sábado, 6 de novembro de 2010

Zucchero: È un peccato morir

Uma das coisas que mais me fascinam na música italiana contemporânea é que qualquer pessoa disposta a apreciar a boa música e livre de preconceitos pode se encantar com os jovens cantores e reencantar com os não tão jovens assim. Em breve, a resenha de Arrivederci, Mostro!, último álbum de Luciano Ligabue, feita pela Bruna dará um exemplo melhor da alta qualidade que continua existindo nos recentes trabalhos dos grandes nomes da música italiana. Por ora, falarei do recente trabalho de outro mito italiano: Zucchero.
No dia 3 desse mês, como já tínhamos antecipado aqui, foi lançado Chocabeck, o novo álbum de inéditas de Adelmo Fornaciari. O primeiro single, e que antecipou o lançamento do disco, foi È un peccato morir. A música tem claramente a marca do cantor, e isso posto já seria redundante dizer, temos que fazê-lo: é ótima. É um claro exemplo de que é possível sim um cantor continuar no seu mesmo estilo sem ser repetitivo. O clipe é simples, porém bom. Ou seja, com È un peccato morir, Chocabeck começa muito bem.
Apenas para completar antes de compartilhar o videoclipe de È un peccato morir, em uma conversa sem maiores pretensões sobre música italiana, apenas compartilhando informações eu a Bruna descobrimos algo bem interessante sobre Zucchero. No Festival di Sanremo de 2001, foi ele quem fez a versão em italiano da música que Elisa defendeu na competição: Luce (Tramonti a Nord-Est). Também foi ele um dos autores de Di Sole e d'azzurro, interpretada por Giorgia na mesma manifestação artística. O fato curioso é que as duas excelentes músicas conquistaram, respectivamente, a primeira e a segunda colocações naquela edição do Festival.

Nenhum comentário: