quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Amici 10 e X-Factor 4: Nossas apostas



Normalmente falamos dos talentos surgidos dos programas televisivos italianos Amici di Maria de Filippi e X-Factor após o término das edições, mas dessa vez vamos nos adiantar um pouco e comentaremos alguns pontos interessantes enquanto a competição ainda está ocorrendo.

Amici 10
Annalisa Scarrone
A décima edição do programa Amici di Maria de Filippi ainda não está na sua reta final como o X-Factor, mas já temos a nossa preferida: Annalisa Scarrone. Atrevo-me a dizer que Annalisa é uma das melhores cantoras que já passou por todas as edições do programa, com um timbre delicioso que foge do tom rouco que tem se tornado comum aos jovens destaques da música italiana. Além disso, as escolhas musicais dela têm sido muito acertadas, e vão desde Mina (Una zebra a pois, escrita pelo saudoso Lelio Lutazzi) a Elisa (Eppure sentire - un senso di te). Esperamos que Annalisa continue tendo o bom desempenho e que após o programa possa mostrar todo o seu potencial e estilo.
Há uma curiosidade sobre essa edição. Como os leitores já devem saber, é comum que os ex-participantes do Amici (bem como do X-Factor) venham a participar do Festival di Sanremo. Porém, esse ano aconteceu o contrário: Virginio Simonelli, também conhecido como Virginio Nerò ou simplesmente Virginio, participou do Festival di Sanremo do ano de 2006, e agora faz parte dos concorrentes dessa edição do Amici, na categoria dos cantautori. Para quem se interessou, já falamos do cantor aqui.

X-Factor 4
Talvez um dos assuntos mais falados sobre a quarta edição do programa foi a saída de Morgan como um dos jurados (que no programa também têm função de liderar uma das categorias de competidores). Os comentários continuaram com a entrada de Enrico Ruggeri, Elio (do grupo Elio e le Storie Tese) e Anna Tatangelo. A única jurada a permanecer das edições anteriores foi Mara Maionchi, que descobriu Tiziano Ferro.
Nevruz Joku
Os três finalistas do programa são: Davide Mogavero, Nevruz Joku e Nathalie. Antes de falar dos finalistas, gostaria de mencionar Stefano Filipponi, um dos últimos participantes a ser eliminado, que conquistou o público por ser gago. O seu primeiro teste foi realmente surpreendente e até mesmo comovente, e você pode vê-lo aqui.
Voltando ao finalistas, a disputa é bem complicada. Davide Mogavero se destacou desde a sua primeira audição, e certamente desde aquele momento já começou a conquistar uma legião de fãs tanto pela sua voz quanto pela sua beleza e juventude. Nevruz também impressionou desde a primeira audição, mas de forma bem diferente. O cantor chama atenção pelo vestuário exótico, pela maquiagem e pelas apresentações performáticas, além de saber utilizar muito bem a voz que tem. Nathalie, por sua vez, cresceu ao longo da competição e tem total condição de vencer.
Davide Mogavero
É difícil arriscar um palpite sobre o vencedor, porém vale destacar que nas três primeiras edições do X-Factor italiano apenas Marco Mengoni foi o vencedor e o ex-participante de maior sucesso da sua edição. Giusy Ferreri, Noemi e Tony Maiello não foram os vencedores das edições que participaram. Assim, pensando em quem tem mais chances de fazer sucesso depois do programa, acredito ser o jovem cantor de 17 anos, Davide Mogavero. Mogavero lembra consideravelmente outro jovem cantor: Marco Carta, especialmente no que se refere ao timbre e ao público a que se destina. Quem sabe não o veremos nas próximas edições do Festival di Sanremo?

Independemente do resultado em cada um dos programas, já se sabe que o ano de 2010 se iniciará com uma nova leva de jovens cantores dispostos a conquistar de vez o público italiano. Será que conseguirão?

Nenhum comentário: