sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Emma: Oltre (2010)

O leitor do blog já deve saber quem é Emma Marrone, ou apenas Emma. Mas se você é novo por aqui, resumidamente explico que Emma foi a vencedora da nona edição do programa televisivo Amici (para saber mais sobre o programa, clique aqui).
Com seu EP de estreia, "Oltre", Emma chegou a ficar em primeiro lugar na lista dos álbuns mais vendidos da Itália. Porém, esse primeiro trabalho da cantora gerou opiniões diferentes aqui no blog. A Bru não gostou, eu pelo contrário fiquei bem satisfeita. Para ler a opinião da Bru basta clicar aqui, na sequência darei a minha, e você leitor, sempre poderá compartilhar a sua nos comentários.

Na faixa que abre o EP, Sembra Strano, o timbre diferente de Emma já fica bem evidente. Lembro que assim que conheci a cantora tentei descobrir a que outra cantora italiana a voz dela me recordava. Como, em vários momentos me remetia a mais de uma cantora (Gianna Nannini, Laura Bono, Irene Grandi) acabei aceitando que o timbre da Emma é o timbre da Emma e pronto. Sobre a música, é daquelas que começa mais ou menos, mas da metade para o final melhora e o resultado geral é bom.
L'esigenza di te é outra boa música, inclusive melhor do que a anterior, e onde a voz de Emma é bem explorada. Das duas primeiras músicas de "Oltre" se pode dizer que a voz da cantora é um destaque maior do que a letra das músicas.
A música seguinte, Calore, é sem dúvida a melhor música do álbum, ainda que o tema da letra já esteja um pouco batido (Voglio calore sulla mia pelle, voglio le fiamme, voglio scintille). E ainda deve-se destacar a ótima interpretação de Emma.
O comentário principal a se fazer sobre Meravigliosa, quarta faixa do EP, é que a canção é daquelas difíceis de interpretar, com partes quase faladas e outras que dependem da habilidade do cantor para que a letra e a melodia não fiquem desencontradas, Emma novamente dá conta do recado, e Meravigliosa é uma boa música.
Tudo estava indo muito bem até Un sogno a costo zero. Se tivesse que definir essa música em um adjetivo seria "equivocada". A letra e a melodia tentam ser divertidas, mas apenas tentam. Até mesmo a voz de Emma soa estranha em alguns trechos. Mais equivocada ainda foi a escolha dessa música para ser um dos singles do EP.
Davvero, sexta faixa, foi a primeira música da cantora que ouvi e acredito que, assim como Calore, esta canção está em um nível acima das demais do disco. Tanto que os mesmo elogios dados à Davvero se assemelham aos de Calore: letra senão genial, ao menos competente, melodia adequada e ótima interpretação. Além disso Davvero é daquelas músicas que grudam, digo por experiência própria.
E a música que encerra o EP, Folle paradiso, coincidentemente tal qual a que o inicia começa normalzinha e vai te conquistanto. Ainda assim, ao final você apenas a acha boa. Novamente o destaque para o timbre de Emma.


"Oltre" é um disco, no geral, correto. Com duas faixas excelentes e uma péssima, pode-se dizer que Emma começou bem, e a boa vendagem do EP confirma esse fato. O grande destaque de "Oltre" é a própria Emma e seu timbre particular. No dia 19 de outubro será lançado "A me piace così" (1), primeiro álbum da cantora. E esperar que os acertos de Oltre se repitam, se possível com letras melhores, e se não for pedir muito que músicas como Un sogno a costo zero fiquem longe do álbum.

Melhor(es) música(s): Calore, Davvero.
Pior(es) música(s):
Un sogno a costo zero.
Nota: 7.5

(1) O single que antecipou o lançamento do álbum foi "Con le nuvole". Seria alguma superstição das últimas vencedoras do programa Amici com as nuvens? Tanto Alessandra Amoroso quando Emma usaram a palavra "nuvole" em seus álbuns de estreia. Alessandra no próprio título "Senza nuvole" e Emma no single.

Nenhum comentário: