segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Amici di Maria de Filippi

Aqui no blog, nós frequentemente mencionamos o "Amici" ou "Amici di Maria de Filippi", seja quando comentamos de um cantor que participou dessa ou daquela edição. Porém, até agora não tínhamos explicado o que era esse tal de "Amici". Bem, até agora.

"Amici di Maria de Filippi" é um programa televisivo italiano, da categoria dos talent shows, ou seja, um reality show disputado por participantes que possuem algum tipo de talento. Vocês se lembram do programa FAMA, que a Globo exibiu lá pelos idos de 2004? Então, é o mais próximo do programa italiano que tivemos por aqui. Digo, próximo porque o Amici tem algumas particularidades. Uma delas é que mesmo que a maior parte dos vencedores sejam cantores, não se trata de uma competição de cantores, como era o próprio FAMA ou o Ídolos. Participam da disputa também bailarinos (Jazz, Hip Hop ou Clássica) e, em edições anteriores, participaram também músicos, apresentadores de tv e ginastas. Devo deixar claro também que não é como o programa "Qual é o seu talento?", onde qualquer pessoa que julgue ter um talento pode participar. No Amici, é necessário se enquadrar em uma das categorias pré-determinadas e passar pelo exame de admissão.

Pierdavide Carone, Emma, Matteo Macchioni, Loredana Errore.

Além disso, o Amici é apresentado como uma escola, que preza pela interdisciplinaridade (como se pode notar pelo ingresso de participantes com variados talentos) e a cada nova temporada começa com 20 alunos (18 e 25 anos). Logo, existem "professores" para cada disciplina. E é nessa altura que entra a "Maria de Filippi" que dá título ao programa. É como se ela fosse a diretora da escola, a figura máxima do programa, além, claro, de ser a apresentadora.

Também se pode destacar do programa um outro ponto, na minha visão o mais óbvio da maioria dos realities: o voto do telespectador. São eles quem escolhem, a partir da fase final, quem permanece na competição e, consequentemente, o vencedor do programa. 

Napolitano, Bellagamba, de Filippi, Scanu e Amoroso

Ao contrário do que normalmente ocorre com os realities shows, a popularidade do programa e dos seus vencedores vem crescendo a cada edição, como exemplo, temos alguns dos participantes de recentes edições, como Marco Carta e Valerio Scanu, vencedores do Festival di Sanremo na categoria principal, e Emma Marrone e Alessandra Amoroso com seus álbuns ficando a frente de artistas consagrados na lista dos discos mais vendidos da Itália. Poderíamos aproveitar  e refletir duas coisas: a primeira é porque os vencedores do Amici fazem realmente sucesso e os dos talent shows similares não fazem aqui no Brasil, porém, por crer se tratar de uma questão cultural, não me estenderei no assunto; a segunda é a recente relação entre os participantes do Amici e do X-Factor e as boas colocações que eles conseguem no Festival di Sanremo (1). Esse tópico pretendo comentar, mas não nesse post.
Vitória de Emma na 9ª edição do programa.

Por fim, segue uma breve lista dos mais bem sucedidos ex-participantes do programa. Gostaria de acrescentar que o meu ex-participante favorito, Antonino Spadaccino - vencedor da quarta edição, infelizmente não está na lista.



- Alessandra Amoroso: Venceu a 8ª edição. Desde 2009, seus dois álbuns já venderam aproximadamente de 430.000 cópias;

- Marco Carta: Venceu a 7ª edição. Em 2009 venceu o Festival di Sanremo com a música La forza mia. Desde 2008, vendeu aproximadamente 300.000 cópias;

- Valerio Scanu: Segundo colocado na 8ª edição. Em 2010 venceu o Festival di Sanremo com a música Per tutte le volte che.... Desde 2009, vendeu aproximadamente 170.00 cópias;

- Emma Marrone: Venceu a 9ª edição. Seu EP de estréia, "Oltre", já vendeu mais de 150.000 cópias;

- Pierdavide Carone: Terceiro colocado na 9ª edição. Seu álbum de estréia, "Una canzone pop", vendeu mais de 120.000 cópias;

(1)    Sim, deliberadamente não contamos a modesta penúltima colocação de Karima Ammar (Terceira colocada na 6ª edição) no Festival di Sanremo de 2009, na categoria Nuove Proposte, até porque Karima não é nem de longe uma das nossas queridinhas.

15 comentários:

Panda Reclamao disse...

