terça-feira, 15 de março de 2011

Lista #4: Onde ouvir música italiana online?

Creio que uma das principais dificuldades dos admiradores da música italiana da atualidade seja onde ouvir músicas italianas grátis na internet. Bom, foi pensando nisso que montamos uma lista com cinco opções gratuitas para os nossos leitores:
 
1. Italia in Onda (Radio Lumen FM - www.grupolumen.com.br)
Já recomendamos que os leitores escutem o programa Italia in Onda em momentos anteriores aqui no blog, mas certamente o programa não poderia estar de fora dessa nossa lista. O programa é transmitido todos os domingos às 19 horas na Radio Lumen FM e reprisado as terças-feiras, às 23 horas. Em Curitiba, basta sintonizar na frequência 99,5 FM, e qualquer outro lugar do mundo, basta acessar (http://www.lumenfm.com.br/playfm48.php). O programa tem uma hora de duração e aborda os mais variados estilos. E como pontos altamente positivos destacamos a apresentação da Ornella de Tomi e o fato de ela informar antes e após a execução das músicas o título e o intérprete. Ou seja, não se corre o risco de se encantar por uma música na rádio e não saber qual é.  Ficou interessado? Esse é o twitter do programa e você também pode ler tudo que já falamos do Italia in Onda clicando aqui.


2. Radio Italia (www.radioitalia.it)
Essa é a minha rádio italiana preferida porque ela só toca música italiana. Só! No máximo, quando há um dueto que envolva alguma outra língua que não a italiana, mas além disso, toda música estrangeira fica fora das ondas da rádio. Trata-se de uma boa pedida para quem colocar o italiano em dia porque além da simples execução das músicas existem as notícias, os comentários dos locutores e a participação dos ouvintes. O ponto negativo é o mesmo que existe em qualquer outra rádio tradicional, você pode gostar ou não da transmissão, pois nem sempre os artisitas cujas canções toquem vão ser os seus preferidos. Por outro lado, esse mesmo fato pode ser um ponto positivo se considerarmos que dessa forma o leitor/ouvinte pode conhecer novos cantores.


3. Lolliradio Italia (www.lolliradio.net/pubblicazioni/italia/italiaplay.html)
A Lolliradio é uma rádio que tem vários estilos, um deles é o de música italiana. Assim, é muito semelhante à radio Italia. Eu, particularmente, acho que as músicas tocadas na Radio Italia são mais atuais e gosto da maioria dos seus locutores, contudo acho que um diferencial da Lolliradio é mencionar no player da rádio qual a música e o intérprete em execução naquele momento. Ou seja, você também não passará por aquela situação absurdamente chata que é se encantar por uma música na rádio e desconhecer seu título e/ou intérprete.

4. Rádio UOL (www.radio.uol.com.br)
Todo mundo já deve conhecer a Rádio UOL, mas quem já parou para pesquisar qual é o acervo de cantores italianos que têm músicas disponíveis lá? Nós já e compartilharemos alguns achados bem interessantes no próximo post. Por ora analisaremos o site em si. Como pontos altamente postivos colocamos a possibilidade de criar a sua própria playlist e o fato de existirem álbuns completos. O ponto negativo é a atualidade no que se refere a música italiana, não espere ver lançamentos por lá. Outro ponto também é a ausência de grandes cantores italianos como Tiziano Ferro, Luciano Ligabue e Nek.


5. Grooveshark (http://listen.grooveshark.com/)
O Grooveshark foi uma descoberta recente por nós do blog e que vem agradando. Ele é bem semelhante a Rádio UOL no sentido que os visitantes do site podem realizar buscas e montar as suas playlists. O ponto positivo dele é onde a Radio UOL peca: a atualidade. Para se ter noção já é possível ouvir músicas que concorreram esse ano no Festival di Sanremo. O ponto negativo, é que como todo o acervo é disponibilizado pelos "clientes" do site, não há uma padronização nos nomes dos arquivos, não é tão fácil encontrar álbuns completos e, em alguns casos, pode ser que o nome atribuído ao arquivo não seja a música que você está ouvindo.

4 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabio disse...

Além dos sites já citados, recomendo o Italia Sempre (http://italiasempre.com, que conta com um acervo de mais de 1500 músicas, incluindo as cantadas em dialeto, oferecendo também a tradução das letras. É uma excelente opção inclusive para quem quer aprender o idioma.

Fica a dica.

Thay disse...

Oi, Fabio! Agradecemos a dica =)
Logo conferirei esse também!
Abraços!

capitainejoe disse...


> > > > > > Bonjour, je souhaite rajouter ma web radio sur votre application, voici les infos , très bien en tout cas votre application .
> > > > > >
> > > > > > cdt
> > > > > >
> > > > > > Bonjour, voici les infos :
> > > > > > nom :sensuelle radio gold (70,80,90)
> > > > > > url flux : http://listen.radionomy.com/sensuelle-radio-gold
> > > > > > url flux 2 : http://listen.radionomy.com/sensuelle-radio-gold.m3u
> > > > > > logo : http://www.casimages.com/i/16072401141437344.jpg.html
> > > > > > site internet :
> > > > > > site : http://premium-quality-radio.e-monsite.com/
> > > > > >
> > > > > > nom : sensuelle radio ( pop love )
> > > > > > url : http://listen.radionomy.com/sensuelleradio.m3u
> > > > > > http://listen.radionomy.com/sensuelleradio
> > > > > > site : http://premium-quality-radio.e-monsite.com/
> > > > > > logo : http://www.casimages.com/i/16072401141437344.jpg.html
> > > > > > pays : france, paris.
> > > > > > thanks !