sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Melhores e piores da música italiana em 2010

Assim, como fizemos no ano de 2009, fizemos uma lista do que merece destaque, tanto positivo quanto negativo, na música italiana no ano de 2010.


Piores 2010

1. Resultado do Festival di Sanremo. 
Tudo bem que não deveríamos nos surpreender com o fato de que, na maioria das vezes, o resultado do Festival di Sanremo mais desagrada do que agrada. Mesmo assim não podemos deixar passar em branco que, em um festival que na categoria dos cantores já famosos contou com Nomadi, Irene Grandi, Malika Ayane e Simone Cristicchi, vimos Valerio Scanu ganhar com uma música bem chatinha, e o Trio Pupo-Filiberto-Canonici, por pouco não ganhar com uma música tão demagógica. Nem Marco Mengoni ter conseguido o terceiro lugar melhorou as coisas.

2. As "edições especiais" dos álbuns.
Essa prática que vem sendo utilizadas frequentemente pelos cantores italianos, especialmente pelos mais jovens. Trata-se de lançar um novo álbum, geralmente não muito distante temporalmente do anterior, e poucos meses depois incluir mais uma ou duas músicas, algumas vezes até mesmo versões live, e colocá-lo à venda novamente. Algumas vezes, nesse relançamento inclui-se um dvd com apresentações retiradas de algum show. A ideia pode ser até boa, como foi o relançamento de Arrivederci, Mostro de Ligabue, mas no seu novo lançamento se trata de uma versão acústica. Porém, normalmente esses lançamentos fracionados tratam-se apenas de uma medida para se manter na mídia do que qualquer outra coisa. Não seria bem melhor desde o primeiro lançamento oferecer um produto "completo"?

3. Trilha Sonora de Passione.
Tudo bem que esse é um destaque da música italiana no Brasil, mas não poderia ficar de fora dessa relação. Quando soubemos que a próxima novela das oito da Rede Globo teria como um dos temas a Itália, ficamos empolgadas com a trilha sonora. Finalmente poderíamos ter os grandes nomes da música italiana da atualidade sendo conhecidos no Brasil. Obviamente pensamos em Giorgia, Nek, Ligabue ou mesmo até cantores já conhecidos aqui como Laura Pausini e Tiziano Ferro. Mas sinceramente a trilha italiana da novela foi uma decepção! Cantores brasileiros ou de pouca expressão na Itália fizeram parte da seleção musical. Os únicos pontos que merecem destaque é a música Quando na interessante versão do grupo Neri per Caso e uma canção interpretada pela grande Mina.


Melhores 2010

1. Os nomes consagrados da música italiana. 
O que faz cantores conseguirem ter carreiras de 20, 30 anos e continuarem levando multidões para os seus shows, publicarem álbuns elogiadíssimos pela crítica e que ocupam os primeiros lugares das listas dos mais vendidos? A lista é grande: talento, obviamente, também dedicação, respeito ao seu público, entre outros. O fato é que os veteranos da música italiana fizeram bonito esse ano. Entre os primeiros lugares na lista dos cds mais vendidos figuraram Ligabue, Zucchero, Renato Zero, Claudio Baglioni e Vasco Rossi. É un peccato morir, de Zucchero, foi, desde a primeira audição, um single muito mais interessante do que a maioria dos lançados pelos jovens cantores. O álbum que o contém, Chocabeck, só merece elogios. E Ligabue dispensaria comentários, mas não nos cansamos de falar sobre ele. Arrivederci, Mostro! é um álbum simplesmente incrível, e o primeiro, e até agora único, a ter conseguido nota máxima entre as resenhas publicadas aqui. Os jovenzinhos precisam aprender e muito com os veteranos!

2. Dueto entre Ivete Sangalo e Gigi D'Alessio. 
Que o Brasil e a Itália combinam não é novidade nenhuma. Por isso, ficamos sempre muito contentes quando colaborações como a de Ivete e Gigi acontecem. A cantora brasileira participou do show do cantor no Stadio Olimpico de Roma, em setembro. Ainda falaremos mais sobre os duetos provenientes dessa parceria. De qualquer forma a nossa torcida é que colaborações positivas como essa continuem acontecendo em 2011.

3. DVD Amiche per l’Abruzzo. 
Lançado um ano após o espetáculo, o dvd do show beneficente vendeu mais de 200.000 cópias em apenas três semanas e já é o dvd mais vendido da história italiana. São 240 minutos de show em dois discos e uma ótima opção para ver excelentes apresentações de grandes cantoras italianas da atualidade. 

As colaboradoras do blog Música Italiana desejam um excelente ano de 2011!!! Que seja repleto de paz, saúde, alegrias, e, claro, muita música italiana!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Achados e Perdidos: Ivana Spagna - Mai

Temos mais uma dúvida solucionada para fazer parte da seção Achados e Perdidos. Tudo bem que dessa vez o mérito foi mais da nossa leitora, a Leda, do que nosso. Nós apenas demos uma leve ajudinha, mas como essa dúvida pode ser de outras pessoas também compartilhamos o processo.
Recebemos a seguinte dúvida da Leda:
 
"Olá!!!!
Gente será que vcs poderiam me ajudar?
Há anos ouvia essa música na Antena 1, tinha ela gravada em fita cassete, mas, infelizmente, o tempo acabou estragando e acabei perdendo ela. Essa música é uma mulher que canta, no começo ela parece estar cantando de telefone e depois a música entra com a voz normal. Me lembro que o nome dela lembrava o nome do país da espanha alguma coisa assim. Gente se puderem me ajudar agradeço, pois adoro essa musica."

Não conheço muito o trabalho da Ivana Spagna, assim não soube "de cabeça" qual era a música, mas que a cantora era a Ivana isso era certeza. Foi isso que respondi para a Leda, e pedi maiores informações da música, como o ano, por exemplo. Mas nem foi preciso! A nossa leitora, com o nome da cantora, já descobriu qual era a música.
 
"Olá!!
Vc está completamente certa! A cantora realmente é Ivana Spagna e a musica é Mai.
Pelo nome da cantora que vc me enviou eu pesquisei e acheiiiiiiiii.
Agradeço de coração pela ajuda, vc foi incrível.
Sucesso pra vc e muito obrigada.
bjsssssss"

Bem, como eu disse, o "trabalho pesado" quem fez todo foi a Leda. Assim, aproveitando a oportunidade de divulgar mais o trabalho da Ivana Spagna, é possível ouvir Mai (Siamo in due, 1995) no link abaixo.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Clipes Egocêntricos: Nova Moda entre Bandas Jovens?

O que está acontecendo com os clipes das bandas “New Generation”?

É uma generalização infeliz e com ar de desprezo, claro. Porque existem clipes realmente bons. Quando eu digo isso, estou me baseando no fato de que não só as fãs iriam gostar, mas outras pessoas que não conhecem/gostam também. Os clipes são como um “cartão de visitas” para fãs. É por eles que nós passamos a conhecer determinado artista com mais profundidade, isso é um fato inegável.

Podemos concluir facilmente que, se um cantor falha no clipe, ele falha no quesito "popularidade": A música se torna desgostosa, a imagem dele aparece meio deturpada e pior, a possibilidade de uma vendagem fracassada do CD aparece à tona. 

Eu não tenho intenção nenhuma de criticar clipes dando tiros ao ar porque gosto é gosto, não tem jeito. Mas a falta de criatividade e sentido que uns clipes vêm adquirindo como característica têm tornado o cenário musical realmente complicado.

Vou exemplificar com uma banda que gosto muito: dARI.

Para quem não conhece a banda, vale a pena dar uma lida no pequeno comentário que a Thay fez aqui. Só para contextualizar por aqui mesmo: dARI é uma banda apoiada em um tripé: Imagem, Tecnologia e Inovação. É fácil imaginar que uma banda que tem essas características possivelmente possui uma base um pouco instável, principalmente num cenário musical como o italiano que está rompendo agora com barreiras tradicionalistas.

Esperamos ver esse tripé nos clipes, claro. E vemos, mas de uma forma não muito positiva, com um toque de egocentrismo agudo. (Os clipes giram em torno dos integrantes tocando, fazendo caretas e só.)

Existem alguns artistas que se utilizam desse egocentrismo de uma maneira muito inteligente: Existem cenários bons, figurinos bons, jogos de luz bons, tudo é bom, tudo é feliz, tudo faz sentido. Exemplos? Vide SalvamiL'Amore e do Sonohra, o cover Umbrella do Vanilla Sky e e até o novo clipe do Finley, lançado no dia 16 desse mês, Il Mondo Che Non C’è, e entenderão o que estou falando.

O dARI vem deixando a desejar com esses clipes egocêntricos. Eles começaram com Wale (Tanto Wale), que foi um sucesso e consequentemente elevou a banda a outra categoria, e continuam com esse estilo agora. Suas últimas pérolas foram Da Me, lançado no dia 12 de outubro, e Bonjour, lançado no dia 29 do mesmo mês.

O que nós percebemos é um padrão que agrada fãs, mas não agrada as pessoas que não conhecem a banda: Um cenário simples, efeitos especiais característicos, foco nos meninos e só!

Podemos comparar dois clipes para notar esse padrão: Wale e Da Me:

Wale



Da Me


Ambos os clipes contam com efeitos especiais. A diferença é que em Da Me esses efeitos são mais rebuscados.

Os clipes também focam bastante nos integrantes: Dario, com suas caretas habituais e extremamente características, Fab com a sua pose de cara sexy da banda e Cadio com sua (também característica) "dancinha" com o teclado ( Fasa (baterista) vai ficar excluído dessa comparação porque não estava na banda em 2008).

Vemos também outro ponto em comum: As cores. São basicamente as mesmas. (vermelho e preto)

Eu poderia me estender nessa análise, mas está bom assim. A verdade é que eles têm clipes muito bons (vide Cercasi AAAmore, Non Pensavo e Tutto Regolare), são ótimos quando cantam ao vivo, têm personalidade e carisma, mas estão falhando na montagem de seus vídeos. Esse é o motivo da crítica: Por que uma banda decai tanto na qualidade dos clipes?

Não é só dARI. Existem outros. Derrapadas existem... Insistir no erro é o problema, principalmente quando nem ao menos ele é percebido pelos artistas, exatamente porque a maioria dos fãs (que já estão acostumados com a banda, claro) deixa claro que o clipe é maravilhoso.

Fica complicado mostrar para outras pessoas que não conhecem a música/banda um clipe egocêntrico e que não faz sentido. Porque as músicas são boas, o que complica a situação é o vídeo.

Sinceramente, eu torço para que essas bandas recebam críticas (construtivas, claro) que esclareçam que esses clipes não estão bons como deveriam estar. Os fãs devem ser críticos sim, para que a banda possa crescer e conquistar mais ouvintes. Afinal, clipes só são publicados para divulgar e popularizar single e artista.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Finley: Uma das Maiores Bandas da Itália

Continuando a falar sobre bandas italianas (Confira aqui resenha sobre Modà, última banda italiana comentada aqui no blog), hoje falarei um pouco mais sobre uma das principais bandas italianas destinadas principalmente aos adolescentes/jovens.


Finley é uma banda de pop punk formada em Milão no ano de 2003 composta por inicialmente por quatro rapazes de Legnano: Pedro (vocal), Ka (guitarra, piano), Dani (bateria) e Ste (baixo). Ste se retirou da banda esse ano e foi substituído por Dan (Daniele Persoglio) no baixo.

A banda começou realmente em 2004, quando eles gravaram uma demo de Make Up Your Own Mind e um vídeo de baixo orçamento. Outro fato relevante no início da banda ocorreu em 2005, quando entraram em contato com o produtor e caça-talentos Claudio Cecchetto. Ele ajudou na estréia da banda ao assinar o single Tutto è Possibile, a versão italiana de Make up Your Own Mind, com a Capitol / EMI. O álbum, que leva o mesmo título do primeiro single, foi lançado em 31 de março de 2006. 

Entre 2006 a 2008, Finley ganhou 4 prêmios do TRL Awards, 3 prêmios do Kid's Choice Awards e 2 prêmio do EMA (e em segundo lugar como Favorite Europe's Act). Estes são apenas os principais prêmios, há outros.

Num resumido (e desmerecido) balanço de sua carreira musical:

Em 2007, Finley colaborou com Mondo Marcio, um rapper italiano, no single Dentro Alla Scatola; Tocaram no evento internacional "Rock Am Ring", na Alemanha.

Em 2008, participaram no Festival de Sanremo com o single Ricordi, onde fizeram dueto com a cantora mexicana Belinda, ficando em 5° lugar. Ainda em 2008, os meninos lançaram um CD + DVD com o single Your Hero que teve participação da Belinda (a versão inglesa de Ricordi).

Em 2009, a banda lançou o EP Band at Work, com os singles Gruppo Randa e La Mia Notte.

Em 2010, Finley gravou a versão italiana da música "Wouldn't Change a Thing", Per la Vita che Verrà, do filme da Disney "Camp Rock 2". (Que, na minha opinião, ficou milhares de vezes melhor do que a versão original, considerando que eu não tenho absolutamente nada contra a Disney's machine).

A banda lançou, entre 2006 e 2010, 6 CDs (contando com versões especiais dos álbuns) e um EP (Band at Work). Seu último CD lançado é Fuori! que, sinceramente, é muito bom mesmo.

Com relação aos clipes, eu destacaria os abaixo que formam uma espécie de linha do tempo (bem resumida) para que vocês possam comparar o crescimento da banda nesses últimos anos:

2004: Make up Your Own Mind

2005: Tutto è Possibile


2006: Fumo e Cenere


2006: Sole di Settembre

2007: Adrenalina

2007: Domani

2008: Ricordi

2008: Your Hero

2010: Il Tempo Di Un Minuto

2010: Gruppo Randa


2010: Per La Vita che Verrà

Links Oficiais

Facebook

Twitter

YouTube

MySpace

Comentário geral: Finley é uma das bandas direcionadas ao público adolescente mais respeitadas na Itália. Sinceramente, é uma das minhas preferidas, senão "a" preferida. Absolutamente todos os CD's valem a pena serem conferidos, por isso, sempre que tivermos novidades sobre a banda compartilharemos aqui.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Piccoline #31

Alessandra Amoroso: Urlo e non mi senti é o segundo single retirado do álbum "Il mondo in un secondo". A música foi escrita por Francesco Silvestre, vocalista da banda Modà, e é uma das preferidas da cantora deste álbum.

Dolcenera: No final de novembro, a cantora terminou de gravar o seu próximo álbum que será lançado no ano que vem, outro pelo qual aguardaremos ansiosamente. O último trabalho lançado pela talentosíssima cantora, que já venceu o Sanremo na categoria Giovani (2003 com Siamo tutti là fuori), foi "Dolcenera nel paese delle meraviglie" lançado no ano passado.

Gemelli Diversi: Parece que finalmente a espera chega ao fim! THG, o DJ do grupo, anunciou recentemente que o grupo lançará um novo álbum no próximo ano. Além disso, também forneceu uma informação que não esperávamos: Grido, um dos rappers do grupo, lançará seu primeiro álbum solo nos primeiros meses de 2011.

Gianna Nannini: Conforme já anunciamos aqui, "Io e te" será o próximo álbum a ser lançado pela cantora. A mais recente notícia é sobre o single que antece o lançamento do disco. Trata-se de Ogni tanto que já está tocando nas rádios desde o começo desse mês.

Nathalie
: Diferentemente do que se imaginava não foi o exótico Nevruz ou o queridinho das adolescentes Davide Mogavero que ganhou o programa televisivo italiano X-Factor. Foi Nathalie! E assim, pela primeira vez nas quatro edições da atração foi uma mulher que ganhou. No dia 30 de novembro foi lançado o primeiro EP da cantora intitulado "In punta di piedi" que é composto por cinco faixas, das quais quatro são covers já interpretados pela cantora durante o X-Factor. A faixa inédita a compor o disco é justamente a que dá título ao EP. E além disso, corre o boato de que será Nathalie que representará a volta do país no famosissímo Eurovision depois de 13 anos! Vale destacar que a participação da Itália no festival europeu é certa, a dúvida é apenas quem representará o país.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Modà: mais uma ótima banda italiana

Quando se pensa em música italiana dificilmente as bandas de rock italianas são lembradas. O que é uma pena, porque os italianos sabem fazer rock muito bem e existem ótimas bandas por lá. Uma que vem nos chamando a atenção ultimamente é Modà, e como pensamos que esta é uma ótima descoberta, compartilhamos com vocês. Diferentemente do que tem se tornado habitual no cenário italiano: lançamento de álbuns e EPs em escala quase industrial, esta banda está fazendo o contrário. Os três  álbuns lançados pela banda foram em 2004, 2006 e 2008. Então o leitor deve estar se perguntando: E eles estão fazendo sucesso atualmente na Itália?  A resposta é um sonoro sim, uma vez que Sono già solo e La notte, últimos singles publicados, ambos neste ano, ao serem lançados ficaram na lista dos single mais vendidos. E não é para menos, pois as duas músicas são ótimas. E eu acredito que essa abordagem adotada pela banda abra uma alternativa de como se manter no cenário musical italiano com qualidade: lançar mais singles bem feitos do que EPs ou novas edições de álbuns. 
Enfim, de forma interessante, sem lançar nenhum álbum*, 2010 foi um ano de consolidação da banda Modà no time de elite das bandas italianas. Resta esperar o próximo álbum, já intitulado "Viva i romantici", e ter total certeza.


*O próximo álbum de inéditas da banda, que provavelmente conterà Sono già solo e La notte, só será lançado em fevereiro de 2011, mas a primeira gravadora dos garotos aproveitou o bom momento da banda e relançou o primeiro álbum dos Modà em uma versão cd+dvd não autorizada pela banda.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Buon compleanno: Jessica Brando

Jessica Brando (cujo nome real é Jessica Vitelli) é uma das cantoras da nova geração italiana. Para sermos sinceras deveríamos dizer que ela é da novíssima geração, pois a cantora completa hoje apenas 16 anos. E mesmo com a pouca idade, já conta com uma segunda colocação na categoria Nuova Generazione do Festival di Sanremo de 2010, além de um livro, um EP e um álbum lançados. Sem falar, obviamente, na belíssima voz que já foi comentada pela Bru aqui no blog.
Optamos por compartilhar o clipe do atual single da cantora: Dimmi cosa sogni. Sobre a música, ela é boa e Jessica parece mais desenvolta no clipe, resta ver se nas apresentações ela também melhorou a sua expressão, já que esse foi um dos pontos a serem melhorados pela cantora que a Bru já comentava desde a sua apresentação no Festival di Sanremo.
O clipe é bem produzido, como os demais da cantora também já foram, e muito fofo também. Se Jessica Brando continuar assim, tem tudo para entrar no time dos grandes nomes da música italiana.

Buon compleanno: Paolo Meneguzzi

Paolo Meneguzzi, como muitos já devem saber, na verdade se chama Pablo Meneguzzo e não é italiano, mas sim suíço. O cantor, que está fazendo trinta e quatro anos no dia de hoje, já tem quase quinze anos de carreira e durante esse período lançou dez álbuns.
Meneguzzi, contraditoriamente, fez sucesso primeiro na América Latina e depois na Itália. Isso porque em 1996 representou a Itália no Festival de Viña del Mar e venceu com a música Aria´ Ario´. O reconhecimento na Itália só veio com a participação no Sanremo em 2001 na categoria dos jovens cantores com a música Ed io non ci sto più, que ficou na sétima posição. Em 2002, teve o seu primeiro single de sucesso: In nome dell'amore. E em 2003, outro grande sucesso VeroFalso, que é um dos seus maiores êxitos. Do repertório de Meneguzzi ainda pode-se destacar outras músicas como Non capiva che l'amavo e Lui e Lei.
Ainda que eu tenha criticado Imprevedibile, primeiro single retirado do último álbum do cantor, continuo achando Paolo Meneguzzi um intérprete interessante. Por isso, compartilhamos o clipe de Lei è, uma das minhas preferidas do cantor.

Buon compleanno: Irene Grandi

Dezembro chegou e voltamos com a seção Buon compleanno. E no dia de hoje, coincidentemente, a seção é tripla! Uma das aniversariantes do dia é a excelente cantora Irene Grandi (Firenze, 6 de dezembro, 1969).
Ainda que a carreira da cantora tenha se iniciado em 1992, ela foi apresentada ao grande público apenas em 1994 graças as músicas FuoriT.V.B., esta última escrita por Jovanotti. Contudo, o grande sucesso chegou apenas em 1995, com o seu álbum "In vacanza di una vita", especialmente com a ótima faixa Bum Bum.
Irene Grandi é uma cantora diversificada que interpreta maravilhosamente vários gêneros musicais, como pop, soul, rock, blues e jazz, apenas para citar alguns exemplos. Durante a sua carreira lançou 13 álbuns, desses sendo 9 em estúdio, 3 coletâneas e 1 live.
Escolher apenas uma música para compartilhar com quem ainda não conhece o talento da cantora é imensamente difícil, pois no seu repertório estão presentes as excelentes Bum Bum, La tua ragazza sempre, Buon compleanno, Lasciala Andare e Bruci la città, além de várias outras.  Assim, o clipe que compartilhamos é Lasciala Andare, recomendando porém a visualização dos demais da cantora, já que sabemos que a possibilidade de agradar os nossos leitores é grande!