sábado, 2 de maio de 2009

Malika Ayane - Malika Ayane (2009)

No dia 26 de setembro de 2008 foi lançado "Malika Ayane", o álbum de estreia da cantora italiana de mesmo nome. Entretanto, falarei da resenha da versão lançada pós Festival di Sanremo 2009, que possui três faixas a mais que a versão anterior. Caso você não saiba quem é Malika Ayane já falamos dela anteriormente no blog neste post.
Malika canta em italiano e em inglês, nesta resenha, por motivos óbvios, privilegiaremos as canções em italiano.

A música que abre o álbum é Someday, em inglês, que já dá uma boa ideia do estilo da Malika. Se você não gostar dessa música é bem provável que não goste do cd como um todo. A faixa seguinte é Sospesa, escrita por Pacifico, e com uma participação especial dele. Confesso que acho esse featuring dele meio desnecessário. Ele só começa no minuto final da música e não acrescenta muito, já que é uma segunda voz. Enfim, a música é muito boa, foi o primeiro single da cantora e a primeira música que ouvi da Malika. Briciole é a terceira faixa, como o título já sugere, bem introspectiva e até depressiva, contudo uma boa canção e tem a própria Malika como co-autora.

A música seguinte é Contro vento, também escrita por Pacifico, uma das que eu considero fracas e geralmente pulo. True life, em inglês, é uma canção tristinha com uma melodia alegre, e é uma das mais animadinhas do cd. Não, não estou sendo irônica. A sexta faixa é o verdadeiro sucesso do cd: Feeling better, que ficou entre as mais tocadas nas rádios italianas por mais de 4 meses. Não por acaso é uma das poucas músicas alegres do cd. Blue bird e Moon continuam esse bloco em inglês do disco.

A nona música, Il giardino dei salici, é a minha preferida. Considero que é a aquela pérola escondida que a maioria dos bons cds têm. Daquelas músicas que nunca vão ser singles, mas que você não se cansa de ouvir. Uma música extremamente doce e poética. Quem compara a Malika Ayane com a Amy Winehouse ou com a Giusy Ferreri poderia ouvir essa faixa...
Na sequência, Perfetta, a canção escrita por Giuliano Sangiorgi, vocalista da banda Negramaro, é uma das faixas mais elogiadas do álbum. É boa, sem dúvida, mas não a classifico como uma das melhores. Soul waver, por sua vez, é a versão em inglês de Sospesa, e mesmo com a minha certa animosidade com a língua inglesa considero a versão em inglês mais interessante que a em italiano. Fandango é a música que encerra a primeira versão do álbum e de autoria de Paolo Conte, que presenteou Malika com esta canção inédita. Nesse momento do cd você já percebe que é uma música totamente no estilo da Malika.

Como estamos na versão 2009 do cd, contamos com outras três faixas: Time thief, Come foglie e Over the rainbow.
Time thief me intrigou. Achei por um lado válida pela sua natureza quase experimental, mas totalmente desnecessária pela sua letra, que é composta por apenas três frases. Então descobri que a música foi remodelada por Alva Noto, um artista que, de acordo com o que eu entendi, cria música de sons ignorados (como ruído de modens e telefone) por meio da Física. Interessante, obviamente, mas continuo achando desnecessária e estranha demais (e olhe que eu gosto de coisas estranhas!).
Então, Malika continua seguindo o bom caminho depois de um tropeço. Come foglie. Apresentada na 59ª edição do Festival di Sanremo e também escrita por Giuliano Sangiorgi. Já falei da música anteriormente aqui. E é a tocante versão de Over the rainbow que fecha o álbum, como uma bonus track.

Já no seu álbum de estreia, Malika Ayane mostra ter um estilo muito particular de cantar e do que costuma cantar. As suas canções são, na maioria, introspectivas e um tanto "pra baixo". As letras, ainda que normalmente curtas, são profundas. Assim, se você de canções leves e "pra cima" não recomendo este cd. Agora, se, pelo contrário, você costuma gostar de estilos e vozes diferentes, este álbum é uma ótima pedida.

Melhor(es) música(s): Il giardino dei salici; Come foglie; Feeling better; Soul waver.
Pior(es) música(s): Time thief; Contro vento.
Nota: 9.0

Site oficial: http://www.malikaayane.com/

5 comentários:

Sílvia Yama disse...

Malika tem um estilo único, mesmo...
Suas músicas tem um arranjo muito delicado... Gosto!
Estou a recomendando a amigos...

Thay disse...

Olá, Sílvia!
Também gosto muito da Malika, pelo que vc deve ter lido na resenha!
Obrigada pelo comentário!
Esperamos outros!
Abraços!
Thay

Gabi* disse...

Malika realmente tem um estilo e voz diferentes do que costumamos ouvir. A primeira que escutei também foi Sospesa. Fora isso, não concordei com o que vc disse, a classificação entre as melhores e piores.
Come foglie é uma das minha preferidas, Perfetta também. Já Sospesa, gostei mais a versão italiana, e prefiro que ela cante assim, soa mais leve..rsrs Ainda não ouvi Over the Rainbow, que deve ter ficado boa na voz dela. Mas essa é uma música que, de tão regravada, eu dispenso. Não na voz dela..rsrssr
Legal ver comentários em sites brasileiros..quase não se ouve falar em Malika por aqui!
Obrigada!

sandra augusto disse...

Gostaria de saber qual o album da cantora italiana que vem a música cosa hai messo nel caffe? Nao enontro na internet. Obrigada a quem possa me ajudar.

Thay disse...

Sandra, o álbum é: Ricreazione (Sanremo Edition) (2013)
Abraços!