Como já comentamos no post de estreia, o objetivo da seção "Buon Compleanno" é, no dia do aniversário de alguns cantores italianos, compartilhar algumas informações e um ou mais vídeos do respectivo cantor. Assim, os leitores que ainda não conheciam esses artistas tem a possibilidade de descobrir novos cantores e os que já conheciam curtir uma música do seu repertório.
No caso da Laura Pausini, somente o segundo objetivo será alcançado, já que é praticamente impossível alguém que tem o menor contato com a música italiana não conhecer a cantora de Solarolo. Aqui no Brasil, por exemplo, ela já teve várias músicas fazendo parte de trilhas sonoras de novelas e mais de uma como tema de abertura. No Buon Compleanno da Mina, a Bruna sabiamente disse que tudo na Tigresa de Cremona era no superlativo. Acredito que com a Laura, que é a voz feminina italiana mais conhecida no mundo depois da própria Mina, não seja muito diferente. Laura Pausini já lançou quatro DVDs live, foi a primeira mulher a se apresentar no San Siro (para um público de 70.000 de pessoas), e venceu inúmeros prêmios como Grammy, Grammy Latino, Billboard Latin Music Awards, World Music Awards, entre outros. Além disso, Laura Pausini destaca-se também pelo engajamento em causas sociais. No ano passado foi a idealizadora e uma das protagonistas do evento beneficente "Amiche per l'Abruzzo", que arrecadou mais de um milhão de euros para auxiliar as vítimas do terremoto que assolou a região de Abruzzo em abril de 2009. Enfim, o "currículo" de Laura Pausini não é pequeno e inclui uma vitória no Festival di Sanremo na categoria Giovani e 12 álbuns lançados em 16 anos de carreira. Do ótimo repertório da cantora, escolhemos a recente Casomai. Desfrutem!!
Laura Pausini já foi a minha cantora preferida. É uma pena que de uns tempos pra cá, eu tenha um certo receio a cada lançamento de novo trabalho. Medo de me decepcionar, o que volta e meia acontece aliás. Assim, leitor, se você espera apenas elogios da nova música de Laura Pausini, é melhor não continuar a leitura.
Benvenuto conseguiu algo raro, me impressionar negativamente já nos 30s de divulgação. Alguém me explica como uma cantora do porte da Lau, usa um termo tão batido como "treno verso il mare"? Na música inteira, a letra me decepcionou ainda mais... Mas ok. A melodia é boa, ainda que não seja muito diferente do que a Laura tem feito recentemente. Agora o que definitivamente me assustou foi o clipe. Sei que a atmosfera do clipe é de amor, paz e tudo mais. Mas, poxa, hippies? Em uma música com uma pegada da qual a última coisa que se esperariam eram hippies? Sem falar nos efeitos de gosto meio duvidoso. Se bem que tem uma coisa que não posso negar. Laura Pausini está mais linda do que nunca.
Agora percebo o quanto a Bru (aliás, não é à toa que existem poucas pessoas que entendam mais da Laura do que ela) foi feliz na seguinte declaração quanto fez a resenha de Primavera in Anticipo: A Laura é boa no corta-pulso!
Finalmente um cd inédito da Laura, depois de quatro anos desde “Resta in Ascolto”. Como ela acaba de começar a turnê desse disco, achamos importante fazer essa resenha. Primeiramente, é um cd que segue à risca o estilo Pausini de fazer disco. Há uma clara divisão em três blocos, apesar de a própria Laura citar quatro divisões, ou estações, como ela preferiu chamar, eu só identifiquei três. Um bloco traz as tradicionais baladas românticas, depois vem um bloquinho mínimo de canções alegrinhas, e o bloco maior é o da melancolia e da nostalgia. Talvez seja esse bloco que a Laura divide em dois, resultando então em quatro blocos. Mas para mim, no final das contas, melancolia ou nostalgia dá no mesmo: uma série de canções fortes e emotivas, bem ao estilo que a consagrou. Eu gosto. O único cd que não seguiu absolutamente essa tal “fórmula Pausini” foi o “La Mia Risposta” (1998). Esse, aliás, é meu cd favorito. Mas vamos ao novo. “Mille Braccia” é a música que abre o cd. Uma música otimista, ao estilo de “Siamo Noi”, do disco “Tra Te e il Mare (2000)”, um ótimo disco por sinal. É uma canção bonitinha, alegrinha, mas não me convence. Geralmente gosto mais da Laura “deprê” que da alegrinha. São raras as exceções, uma delas é "Che Bene Mi Fai ", do já mencionado La Mia Risposta. Além do mais, “Siamo Noi” é mil vezes melhor. Sempre pulo essa e parto logo para “Invece No”, primeiro single do disco. Uma letra delicada, que fala emocionadamente da perda de alguém querido e de como ainda fica muita coisa a dizer. Laura na melhor forma, uma melodia bonita, letra idem. Gostei mesmo. Ela ganhou uma versão em português, “Agora Não”, mas a Warner fez o “favor” de não incluí-la na edição brasileira. Até o último segundo do cd eu tinha esperança de vê-la pelo menos como ghost track, mas o cd acaba mesmo em “Sorella Terra”. Depois da nostalgia de “Invece No”, vem a contagiante “Primavera in Anticipo”, que dá nome ao disco. Eu acho essa música bastante comercial, feita para tocar mesmo na rádio, o que nem sempre quer dizer que seja ruim. Nesse caso, o resultado é muito bom. O dueto com James Blunt funciona bem e deu um charme a mais na canção. “Nel Modo Più Sincero Che C’è”, que está no bloco das românticas, fala da certeza de que o novo amor vai dar certo: “Un amore pieno e importante, infinito presente, questa volta è così, è per te.”* Convence. E a melodia é linda. “Un fatto ovvio”, “Il Mio Beneficio” e “Prima che Esci” são do bloco depressivo do cd. E eu adoro as três, principalmente a última. A Laura é boa no corta-pulso! “Prima che esci”, aliás, foi escrita pelo Gianluca Grignani. Se você acha que não sabe quem é, trata-se do autor da música “La Mia Storia Tra Le Dita”, que a Ana Carolina estragou solenemente usando a enas música e jogando uma letra qualquer por cima. Se pelo menos fosse uma versão fiel... Mas deixemos isso de lado, porque eu me revolto com essas coisas. A despeito de algumas críticas que vi na imprensa italiana de que a música não seria adequada à voz de Laura, eu achei que ficou perfeita. “Più di Ieri” é a próxima, uma excelente representante do bloco romântico. Gosto muito da interpretação da Laura e do jogo de palavras nessa letra dela e de seu fiel escudeiro, Cheope. “Scusami degli scontri fisici, disperati e ilogici come me”**. A aliteração dá um charme a mais nessa música, que já é muito boa. “Bellissimo Così” eu acho que é do bloco romântico, apesar de ter aquela pitadinha de rock. Sinceramente, não gosto dessa, assim como não gosto de “L’Impressione”. É corta-pulso total, e apesar de achar a Laura perfeita para isso, a música é absolutamente sem graça, sem sal, sem nada. Talvez por ter sido feita para o ex-namorado, Gabriele Parisi, que é tão sem graça quanto a música. “La Geografia del Mio Cammino” tem uma boa letra, menciona o tema do primeiro sucesso, “La Solitudine”, mas não gostei da melodia. Mais uma que eu pulo ao ouvir o cd. Agora, minha preferida, “Ogni Colore Al Cielo”. Lembra um pouco “Come si Fa” (Tra Te e il Mare - 2000). Acho a letra perfeita, a melodia linda e a interpretação da Laura é bem emocionante. Para mim, essa é, de longe, a pérola do disco. Em seguida vem “Privavera in Anticipo” numa versão só com a Laura. Boa, mas é bem melhor com o Blunt. Por fim, “Sorella Terra”, uma música sobre o planeta, ao invés das tradicionais músicas de cunho social. Uma excelente música, com refrão lindo e final maravilhoso. Fecha o disco muito bem. Para concluir, digo que “Primavera in Anticipo” não foi feito para conquistar novos fãs. Bom, talvez algum fã do James Blunt, mas só. É um álbum para os que já são fãs. Se você já gosta da Laura, com certeza vai amar o cd que, como eu mencionei, é totalmente fiel ao estilo dela. Se não gosta, é provável que continue sem gostar. Eu gostei bastante, mas queria ver um pouco mais de ousadia nela, como a que ela teve ao gravar o “La Mia Risposta”, ou quando incluiu no cd “Io Canto” uma música dançante (“La Mia Banda Suona Il Rock”). Uma corzinha a mais nessa primavera não faria mal.
Melhor(es) faixa(s): Ogni Colore al Cielo; Primavera in Anticipo; Più Che Mai. Pior(es) faixa(s): L’impressione; La Geografia Del Mio Cammino. Nota: 8
*Um amor pleno e importante, infinito, presente, desta vez é assim, é por você.” **Desculpe-me pelos confrontos físicos, desesperados e ilógicos, como eu.”
11/11/2011. Fãs de Laura Pausini, marquem essa data na agenda! Pois na segunda sexta-feira de novembro, a cantora de Solarolo lançará o seu álbum número 11. Na verdade, o décimo primeiro álbum da idealizadora do evento Amiche per l'Abruzzo estava previsto apenas para o final de 2012. Laura havia planejado que nesse período de descanso seria mãe. Ainda não temos sinal do herdeiro da cantora italiana de maior prestígio internacionalmente nos dias de hoje, mas aproveitando a coincidência numerológica, Laura decidiu antecipar o seu retorno à ativa. Vale lembrar que esse será mais um álbum que sairá da nossa lista dos muito aguardados, que fizemos no final do ano passado. Para conferir a lista completa, acesse aqui.
Ah, só uma coisa, mesmo com toda a coincidência esperamos que o álbum não tenha como título "11". Porque já seria demais, não?
Obs: Poderíamos ter feito um breve resumo da carreira da cantora, mas todo fã da Laura já sabe, então, para não cansar vocês, pulamos essa parte. Tudo o que já publicamos relacionado a Laura Pausini pode ser visto aqui.
Sempre que falamos do blog, procuramos logo deixar claro que se trata da música italiana "atual". Aliás, a ausência de um blog que tratasse do tema foi o que nos motivou a fundar o Música Italiana. Assim, o nosso foco é a música do país da bota de hoje. Contudo, sabemos que existem clássicos que são atemporais, como Nel blu di pinto di blu, por exemplo.
Por isso, a lista de hoje une o passado e o presente da Itália. Trata-se de uma seleção de cinco novas versões de grandes clássicos italianos interpretados por cantores da "atualidade", que tem nomes desde os já consagrados Laura Pausini e Eros Ramazzotti a jovem Malika Ayane. Confira!
1. Laura Pausini e Eros Ramazzotti - Nel blu dipinto di blu (1958, Domenico Modugno)
Não é todo mundo que reconhece essa música pelo seu real título, mas quando se fala em "Volare", não há quem nunca tenha escutado o seu refrão. No Sanremo de 2006, Laura Pausini e Eros Ramazzotti fizeram um lindo dueto da música orignalmente vencedora do Festival di Sanremo do ano de 1858. Ah, a gente nem liga que a Laura "entrou" errado na música. A interpretação é maravilhosa mesmo assim.
2. Malika Ayane - La prima cosa bella (1970, Nicola di Bari)
O leitor mais assíduo sabe que já falamos dessa música aqui, porém ela não poderia ficar de fora dessa lista. A nova versão da música na voz da cantora Malika Ayane foi lançada em 2010 e faz parte do álbum "Grovigli".
3. Antonino - E penso a te (1970, Mogol-Battisti, Bruno Lauzi foi seu primeiro intérprete)
Muitos dos grandes clássicos da música italiana foram escritos por Mogol e Battisti, por isso pelo menos um deles deveria compor a lista. Antonino regravou essa canção e a publicou no seu álbum de estreia, "Antonino" (2006). Outra regravação que merece nota é a realizada por Ornella Vanoni em 1986.
4. Aram Quartet - Per Elisa (1981, Alice - primeira intérprete)
A música, também vencedora do Sanremo, que tem como compositores Alice e Battiato, tem na sua letra o oposto da canção homônima de Beethoven. Esta Elisa é uma amante que toma os companheiros de outras mulheres, e nem ao menos é bela. A interpretação de Alice é incrível como se pôde ver no Amiche per l'Abruzzo, mas os rapazes do Aram Quartet (vencedores da primeira edição do X Factor italiano) não fizeram nem um pouco feio no cover de 2008.
5. Dolcenera - Sei bellissima (1975, Loredana Berté - primeira intérprete)
Que Loredana Berté interpreta como poucas é um fato. Mas a interpretação de Dolcenera no MusicFarm de 2005 foi um show a parte, e rendeu elogios da própria Berté que também participava do reality. A música faz parte do álbum Un mondo perfetto (2005), que além deste conta com outros covers como Pensiero stupendo (1978, Patty Pravo) e Lulù & Marlene (1989, Litfiba).
O ano de 2009 está acabando, e decidimos relembrar quais foram os melhores e os piores momentos desse ano.
Piores de 2009
1. Morte da Valentina Giovagnini
Pode-se dizer que o ano de 2009 começou com o pé esquerdo com a morte precoce da cantora da província de Arezzo nos primeiros dias do ano. Revelação do Sanremo de 2002 com a música Il passo silenzioso della neve, a cantora estava para lançar o segundo álbum da sua carreira. O álbum, "L'amore non ha fine", foi lançado em 15 de maio deste ano e deixou os fãs com a triste sensação de não poder desfrutar de novas criações da Valentina.
2. Resultado do Sanremo na categoria Cantanti
Ok, sempre nos decepcionamos com o resultado do SR. É fato. Só que esse ano tínhamos esperanças, como Dolcenera, Gemelli Diversi, Francesco Renga, Alexia e outros. Acabou que a terceira posição ficou com o Sal da Vinci, discípulo do Gigi d'Alessio com uma música de corno; o segundo com o Povia e a famigerada música do ex-gay; e o primeiro com Marco Carta e a sua fraquinha música La forza mia. Não dizemos que não poderia ser pior porque poderia sim, mas que dava pra ser beeem melhor, isso dava!
3. Ayris
Então, a Syria que já vinha do péssimo "Un'altra me", deu uma de Beyoncé Knowles/Sasha Fierce e virou Airys. Bem, basta dizer que o resultado foi terrível. Syria, volte a interpretar músicas comoL'amore èe Senza regole, por favor? Seus fãs agradecem.
4. Fotografie da Giusy Ferreri
Nossa querida Giusy que vinha a cada dia nos conquistando mais e mais, despencou no nosso conceito com o pavoroso álbum de regravações Fotografie. Dúvida, veja a resenha aqui.
Melhores de 2009
1. Novas cantoras
O ano que acaba foi extremamente positivo nas revelações femininas: Arisa, Alessandra Amoroso, Noemi e Malika Ayane despontaram e deram um ânimo a música italiana da atualidade. Cada uma no seu estilo, elas conquistaram o público e nós torcemos para que elas se consolidem como a nova geração de cantoras italianas. Destacamos a Alessandra Amoroso, que no seu primeiro álbum de inéditas ficou à frente de grandes cantores italianos na lista dos mais vendidos. Na seção Resenhas desse blog, você pode ver a opinião das colaboradoras desse blog sobre os álbuns de estreia de Arisa, Alessandra Amoroso e Malika Ayane.
2. Resultado do Sanremo na categoria Nuove Proposte.
Alguns bons artistas se apresentaram nessa categoria, como Irene Fornacciari e Malika Ayane. Contudo, o prêmio foi, merecidamente, dado à Arisa, que foi o grande destaque de toda a competição.
3. Amiche per l'Abruzzo
Bom, todo mundo conhece aquela frase "se a vida te der limões, faça uma limonada". Foi isso que a Itália fez através das suas cantoras, lideradas por Laura Pausini, Giorgia, Fiorella Mannoia, Gianna Nannini e Elisa. O show foi fantástico e todo mundo pôde acompanhar pelas rádios. Inclusive nós aqui do Brasil.
4. Brasil novamente no cenário dos cantores italianos
Laura Pausini, Andrea Bocelli e Sonohra. Esses artistas passaram por aqui, tendo inclusive shows da Laura Pausini e Andrea Bocelli. Comparando com anos que nenhum artista da Bota passa por aqui, o ano foi positivo.
Assim, a Equipe Música Italiana deseja um ótimo ano de 2010 a todos os seus leitores. Que ao final do próximo ano a nossa lista de melhores momentos seja imensa e dos piores seja bem curtinha! Até o ano que vem!!! Abraços!!!
