog está super atualizado e fala do que eu mais amo música italiana.

Até mais, Jackie.

Chiisana Hana disse...

Oi!
haha! Pois é, sempre há esperança. Quem sabe algum fã do James não acaba se interessando?
Obrigada por visitar o blog. Vamos continuar tentando mantê-lo atualizado!
Beijo grande
Bru

Cristina disse...

Adorei as observações, concordo em quase tudo - apenas gostaria de deixar registrado que, depois de pular várias vezes "La Geografia del Mio Cammino" resolvi prestar-lhe mais atenção... e amei!
Parabéns pelo blog!

Chiisana Hana disse...

Oi, Cristina!
La Geografia tem uma letra bem interessante, minha crítica é mais com relação à melodia e ao arranjo, que eu acho bem comuns, sabe? Nada demais, não me comovem. Mas é uma boa música.
Obrigada por visitar o blog e deixar seu comentário!
Beijooooo
Bru

Thiago disse...

Oi! Adorei a resenha. Adoro "Più di ieri", é muito interssante mesmo o jogo de palavras que você mencionou. Gosto muito tbde "Nel modo più sincero che c'è", é maravilhoso ouvir uma letra como essa, pois amores não são só decepções, eles dão certo sim!!! Concordo também sobre "L´impressione", é muito sem sal mesmo (é a única que não gosto) Já discordo com relação à 1ª faixa, pois para mim é impossível para mim pular "Mille braccia", é simplesmente marvailhosa. Bola fora mesmo é a Warner não ter colocado "Agora não", versão que para mim ficou maravilhosa. Minha nota para o álbum é 9,5 (desconto meio ponto de L´impressione, o resto é show!!!)

Sarah disse...

"Um amor pleno e importante, infinito, presente, desta vez é assim, é por você.”

eu tb simplesmente amo essa parte!!!!!!!!!!!!

Chiisana Hana disse...

Oi, Thiago! Oi, Sarah!
Ah, pecado não terem colocado "Agora Não". Qual o sentido de disponibilizar uma música em português só para os italianos? Maluquice pura.
"L'Impressione" poderia mesmo ter ficado de fora. Não faria nenhuma falta, não é mesmo?
Obrigada por comentarem a resenha, gente! Continuem acompanhando o blog!
Baciiii!

Reginaldo disse...

Ainda bem que esse album não seguiu o estilo de La mia risposta, pra mim, o album mais fraco da Laura.
Agora, L´impressione é umas das mais belas do Cd, sinal de que gosto realmente não se discute.

Esse álbum, na minha opinião é um dos melhores da Laura, ficando atrás apenas de Le cose che vivi, que é mágico.

Nota 9,8.

Anônimo disse...

gosto não se discute, você deveria saber disso, há sempre alguém pra criticar,laura é Laura e sempre será verdadeira com ela mesma, não vai mudar para agradar e sim quando sentir uma propria vontade, as músicas do novo cd são maravilhosas.

Tiago disse...

Um dos álbuns que mas amo, amo todas as músicas nota 1000 invece no é bellissimo cosi São perfeitas

Tiago disse...

Amo o cd nota 1000