quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Sanremo 2012 - Categoria Giovani

Começamos as postagens de 2012, falando, obviamente, do Festival di Sanremo de 2012. Iniciaremos os comentários pelos participantes da categoria Giovani. Assim como no ano passado, falaremos um pouquinho das primeiras impressões causadas pelos intérpretes e canções dessa categoria.

1. Io ho sempre voglia - Incredibile
Sim, o nome da banda é "Io ho sempre voglia", para compensar um nome tão incomum, a canção defendida pelo grupo tem um título mais do que comum: "Incredibile". Io ho sempre voglia é uma banda de Puglia, composta po Vittorio Nacci, Silvio Pellicano, Onny Allegretti, Nicola Vitti e Roberto Mastronardi. Algumas bandas interessantes já passaram pelo Sanremo na categoria dos jovens, como La scelta (2008) e La fame di Camila (2010), e esperamos que esta também seja. Nesta primeira audição, seria exagero elogiar a banda, mas não é ruim, e considerando o baixo nível dos candidatos deste ano (falaremos mais adiante) a banda de Puglia pode surpreender.
Avaliação: 6/10




2.  Bidiel - Sono un errore
Mais uma banda na competição. O som do Bidiel não é ruim, o problema é o vocalista que cantando ao vivo não tem um desempenho tão bom como se esperaria. Comparando Io ho sempre voglia com Bidiel, penso que aquela seja uma banda mais madura do que essa. Porém, como os leitores certamente já sabem, os resultados do Sanremo volta e meia surpreendem.
O grupo é formado por Brando Madonia,  Davide Roscano e Luca Caruso. Para quem de pronto já reconheceu o sobrenome do primeiro integrante, parabéns. Brando é filho de Luca Madonia, cantor e compositor italiano, que participou do Festival di Sanremo do ano passado junto com Franco Battiato.
Avaliação: 5/10



3. Alessandro Casillo - È vero

Fiquei muito surpresa -  negativamente surpresa - vendo o clipe oficial dessa música. Ok, não esperava que Alessandro Cassillo fosse um talento formidável, mas a ausência de interpretação no clipe chega a dar medo. Uma planta seria mais expressiva. E nem precisaria falar da fraca qualidade vocal do garoto. Pior candidato dessa edição sem sombra de dúvida! Destaca-se que o jovem de 15 anos foi o mais votado no Facebook (SanremoSocial), o que já me assusta para o Sanremo desse ano.
Avaliação: 1/10




4. Giulia Anania - La mail che non ti ho scritto

Ouvindo os primeiros instantes da música de Giulia Anania, o que me veio a mente foi: seria uma versão feminina do Povia? Uma melodia bacana escondendo uma letra fraca? Mas depois vi que não, porque a melodia não é grandes coisas também, assim como os dotes vocais de Giulia Anania. Para completar, os acordes finais da música certamente causam uma impressão de já ter ouvido algo muito parecido antes. Tão logo eu reconheça de onde vem a semelhança, atualizo aqui.
Avaliação: 4/10




5. Marco Guazzone - Guasto
Sim, mais um Marco. Este é romano e tem 23 anos, e penso que seja dele a voz masculina mais bela da categoria. A música não é um primor, mas tem alguns pontos positivos, como por exemplo, ser  consideravelmente radiofônica e original. Espero que Guazzone, ao menos, faça um bom festival.
Avaliação: 8/10




6. Celeste Gaia - Carlo
Mais um dos combos "interpréte fraco + música pior ainda". Contudo, admito que essa é uma daquelas músicas que justamente por serem chatinhas podem acabar agradando. Vai depender muito da presença de palco de Celeste no Ariston. A cantora é de Milão e tem 21 anos. O disco de estreia de Celeste será lançado em breve pela RCA/Sony Music.
Avaliação: 4/10





7. Erica Mou - Nella vasca da bagno del tempo
A mais conhecida dos participantes dessa categoria, e até por isso a favorita. Acrescenta-se ainda que ela é a mais nova apadrinhada de Caterina Caselli, que sempre tem pupilos seus participando do Festival, como Raphael Gualazzi (vencedor categoria Giovani, 2011), Malika Ayane e mesmo Elisa. Já falei sobre Erica Mou aqui, na época fiquei em cima do muro: tinha gostado de La neve sul mare e detestado Giungla. Nella vasca da bagno del tempo mão me agradou. Gostei menos ainda da interpretação de Erica Mou, que abusa das caretas previamente ensaiadas. Afetação define. O que salva é a letra, que é uma das melhores dos jovens.
Avaliação: 5/10



8. Dana Angi - Incognita poesia
Tal como Marco Guazzone é a voz masculina que se destaca, Dana Angi é a voz feminina. Pode-se definir a jovem cantora de 19 anos como uma verdadeira cantora italiana: impecável cantando ao vivo e emoção na voz. Dana compõe em italiano, inglês e francês. Talvez a música  por ela interpretada seja pouco radiofônica, ainda que muito bonita, o que pode vir a prejudicar aquela que é a menos conhecida e, contraditoriamente, a mais talentosa dos jovens.
 Avaliação: 9/10

3 comentários:

Fabio disse...

Fico feliz pelo retorno das postagens... Entre os participantes da Categoria Giovani poderia estar Benedetta Giovagnini (irmã da saudosa Valentina) que participou da seleção com uma bela música de título Gennaio, tendo ficado entre as mais votadas pelos internautas, mas "inexplicavelmente" rejeitada pelo júri, assim como aconteceu com a Vale em 2003, 2004, 2005, 2006, 2008... Lamentavelmente, hoje somente os “Raccomandati” têm privilégio de pisar no palco do Ariston, banalizando cada vez mais o nível da música italiana, como é possível verificar pelos participantes dessa edição... Na edição de 2011 do Festival, nessa mesma categoria, uma jovem cantora de nome Eleonora Cruppi teve sua participação negada e viu sue música ser rejeitada pelos jurados. O titulo da musica?? Bastava, hoje sucesso de Laura Pausini por toda a Europa. Creio que isso esclareça muita coisa...

Thay disse...

Oi, Fabio! Como sempre adoramos a sua participação. Vi a apresentação da Benedetta, gostei da letra da música, achei um estilo que remetia ao da Vale, mas na parte da interpretação esperava mais. Contudo, como você pode ver o nível da maioria é fraco, assim, sem dúvida, Benedetta poderia ser uma das oito finalistas.
Sobre a questão a Eleonora Cruppi, desconhecia. Mas o SR tem dessas incoerências mesmo... Uma pena

Gleison disse...

Eu curti o Alessandro Casillo achei muito bacana