segunda-feira, 30 de março de 2009

Senza Fine - Gemelli DiVersi (2009)

Conheci essa banda há relativamente pouco tempo. Já tinha ouvido falar, mas nunca tinha me interessado em saber do que se tratava. Até que a Thay comentou que gostava e me mandou umas músicas e... foi amor à primeira audição! “Mary”, “Tu No” e “Icaro” foram as primeiras músicas deles que ouvi. Um soco no estômago!
Agora eles acabam de lançar esse best of, lotado dos carros-chefes da carreira, e com três músicas inéditas, mais um remix, que eu prefiro chamar de releitura, de “Bboy-Bband”.

Vivi Per un Miracolo” abre o cd. Foi com essa música que eles participaram do Festival de Sanremo, sobre o qual já falamos. Eu adoro a música, a letra é forte, os rappers em boa forma, mas não gosto do efeito eletrônico na voz do Strano. Ele é um grande cantor, tem uma bela voz e é verdadeiramente bom cantando ao vivo. Seria um ponto forte ir a Sanremo com uma música que se sustentasse na voz dele, como “Icaro” e não nos dois rappers, Thema e Grido. Mas a música vale a pena.

A segunda música inédita é “Senza Fine”, que dá nome à coletânea. Simplesmente adorei! A música começa com um diálogo entre o DJ, THG, e sua filhinha Nicole. Uma fofuraaaaaa! E logo depois começa a pancadaria. Rap pesado, com participação de Space One (não faço a mínima ideia de quem seja. Sei apenas que participou de uma música do disco “4x4"). Participação também de J-Ax, irmão do Grido, que também é rapper, e a quem Nicole anuncia com tamanha empolgação! Tem um monte de palavrões na letra, mas é o estilo deles e combina com o “peso” desse rap. Eles não estão aí para posarem de certinhos, até porque não são mesmo. Grido andava com uma camisa que dizia “cannabino”. Lembra algo? Cannabis sativa, não? Hihihi! Abafa!

Nessuno è perfetto” é a última inédita. Tem um quê meio “dance”, e eu gosto disso também, mas lá vem Strano outra vez com a voz digitalizada. Aí não gosto tanto assim... Mas é uma boa música.

Depois dessas, começam os mega sucessos da carreira. “Un’Attimo Ancora” é inédita para mim, apesar de ter sido o primeiro sucesso deles. E com razão fez sucesso. É excelente! A cantora que faz o refrão, Jenny B, é ótima. Aliás, o refrão foi tirado de uma canção do Pooh (não, não é o ursinho Pooh!). Trata-se de uma banda italiana “das antigas” e a música se chama "Dammi Solo un Minuto".

Em seguida “Ciò Che Poteva Essere”. No mesmo estilo da anterior e tão boa quanto, Strano e uma cantora que eu não sei quem é, num belo refrão. “Sarà il Cemento” e “Musica” são outras inéditas para mim, e eu não gostei delas. “Chi Sei Adesso” também não me agrada muito. “Anima Gemella” tem participação de Eros Ramazzotti. O refrão é um trecho de “Stella Gemella”, música do Eros e regravada por Laura Pausini, no disco Io Canto (2006). Aliás, eu amo essa música. Foi uma das primeiras do Eros que eu ouvi.

Agora só vem pancada! “Tu No”! Wow! Essa eu amo, amo, amo, amo! PERFEITA! Depois, eles atacam com “Mary”, outra simplesmente perfeita, retirada do álbum “Fuego” (2002). Strano em excelente forma, video clipe em estilo “filminho”, também perfeito. É uma historinha triste, com final feliz, e que final (do clipe e da música, com aquele coro lindo).
Tu Corri” é do mesmo disco de “Mary” e acho as duas parecidas no que diz respeito à letra. Aquela não tem a força desta, mas é uma boa canção. Tem Strano com a voz um pouco digitalizada também...

Un Altro Ballo”. Uma música diferente, uns sons meio árabes, sei lá. A princípio, não gostei. Mas fui ouvindo e deixando de achar estranha e em pouco tempo já adorava a música e estava repetindo o refrão sem parar. É do disco “Reality Show” (2004). “Fotoricordo” é do mesmo disco. Uma canção boa. Ponto.
Agora as canções do álbum “Boom!” (2007): “L’istruzione per l’(ill)uso” e “Icaro”. Dois estilos totalmente diferentes. Duas canções excelentes.
Para fechar, a releitura de “Bboy-Bband”, renomeada de "Bboyband Revolution". Eu adoro a música original. Gostei dessa versão, mas cortaram sem cerimônia a ponte* que o Strano cantava!! Ódio! Eu amava essa ponte! Mas enfim, ficou boa a versão com o Rezophonic. E essa música tem uma letra muito interessante, fala da carreira deles, de como foram comparados com o Take That. “Paragoni me con i Take That sul giornalino, ma ignori che il nome boyband è nato per i Beatles"**, dizem os rapazes, e eu babo. Belo encerramento do disco, ressaltando apenas que eu adoraria ter a ponte cantada pelo Strano de volta nessa versão, mas fazer o quê se eles não quiseram?

Melhor(es) faixa(s): Senza Fine, Vivi Per Un Miracolo, Tu No, Mary, Icaro
Pior(es) faixa(s): Sarà Il Cemento, Musica.
Nota: 7,5



*Ponte é aquela parte da música que liga os trechos ,e que não é repetida. Geralmente é o “ponto alto” da canção.
**Você me compara com o Take That na revista, mas ignora que o substantivo boyband foi criado para os Beatles.

3 comentários:

Thay disse...

Ótimo post!!!
Os caras são bons mesmo!!!
Icaro é tudo!!
Tinham que ter cantando uma nesse estilo no SR. Era deles!!!
Mas...
Beijos!
Thay

Anônimo disse...

Gostei muito o blog de vcs!!
gostaria de saber se vcs sabem onde posso baixar albuns de musica italiana?
ah, uma sugestão, quando puderem escrever algo sobre o cantor Nek, ia gostar muito! Ele tem uma musicalidade extraordinária!
Parabéns pelo blog!
:)
abraços!

Thay disse...

Olá!
Você pode baixar os álbuns em programas de compartilhamento P2P.
Entretanto, ainda que o acesso seja difícil e o preço, muitas vezes, caro, vale lembrar que os cds originais prestigiam o trabalho do artista.

Sobre o Nek, ele é o meu cantor preferido. Sempre que tivermos notícias dele colocaremos por aqui, e assim que pudermos faremos algum post especial sobre ele!
Abraços!
Thay