Ahh, massa. Bem legal o programa... tem uma pré-seleção e isso afasta bem do que conhecemos no faustão. hahaha
Na versão japonesa, a Bruna deve conhecer, tem o Nodojiman... mas voltado somente pra quem curte cantar e quer "ser descoberto".
Deve ser muito massa acompanhar o talento desse pessoal na Tv Italiana e realmente, tendo uma cultura diferente daqui mostra que lá é outro tipo de reconhecimento com participantes de tais programas.
Muito boa explicação thay, agora entendo o que é o Amici.
Atualmente esta sendo transmitido o programa? A 9ª edição?

Chiisana Hana disse...

Oi, João!
Não sou muito fã de programas do tipo, e o Amici me dá nervoso por conta daquela voz horrenda da apresentadora. Além do mais acho os cantores saídos do Amici bem fracos. Só Alessandra Amoroso ganhou minha consideração.
Haha! Não conheço o tal programa japonês, não. De verdade, não me ligo nesses talent shows.
É isso!
Valeu por mais um comentário!!

Panda Reclamao disse...

Ahh, entendi... sempre tem os contras né... hahah.. bom... qualquer hr dou uma pesquisada no youtube para ver como funciona melhor.
Pelo menos uma dentre varios se salvou para vc, ahhahaha
Serio que não conhece? Chega a ser engraçado, qualquer dia te conto melhor como´é... alias, vou te indicar um filme pra assistir, que eh bem legal e mostra a rotina das pessoas de uma cidade que recebe o programa Nodojiman... se não me engano o nome do filme é o nome do programa =] Vou ver se consigo encontrar.

Panda Reclamao disse...

só uma obs: o que chega a ser engraçado é o programa, hehehe não me expressei mto bem ali. XD

Juliana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliana disse...

Ah, Nina, finalmente o post do Amici! Ficou ótimo, deu pra entender melhor agora (: (fiquei meio confusa quando vc me explicou de primeira, mas agora eu entendi o que vc tinha me dito!).

Bom, eu puxo saco do Marco Carta, acho ele incrível. Não tive coragem de ouvir os outros, acho que só ouvi a Alessandra Amoroso em uma participação de Sanremo que vc me passou, mas nem me lembro direito. Preciso ouvir o Valerio, conheço pessoas que odeiam ele por ser metido (?), mas que acabam gostando da voz/música dele XD
O post deu uma inspirada, parabéns!

Thay disse...

Oi, João! Oi, Ju!
Respondendo o João.
Então a nona edição já acabou, foi vencida pela Emma Marrone e o segundo lugar ficou com a Loredana Errore, de quem pretendo falar em breve aqui no blog.

Respondendo a Ju.
Ju,que bom que temos vc aqui no blog para gostar dos diferentes!!! Não chego a detestar o Marco Carta, até gosto bastante de algumas músicas dele, mas não chego a achá-lo nem um pouco incrível, quem sabe com um tanto mais de estrada...
Sim, o Valerio tem fama de ser antipático, não fui mto com o estilo dele, embora ache o atual single dele, Credi in me, muito boa.
Que bom!!!!
Beijos!

flor disse...

Bom dia! Gostaria de saber como faço para encontrar o pai do meu filho na Italia,já faz 14 anos meu filho quer conhecer o pai

flor disse...

Meu contato (021)990412162 Fabia flor

flor disse...

Meu contato (021)990412162 Fabia flor

flor disse...

Bom dia! Gostaria de saber como faço para encontrar o pai do meu filho na Italia,já faz 14 anos meu filho quer conhecer o pai

flor disse...

Olá me chamo fabia flor moro no Rio de.janeiro,preciso de ajuda encontrar o pai do meu filho na Itália gostaria de participar do programa da Maria fellipi contato (021)990412162 bjss

flor disse...

Olá me chamo fabia flor moro no Rio de.janeiro,preciso de ajuda encontrar o pai do meu filho na Itália gostaria de participar do programa da Maria fellipi contato (021)990412162 bjss

flor disse...

Olá me chamo fabia flor moro no Rio de.janeiro,preciso de ajuda encontrar o pai do meu filho na Itália gostaria de participar do programa da Maria fellipi contato (021)990412162 bjss

flor disse...

Olá me chamo fabia flor moro no Rio de.janeiro,preciso de ajuda encontrar o pai do meu filho na Itália gostaria de participar do programa da Maria fellipi contato (021)990412162 bjss