quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Melhores e piores da música italiana em 2009

O ano de 2009 está acabando, e decidimos relembrar quais foram os melhores e os piores momentos desse ano.

Piores de 2009

1. Morte da Valentina Giovagnini

Pode-se dizer que o ano de 2009 começou com o pé esquerdo com a morte precoce da cantora da província de Arezzo nos primeiros dias do ano. Revelação do Sanremo de 2002 com a música Il passo silenzioso della neve, a cantora estava para lançar o segundo álbum da sua carreira. O álbum, "L'amore non ha fine", foi lançado em 15 de maio deste ano e deixou os fãs com a triste sensação de não poder desfrutar de novas criações da Valentina.

2. Resultado do Sanremo na categoria Cantanti

Ok, sempre nos decepcionamos com o resultado do SR. É fato. Só que esse ano tínhamos esperanças, como Dolcenera, Gemelli Diversi, Francesco Renga, Alexia e outros. Acabou que a terceira posição ficou com o Sal da Vinci, discípulo do Gigi d'Alessio com uma música de corno; o segundo com o Povia e a famigerada música do ex-gay; e o primeiro com Marco Carta e a sua fraquinha música La forza mia. Não dizemos que não poderia ser pior porque poderia sim, mas que dava pra ser beeem melhor, isso dava!

3. Ayris

Então, a Syria que já vinha do péssimo "Un'altra me", deu uma de Beyoncé Knowles/Sasha Fierce e virou Airys. Bem, basta dizer que o resultado foi terrível. Syria, volte a interpretar músicas como L'amore è e Senza regole, por favor? Seus fãs agradecem.

4. Fotografie da Giusy Ferreri

Nossa querida Giusy que vinha a cada dia nos conquistando mais e mais, despencou no nosso conceito com o pavoroso álbum de regravações Fotografie. Dúvida, veja a resenha aqui.


Melhores de 2009

1. Novas cantoras

O ano que acaba foi extremamente positivo nas revelações femininas: Arisa, Alessandra Amoroso, Noemi e Malika Ayane despontaram e deram um ânimo a música italiana da atualidade. Cada uma no seu estilo, elas conquistaram o público e nós torcemos para que elas se consolidem como a nova geração de cantoras italianas. Destacamos a Alessandra Amoroso, que no seu primeiro álbum de inéditas ficou à frente de grandes cantores italianos na lista dos mais vendidos. Na seção Resenhas desse blog, você pode ver a opinião das colaboradoras desse blog sobre os álbuns de estreia de Arisa, Alessandra Amoroso e Malika Ayane.

2. Resultado do Sanremo na categoria Nuove Proposte.

Alguns bons artistas se apresentaram nessa categoria, como Irene Fornacciari e Malika Ayane. Contudo, o prêmio foi, merecidamente, dado à Arisa, que foi o grande destaque de toda a competição.

3. Amiche per l'Abruzzo

Bom, todo mundo conhece aquela frase "se a vida te der limões, faça uma limonada". Foi isso que a Itália fez através das suas cantoras, lideradas por Laura Pausini, Giorgia, Fiorella Mannoia, Gianna Nannini e Elisa. O show foi fantástico e todo mundo pôde acompanhar pelas rádios. Inclusive nós aqui do Brasil.

4. Brasil novamente no cenário dos cantores italianos

Laura Pausini, Andrea Bocelli e Sonohra. Esses artistas passaram por aqui, tendo inclusive shows da Laura Pausini e Andrea Bocelli. Comparando com anos que nenhum artista da Bota passa por aqui, o ano foi positivo.

Assim, a Equipe Música Italiana deseja um ótimo ano de 2010 a todos os seus leitores. Que ao final do próximo ano a nossa lista de melhores momentos seja imensa e dos piores seja bem curtinha! Até o ano que vem!!! Abraços!!!

5 comentários:

Anônimo disse...

Buon anno para vocês, meninas. Espero que ano que vem o blog continue com tudo, trazendo-nos mais e mais informações sobre as maravilhosas melodias italianas.
Confesso que comecei a "estudar" italiano nesse ano (pela internet hahaha) porque comecei a escutar Laura Pausini com mais frequencia e porque a Chiisana Hana sabe bem essa língua. É uma língua da mesma origem que a nossa, e tenho certa paixão por línguas derivadas do latim.

Espero daqui a um tempo falar o italiano fluentemente e conseguir interpretar todas as canções sem o apelo das traduções. Hahahaha...

Isso aí, feliz ano novo!

Gi, Dentro da Bota disse...

(`“·.¸ (`“·.¸ ¸.·“´) ¸.·“´)
«`“·. ♥Feliz Ano Novo! ♥ .·“´»
(¸.·“´ (¸.·“´ `“·.¸) `“ ·.¸)

Un Ano Novo maravilhoso!!
Gi!

Dia D disse...

Muito boa a lista, mas, gostaria de colocar mais dois entre os melhores: "Corale per il Popolo d'Abruzzo" e a música "Domani", ambos feitos para ajudar as vítimas do terremoto.
Na parte de piores concordo com o resultado do Festival, eu preferia que a vitória fosse da música "Vivi per un miracolo".
O Blog é maravilhoso.
Baci a tutti...

Thay disse...

Feliz ano novo, Thaine e Gi!
Dia D, adorei o seu comentário e as suas sugestões. Realmente, as outras manifestações artísticas de auxílio ao povo de Abruzzo depois da tragédia também merecem destaque.
E quanto ao resultado do Festival di Sanremo, também torcíamos pela canção do Gemelli Diversi.
Obrigada!
Abraços!

Unknown disse...

www.emma-actividades-musicais.pt