Como já disse a Bruna, a outra colaboradora do blog, "eles já não se falam, mas a música é boa". Não pretendo entrar nos detalhes do fim da amizade do Nek e da Laura Pausini, até porque somente eles devem saber o motivo exato do fim de um relacionamento como o deles. A intenção aqui é divulgar esse belo dueto. A canção "Sei solo tu", escrita por Cheope, compõe o álbum "Le cose da difendere" (2002), sétimo disco em língua italiana lançado pelo cantor. A participação da Laura Pausini se inicia após o 30º segundo do 2º minuto da música. O single ficou entre os mais vendidos da Itália por 21 semanas consecutivas.
E o último álbum lançado pela cantora, Inedito, chega ao seu sexto single. Single este que marca dois fatos relevantes, o primeiro, a gravidez da cantora; e o segundo, o lançamento da versão "special edition" de Inedito. Sim, até Laura Pausini está aderindo às já mencionadas aqui edições especiais.
Confesso que Celeste, uma das mais elogiadas do disco, nunca foi uma das minhas preferidas, contudo a simplicidade do vídeo me emocionou. É daqueles clipes que são pra quem já é fã de determinado cantor, e tem certeza que os fãs de Laura Pausini adoraram esse vídeo.
Segue, em especial para você que já é fã do trabalho da cantora, o clipe de Celeste.
Estava segurando esse post para ver como estrearia Inedito, o aguardado álbum de retorno de Laura Pausini. O álbum, lançado no último dia 11, saltou direto para o primeiro lugar na lista dos mais vendidos. Confesso que não esperava muito desse disco pois Benvenuto, primeiro single, não me agradou. Entretanto, com algumas músicas "vazadas" vi o panorama melhorar e, quando o álbum finalmente saiu, me surpreendi positivamente! Inedito tem mais a oferecer do que eu esperava. Em breve, vocês verão uma resenha detalhada.
A grande novidade do período é a volta de Laura Pausini, mas entre os vinte álbuns mais vendidos figuram também os lançamentos de Biagio Antonacci, Lucio Dalla, Gianluca Grignani e do rapper Marracash. Vamos à lista!!!
1. Laura Pausini - Inedito
2. Adele - 21
3. Coldplay - Mylo Xyloto
4. Pink Floyd - A Foot in the Door: The Best of Pink Floyd
5. Marracash - King del Rap
6. Michael Bublé - Christmas
7. Biagio Antonacci - Colosseo
8. Negrita - Dannato Vivere
9. Emma - Sarò Libera
10. Pink Floyd - Wish You Were Here
11. Giorgia - Dietro le Apparenze
12. Justin Bieber - Under the Mistletoe
13. Jovanotti - Ora
14. Red Hot Chili Peppers - I'm With You
15. Lucio Dalla - Questo è Amore
16. Zucchero - Chocabeck
17. Paolo Conte - Gong-Oh
18. Vasco Rossi - Vivere o Niente
19. Gianluca Grignani - Natura Umana
20. Ivano Fossati - Decadancing
Fonte: FIMI - Federazione Industria Musicale Italiana
Gente, o show foi tuuuudo, não foi? Publicaremos logo as nossas opiniões, certamente ainda terão outros posts sobre esse evento único para a música italiana e mundial. Passado o show, os números envolvidos nesse espetáculo vão sendo divulgados. Alguns deles são:
44 cantoras passaram pelo palco do San Siro;
440 minutos de show;
55.613 mil espectatores no estádio;
12 rádios transmitindo em rede unificada;
1 milhão e meio de euros arrecadados.
Para finalizar, deixo vocês com algumas fotos do show:
Carmen Consoli, Elisa, Fiorella Mannoia, Laura Pausini, Giorgia
Estamos na reta final do ano de 2010 e esperamos ansiosamente pelo lançamento de álbuns que estão previstos para o fim desse ano ou início do próximo. Por isso, fizemos uma breve lista para que vocês, queridos leitores, fiquem ansiosos como nós. =)
1. Gemelli Diversi: Aguardamos com MUITA ansiedade o próximo disco do melhor grupo de Hip Hop da Itália. O último trabalho lançado pelo quarteto foi "Senza fine - 98-09", como o título já explicita, lançado no ano passado, no mesmo período em que o grupo participou do Festival di Sanremo. A resenha do último álbum, você pode ler aqui.
2.L'Aura: A cantora está um pouco mais "sumidinha". Seu último álbum foi lançado em 2008. De acordo com informações no blog atualizado pela própria cantora no seu site, o seu próximo álbum será dividido em dois EPs, e o primeiro está quase pronto. Aliás, a cantora disse que conseguiu recentemente concluir uma música para a qual buscava um refrão há tempos, e quem colaborou foi Andrea Amati. Para quem não recorda do nome, Andrea Amati já escreveu músicas para, dentre outros, Nek. Aliás, falando nele...
3.Nek: O último álbum lançado pelo cantor, "Un'altra direzione", foi disco de ouro durante o período de pré-venda. E só com essa informação já dá para perceber o quanto qualquer novo álbum do cantor de Sassuolo é esperado pelos fãs. O próximo álbum de Nek está previsto para ser lançado no fim deste ano e contará com um dueto com a cantora espanhola Marta Sanchez.
4.Laura Pausini: Seja para elogiar ou não, todo novo disco da Laura Pausini causa euforia nos fãs e na imprensa italiana. O último lançamento da cantora foi "Laura Live World Tour 2009", compilação de sucessos da carreira juntamente com três canções inéditas, vendidos num combo CD+DVD. Laura havia anunciado que faria uma pausa de dois anos na sua carreia para ser mãe. Depois a pausa passou para um ano, e as últimas informações foram as de que a cantora estaria trabalhando no próximo álbum. Seja logo ou somente depois do nascimento do herdeiro, aguardamos o próximo álbum desde já.
5. Tiziano Ferro: Os últimos lançamentos do cantor são o álbum "Alla mia età" (2008, mas que ainda figura na lista dos 100 mais vendidos da Itália) e o dvd "Alla mia età - Live in Rome"(2009). Os fãs contudo, aguardam ansiosamente um novo lançamento. Enquanto isso, o cantor lançou o sua autobiografia: Trent'anni e una chiacchierata con papà, que foi anunciada como um livro revelador...
E voltamos a falar novamente em Festival di Sanremo. Quem acompanha o blog já deve saber da relevância dessa manifestação artística para o público italiano. Na categoria jovem, de alguns anos atrás foram lançados nomes que se consagraram na música italiana, como Laura Pausini, Andrea Bocelli, Giorgia e outros. Laura Pausini e Andrea Bocelli, por exemplo, venceram a categoria nos anos em que disputaram, 1993 e 1994, respectivamente. Nek ficou com a terceira colocação em 1994, e Giorgia só ficou em sétimo lugar (entre dez participantes com a sua famosíssima E poi) em 1994. Porém, no ano seguinte venceu na categoria Big, feito não alcançado por Pausini e Boceli. O fato é que o Festival é uma excelente vitrine para os jovens cantores, e não necessariamente apenas para quem ganha, ainda que levar no currículo uma vitória no Sanremo seja um feito e tanto. Já falamos dos quatro primeiros colocados no Festival desse ano (Tony Maiello, Jessica Brando, Nina Zilli e Luca Marino), contudo Nicolas Bonazzi desde o Festival tem a sua boa música Dirsi che è normale tocando frequentemente nas rádios italianas. A música é boa, porém a dicção de Bonazzi, especialmente nos 'erres' me incomodava bastante no começo. Com o tempo fui acostumando. Vale destacar ainda bela voz do jovem cantor e a ótima interpretação. Dirsi che è normale integra o primeiro EP do cantor, que conta com dentre outras músicas, com uma cover de Non ti scordar mai di me. Abaixo o clipe de Dirsi che è normale.
Continuando a tradição*, divulgo o meu Top 5 dessa edição do Festival, ressalto que essa é a minha visão do evento. Os leitores podem compartilhar as suas nos comentários se assim o quiserem.
5. Giusy Ferreri - Il mare immenso
Giusy, durante a maior parte das apresentações, tropeçou na parte vocal. Fato. Mas a sua música era muito boa, e acredito que conseguiria uma posição melhor se não fosse o ponto já mencionado. Entretanto, acredito também que a versão em estúdio, tocada nas rádios, será uma daquelas versões que vai conquistando a cada dia. Talvez demore, mas Il mare immenso tem tudo para ser no decorrer do ano, uma das melhores coisas do Festival.
4. Anna Tatangelo - Bastardo
Ok, Bastardo não tem nada de muito especial. É uma música boa e tendo Gigi D'Alessio como um de seus autores, seria difícil acontecer o contrário. Contudo, está longe de ser incrível. Porém, o que justifica mesmo a presença de Anna nessa lista foi a sua interpretação vocal. Anna cantou incrivelmente bem, e não deixou mais nenhuma dúvida quanto a sua capacidade como cantora.
3. Serena Abrami - Lontano da tutto
Serena começou o Festival como a nossa preferida. Continuamos gostando do que ela apresentou até agora, porém na sua apresentação no Ariston faltou brilho. Ela canta bem, muito bem aliás, tem uma boa aparência. Mas falta algo, como o encanto que transbordou da Arisa e Laura Pausini nas suas primeiras apresentações no Sanremo. Ainda assim, Serena foi uma das melhores coisas do Festival.
2. Davide Van de Sfroos - Yanez
Davide Van de Sfroos, com a sua ótima Yanez, foi um dos poucos, para não dizer o único, sopro de originalidade desse Festival, e merecia pelo menos um lugar entre os três primeiros colocados. Há de se ressaltar também o ótimo dueto com Irene Fornaciari, que foi um dos poucos duetos onde houve realmente uma harmonia.
1. Micaela - Come fuoco e cenere
Assim como no ano passado, o meu primeiro lugar vai para um concorrente da categoria dos jovens. E, torcida à parte, confesso que acho que a Micaela era a melhor entre os quatro jovens e merecia ganhar. Pois bem, aqui no TOP5 de todo o Festival a primeira colacação é dela. Micaela, de apenas 17 anos, tem uma linda e potente voz, e nos lembrou muito a Pausini no começo da carreira. Assim, como Laura Pausini, Micaela não nasceu apenas para ser uma boa cantora, ela nasceu para ser "diva". E esperamos sinceramente que um dia venha a ser.
*Para ver o Top 5 do Sanremo de 2010, clique aqui, já para ver o Top 5 do Sanremo de 2009, clique aqui.
Ainda tenho me perguntado porque estava tão ansiosa para assistir ao Festival de Sanremo deste ano, de 2009. Passei quatro anos sem acompanhar esta competição da música italiana devido aos meus estudos, mas agora que pude voltar a ver este concurso, estou simplesmente decepcionada.
Não sei quanto às pessoas que assistiram ao Sanremo, mas tudo me soou tão fraco, tão pobre, que até mesmo aquilo que ainda era mais interessante conseguiu ser jogado para escanteio.
Engraçado, muito antes do Festival começar, especulava- se muitas coisas. Não se falava de outra coisa que não fosse a música polêmica do Povia, “Luca era gay”; a imprensa, assim como o público em geral, achava simplesmente absurda a idéia do artista dizer que ser gay era uma doença e que ele, assim como o tal Luca, curaram-se desta moléstia. Pois bem, Povia ficou entre os três primeiros na classificação final. Surpresa, não? E olha que a música nem era lá essas coisas...
Quando assisti a primeira noite do Festival, algumas perguntas me vieram à mente, dentre elas, o fato da maioria das músicas me soarem tão fracas e suas interpretações tão sem vida. Não posso dizer que todos estavam assim, mas veja, por exemplo, Sal da Vinci: uma música tão sem graça ao estilo Gigi D’Alessio, uma coisa massante e uma interpretação completamente apagada. Talvez o fato de ter como “padrinho” o próprio D’Alessio tenha feito dele um dos fortunados a entrar no grupo dos três primeiros colocados do Festival de Sanremo. E ele era tão sem graça e a letra era tão “dor de cotovelo”...
Talvez a cantora que mais me fascinou, entre os artistas da categoria “Big”, tenha sido Dolcenera. Eu simplesmente adorei o novo look dela! A maquiagem mais leve, o cabelo mais adorável e parecido com o de uma mulher madura, assim como sua roupa mais primaveril. Sua música também muito me agradou, quer dizer, “Il mio amore unico” é uma melodia muito gostosa de se escutar, daquelas que te dá vontade de dançar, assim como a Dolcenera e a Syria fizeram quando estavam cantando em dueto. Não entendo como ela pôde ser desclassificada, ainda mais quando todos diziam que ela era uma das favoritas ao título.
Uma das canções que mais me agradaram, levando em consideração a melodia e letra, foi “Vivi per um miracolo” do grupo Gemelli Diversi. Não posso falar maravilhas sobre suas performances, apesar de tê-los amado na noite dos duetos, quando todos eles, juntamente com a “bandinha de marchinhas de Sete de Setembro”, terem dado ao público o melhor dentre todos os deleites, apresentando-se de coração naquele palco, dando a alma para que ainda permanecessem na batalha pela vitória. Bem, a reação veio tarde, ou pelo menos, segundo a maioria das pessoas que lhes eliminaram, nada os salvaria da derrota. Mesmo assim, eu ainda sou da opinião de que eles mereciam estar na final.
Mas certamente, o que mais chama a minha atenção é o fato do cantor Marco Carta ter ganho aquele Festival. Quer dizer, a sua canção, “La forza mia”, não tinha absolutamente nada de tão interessante. A melodia era sem graça, sem nada inovador. Já a sua letra, bem, não entendo ainda como as suas fãs histéricas e doentes conseguem gostar daquilo. Até porque, sendo ou não um pouquinho maldosa, preciso frizar o fato de que quem estava por detrás daquela música era Paolo Carta, guitarrista e atual namorado da cantora Laura Pausini. Portanto, é óbvio que este pequeno parecer possui lá as suas verdades, quer dizer, qual foi o fã da Pausini que não se encantou pelo Marco? Ou melhor, qual o fã doente pela Laura Pausini não contribuiu para a felicidade de seu namoradinho?
Me perdoem se estou sendo muito crítica, mas não consigo compreender como os artistas mais sem graça, mais “sem sal” conseguiram chegar nas primeiras posições, e mais, não entendo ainda como uma canção tão fraca se tornou a vencedora da competição.
A verdade, é que apenas uma coisa me pareceu justa naquele Festival, a Arisa ter sido a grande revelação deste ano, cantando “Sincerità’” com tamanha sinceridade, dando a Sanremo um pouco de originalidade, tanto no campo melodioso, como no aspecto físico, já que seu look é tão incomum e, por que não dizer, único.
Abaixo vocês podem conferir alguns dos cantores que participaram do 59° Festival de Sanremo de 2009.
Quem acompanha as notícias da Música Italiana deve saber do grande evento que acontecerá no estádio San Siro no dia 21 de junho: Amiche per l'Abruzzo.
Quem não sabe a gente explica: No mês de abril desse ano a região italiana de Abruzzo sofreu abalos sísmicos que devastaram parte de seu território. Várias pessoas ficaram desabrigadas por causa da tragédia. Diante dessa catástrofe, muitas personalidades se mobilizaram para ajudar as vítimas de Abruzzo. Uma delas foi a cantora italiana Laura Pausini, que teve a iniciativa de reunir as outras cantoras italianas para evento beneficiente no estádio San Siro no dia 21 de junho de 2009. O espetáculo, inédito na música italiana, será transmitido por treze rádios italianas e estima-se arrecadar cerca de 1 milhão de euros para ajudar as vítimas.
São, além de Laura Pausini, madrinhas deste evento: Elisa Toffoli, Fiorella Mannoia, Gianna Nannini e Giorgia. No entanto, mais de 50 cantoras italianas participarão do espetáculo. Algumas delas são: Alice, Alessandra Amoroso, Arisa, Malika Ayane, Rachele Bastreghi, Leda Battisti, Simona Bencini, Loredana Bertè, Laura Bono, Chiara Canzian, Rossana Casale, Caterina Caselli, Carmen Consoli, Aida Cooper, Cristina D’Avena, Grazia Di Michele, Dolcenera, Giorgia, Giusy Ferreri, Fiordaliso, Irene Fornaciari, Dori Ghezzi, Irene Grandi, Jo Squillo, Karima, La Pina, Patrizia Laquidara, L’Aura, Mietta, Milva, Andrea Mirò, Simona Molinari, Nada, Mariella Nava, Nicky Nicolai, Noemi, Anna Oxa, Paola e Chiara, Nilla Pizzi, Patty Pravo, Marina Rei, Donatella Rettore, Antonella Ruggiero, Senit, Spagna, Syria, Anna Tatangelo, Tosca, Paola Turci, Ornella Vanoni, Iva Zanicchi. Vale ressaltar que nunca antes foi realizado um evento dessas proporções nem na Itália e nem no mundo. No entanto, para quem gostaria de ver ao vivo e não só escutar, infelizmente temos que dizer que a não ser que você esteja no San Siro no dia 21 de junho não será possível. O show será transmitido apenas por rádio, já que posteriormente, será lançado um dvd. Isso, não significa que você tenha que acompanhar o show sozinho. Nada disso! Podemos acompanhar o espetáculo juntos. Como? Aqui no blog! As colaborados do blog Música Italiana estarão on-line publicando conteúdo continuamente durante todo o show por meio do "live blogging" que permite, inclusive, que comentários dos leitores sejam publicados. Ok, você deve estar se perguntando por que acompanhar juntos? Porque será uma oportunidade única de compartilharmos opiniões, comentários e mesmo curiosidades sobre as nossas cantoras italianas preferidas ao mesmo tempo em que o show ocorre. Por esse motivo, esperamos você no domingo a partir das 11 horas e 40 minutos da manhã (horário de Brasília) para acompanharmos juntos o maior evento da música italiana!
Data: 21/06/2009 (domingo) Horário: 11h e 40min (horário de Brasília)
Rádios que transmitirão o show: Radio RAI (http://www.rai.it/dl/portale/radio.html) Radio 101 (http://www.r101.it/) Radio 105 (http://www.105.net/) Radio Monte Carlo (http://www.radiomontecarlo.net/) Virgin Radio (http://www.virginradioitaly.it/) Radio Deejay (http://www.deejay.it/) Radio Capital (http://www.capital.it/) M2O (http://www.m2o.it/) Radio Kiss Kiss (http://www.kisskiss.it/) RTL 102,5 (http://www.rtl.it/) Radio Italia (http://www.radioitalia.it) RDS (http://www.rds.it/) Radio 24 (http://www.radio24.ilsole24ore.com/)
Conforme prometemos no post anterior, fuçamos a Radio UOL e agora compartilhamos a relação de 41 artistas italianos que têm músicas disponíveis para audição no site. Algumas faltas são sentidas como Tiziano Ferro, Nek e Ligabue. Além disso, estão presentes apenas duas músicas do repertório da Laura Pausini, sendo que uma é a versão em espanhol. Contudo, houve algumas surpresas como Daniele Ronda, cantor que fez sucesso entre 2004 e 2005 com a música Come pensi che io; Antonino, vencedor da quarta edição do Amici; Sonohra; e Gemelli Diversi. Confira!
Não somos de publicar rumores por aqui, mas como esse em questão, se verdade, deixaria muitos fãs da cantora italiana felizes resolvemos compartilhar.
O colunista de entretenimento Léo Dias informou no começo do mês que Laura Pausini estava grávida. Disse também que não adiantaria procurar em nenhum outro lugar do mundo, porque só ele tinha aquela notícia. Confesso que no começo, nós do blog não ligamos muito, pois inúmeras foram as vezes que a imprensa disse que Laura estava grávida. Contudo, quando soubemos que "Benvenuto" era o título do single que anteciparia o próximo ábum da cantora, começamos a pensar que esse boato poderia ter um fundo de verdade. Só que a verdade mesmo, só o tempo dirá! Vamos aguardar...
Nek é um dos cantores que fico totalmente à vontade para expressar minha opinião, talvez por ele ser o meu cantor preferido. Assim, como já tínhamos comentado aqui, no ano passado estava ansiosa para o lançamento do seu novo cd. Confesso então que foi de certa forma um balde de água fria saber que o novo lançamento seria um "The greatest hits". Pois bem, em 2004 Nek já havia lançado um "The best of". Para quem não está muito familiarizado com a diferença, em tese, é que em um "The best of" são incluídas as melhores canções de um artista, não necessariamente as que foram singles, inclusive singles podem ficar de fora. Já um "The greatest hits" é composto por todos os singles do repertório do artista. Há um detalhe interessante, no The best of Nek - L'anno Zero, o de 2004, todas faixas não-inéditas já haviam sido singles. As duas inéditas, L'anno zero e Almeno Stavolta, foram os singles do cd. O leitor já deve ter entendido onde eu quero chegar. Quem comprou o cd de 2004 agora vê Nek lançar um "novo" cd que contém TODAS aquelas músicas, mesmo as naquela época inéditas, e algumas outras. A única, e mínima, diferença é que no álbum de 2004 as três faixas mais antigas: In te, Cuori in tempesta e Angeli nel ghetto, tem um novo arranjo. No Greatest Hits, são as versões originais. Sobre o fato acho, no mínimo, uma falta de consideração com os fãs. Mas falarei disso mais adiante.
Pois bem, comentemos então o álbum a ser analisado "Nek - E da qui - The greatest hits 1992-2010".
O álbum é composto por 37 faixas, divididas em dois discos. Dessas, três são faixas inéditas: E da qui, Vulnerabile e È con te. E outras três são repetidas em versão live: Laura non c'è, Sul Treno e Sei solo tu.
E da quié a faixa que abre o álbum e também a escolhida para ser o primeiro single deste trabalho. Comentei brevemente sobre a música e o clipe aqui. Ela é boa, como se espera que sejam todas as músicas lançadas por um cantor que tem o talento do Nek, mas não é nada de espetacular. Mesmo a letra sendo boa, tem partes extremamente batidas como "fare l'amore sotto la luna". Ou seja, por mais que se esforce não dá para amar a canção.
Vulnerabile foi escolhida como segundo single e é, na minha opinião, a melhor das três inéditas. O título lembra a também recente Instabile, mas até aí nada demais, pois a maioria das músicas do Nek tem nomes parecidos. Parece-me muito claro que as melhores músicas recentes do que Nek são as "rock", e Vulnerabile é a prova disso.
È con te poderia ser definida em uma palavra: linda. A letra é tão linda e sincera quanto se espera de uma música dedicada a um filho, expressando todo o amor paterno. Nek foi infinitamente feliz ao compor essa música para a sua primogênita, Beatrice Maria.
O primeiro disco, além das já comentadas inéditas, contempla os singles lançados de 1992 a 2000, e é possível notar facilmente a evolução do cantor tanto na parte vocal quanto na qualidade das letras e melodias. Falarei brevemente de algumas, especialmente para quem não conhece o trabalho do artista de Sassuolo. Cuori in tempesta, que originalmente integra Calore Umano (1994), é uma das minhas músicas preferidas do cantor. Simplesmente amo a voz do Nek na interpretação de 1994. Laura non c'è (1996), Sul treno (2000) e La vita è (2000) são os grandes sucessos presentes neste álbum e realmente são ótimas músicas que mereceram o sucesso obtido. Contudo, afirmo que Tu sei, tu sai (1996); Sei grande (1996); Se io non avessi te (1998); eCi sei tu (2000) merecem ser ouvidas.
O segundo disco abrange os singles de 2002 a 2009, além das versões live. A versão de Sei solo tu é aquela sem a participação da Laura Pausini, o que de certa forma não é o mais correto, pois o single era o dueto. Entretanto, todo mundo sabe que a relação dos dois foi rompida, logo é possível que um dos dois, ou mesmo ambos, não quisesse a versão mais famosa. De qualquer forma, a música é linda e uma das que tem a audição recomendadíssima.
As oito primeiras músicas desse álbum deixam claro o ótimo período de Nek entre os anos de 2002 e 2005, pois todas são excelentes. São elas: Sei solo tu, Parliamo al singolare, e Cielo e Terra, extraídas do álbum Le cose da difendere (2002); Almeno Stavolta e L'anno zero, do álbum The best of Nek - L'anno zero (2004); e Lascia che io sia, Contromano e L'inquietudine, do disco Una parte di me (2005). Das lançadas em 2006 ou 2009, recomendo Notte di febbraio (2006) e Se non ami (2009). O dueto com David Craig em Walking away (2009) é correto e nada mais.
As versões live são ótimas e nos fazem pensar que esse disco seria muito mais interessante se fosse todo ao vivo, porque neste caso sim teria um diferencial aceitável.
Para este cd tenho dois pareceres. Um é a opinião sobre o cd, que se reflete na nota. É um ótimo álbum, e não poderia ser diferente uma vez que Nek é um ótimo cantor. Várias de suas músicas poderiam estar entre as melhores não só do ano em que foram lançadas, mas da década também, e apenas para ilustrar cito Laura non c'è (1996), Sul Treno (2000) e Lascia che io sia (2005). As inéditas mantêm o bom nível, pois são entre boas e ótimas. Ou seja, não se pode negar a qualidade deste trabalho.
Agora, outra coisa totalmente diferente é analisar a pertinência desse álbum neste momento da carreira de Nek. No intervalo do lançamento do The best of Nek para este álbum, Nek lançou apenas três álbuns de inéditas. Ou seja, nada que justifique esse lançamento. Se o pensamento era ter um álbum com todos os singles, um “The Best of” que não tivesse nenhuma outra música que não fosse single é que não deveria ter sido publicado. A impressão que passa é que Nek e/ou a sua gravadora estão querendo faturar duas vezes em cima dos fãs. O que vai totalmente contra a postura totalmente atenciosa e respeitosa que o cantor demonstra para com seus fãs.
Parece, porém, que os admiradores do trabalho do Nek não são tão ingênuos assim, e isso se reflete na vendagem do álbum. Os últimos dados que se tem, o disco vendeu cerca de 70 mil cópias. O anterior de inéditas, Un'altra direzione (2009), conquistou o disco de ouro* já no seu período de pré-venda. A melhor posição que o “The greatest hits” conseguiu na lista dos mais vendidos foi apenas a sétima posição, enquanto o disco anterior que não é nenhuma obra-prima chegou a ficar na primeira posição.
Resumindo, acho o lançamento desse disco, nesse momento, equivocado ou mesmo aproveitador. Porém, Nek continua sendo um incrível artista. Acho, contudo, e digo isso como fã, que não faria mal nenhum esperar mais um ano e ter um disco repleto de ótimas faixas inéditas, como sabemos que ele é capaz de fazer. Ou então, um disco totalmente ao vivo com os grandes sucessos como fez Laura Pausini (Laura Live World Tour 09, 2009) e Ligabue (Sette notti in Arena, 2009). Se ainda assim quisessem uma nova publicação e não houvesse músicas inéditas o suficiente para um álbum, poderia ter sido lançado um EP. E se ainda não houvesse músicas para completar um EP era possível seguir o exemplo da banda Modà e lançar apenas singles, que seriam incluídos no próximo disco de inéditas. Ou seja, várias alternativas poderiam ter sido escolhidas a esse lançamento. Enfim, espero sinceramente que no próximo lançamento do cantor, eu possa apenas elogiar o trabalho, já que isto é o que se espera quando se fala de Nek.
Melhores faixas inéditas: Vulnerabile; È con te.
Pior faixa inédita: E da qui
Nota: 9.0
*padrões italianos.