segunda-feira, 8 de março de 2010

Top 5 - Sanremo 2010

Assim como no ano passado, decidi fazer uma relação do que considerei como os destaques do Festival mais famoso da Itália. Outros comentários sobre a 60ª edição do Festival della Canzone Italiana di Sanremo você pode ler aqui.

5. "Il mondo piange", Irene Fornacciari feat. Nomadi
Irene Fornacciari, filha do cantor Zucchero, participou novamente do Festival. Dessa vez, na categoria dos artistas já conhecidos do público italiano e acompanhada pelo grupo "Nomadi". A interpretação da música em todas as noites foi excelente. A letra da canção, ainda que boa, poderia ser melhor, especialmente no refrão, composto apenas por "Ma il mondo piange vorrei sapere perchè / Il mondo piange vorrei capire perchè / Il mondo piange". Contudo, em um festival morno, Irene & Nomadi se destacaram.
4. "Credimi ancora", Marco Mengoni
Confesso que tinha um pé atrás com o último vencedor do X-Factor italiano. Das suas apresentações prévias a do Sanremo que tinha visto algumas tinham me surpreendido positivamente, como a clássica "Almeno tu nell'universo", em outras sequer tinha conseguido ver até o final. Nesta edição do Sanremo, a participação de Mengoni foi altamente positiva, sendo o único dos três primeiros colocados que realmente mereciam estar ali.
3. "Meno male", Simone Cristicchi
Ok, pude perceber o quanto o Cristicchi é genial. Doido também, mas faz parte do conjunto e da genialidade, creio eu. Depois de ouvir "Meno male", só se pode rir do demagogismo de "Italia amore mio" interpretada pelo trio Pupo-Filiberto-Canonici. Cristicchi canta uma critica incisiva, mas de forma divertida, e é praticamente impossível resistir e não cantar o refrão de "Meno male" a plenos pulmões.
2. "Ricomincio da qui", Malika Ayane
Que Malika Ayane é uma das cantoras que mais gosto ultimamente, não é segredo. Porém, se não tivesse gostado da apresentação ou da música, não hesitaria em dizer. Felizmente, não é caso. Adorei ambas: a música, mas especialmente a interpretação em que Malika pode mostrar melhor a sua capacidade vocal. Lembrando que, com justiça, Malika Ayane ganhou o Prêmio da crítica.
1. "Non mi dai pace", Luca Marino
Eu adoro acompanhar o Sanremo porque sei que por pior que seja aquela edição sempre vou ter um novo artista "queridinho". O ano passado foi "Arisa", este ano é "Luca Marino". Coincidentemente, ambos já pisaram no Ariston com contrato com a Warner Music Italia. Luca Marino concorreu na categoria "Nuove proposte" e foi um dos quatro finalistas. A música é boa e a interpretação, ainda que um tanto tímida, foi envolvente. Luca Marino tem tudo para ser um nome promissor da música italiana: talento, carisma e uma boa gravadora. Espero que realmente o seja.

Nenhum comentário: